Comitê de Segurança Municipal fiscaliza estabelecimentos em Belém - TABLOIDE PINGA FOGO

Post Top Ad

Your Ad Spot

segunda-feira, 8 de junho de 2020

Comitê de Segurança Municipal fiscaliza estabelecimentos em Belém

Após uma semana da abertura gradual das atividades do comércio de Belém, o Comitê de Segurança Municipal realizou nesta segunda-feira, 8, ações de fiscalização e orientação na área central do comércio, em agências bancárias, feiras livres e shopping centers da capital, para verificar se comerciantes, ambulantes e demais segmentos que foram liberados, nesta primeira fase do plano de retomada econômica, estão cumprindo os protocolos de segurança.
De acordo com a coordenadora da Ordem Pública, Elizete Cardoso, esse retorno exige regras sanitárias gerais e específicas para prevenção e contenção da Covid-19, que inclui a limpeza e higienização das áreas comuns, a não aglomeração em elevadores, banheiros, lojas e uso obrigatório de máscaras.
“A abertura desses segmentos foi autorizada após um comprometimento dos lojistas de se adequarem seguindo as medidas sanitárias. Nossas equipes fizeram orientação educativa no comércio e também nos shoppings, sendo assim, a partir das próximas fiscalizações, quem não aderir ao que foi acordado, irá sofrer medidas mais rígidas, como multas por descumprimento", enfatizou a coordenadora.
Rondas
As feiras do Guamá, Cremação e Jurunas receberam rondas dos motopatrulheiros da Guarda Municipal de Belém, que orientaram e distribuíram máscaras aos permissionários.
O Centro comercial também foi fiscalizado, em especial, os carros de vendas de lanches e vendedores de comidas de rua, que foram orientados pela Vigilância Sanitária sobre às normas de comercialização e a proibição da manipulação do alimento e consumo no local, sendo permitido a retirada e sistema delivery.
Uma loja foi fechada por descumprir o horário de funcionamento, que desde a sexta-feira, 5, passou a ser das 9h às 16h. Um bar situado no Barreiro também foi fechado após denúncias através do 153.
As agências bancárias receberam a ação, com a organização das filas cumprindo as medidas de distanciamento.
Shoppings
Uma loja de telefonia foi multada por não cumprimento dos protocolos do decreto de reabertura dos shoppings. Ao todo, 11 ambulantes foram retirados do passeio público em frente ao shopping situado avenida Padre Eutíquio.
A coordenadora da Ordem Pública percorreu os shoppings na tarde desta segunda, para distribuir aos gerentes dos estabelecimentos, um protocolo geral com normas de reabertura. “A primeira fiscalização deve partir do cidadão. Qualquer pessoa pode ajudar na fiscalização, denunciando empresas que estão descumprindo as normas através do número 153”, ressalta Elizete Cardoso.
O Comitê de Segurança Municipal é composto pela Guarda Municipal de Belém, Ordem Pública e Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana (Semob), e agora conta com o apoio da Vigilância Sanitária nas fiscalizações.
Fonte: Agência Belém / Blog Pinga Fogo Tabloide

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial