Santarém, no oeste do Pará, comemora 360 anos de fundação - TABLOIDE PINGA FOGO

Post Top Ad

Your Ad Spot

terça-feira, 22 de junho de 2021

Santarém, no oeste do Pará, comemora 360 anos de fundação


Conhecida mundialmente por suas belezas naturais, a Cidade de Santarém, localizada no oeste do Pará, completa 360 anos de fundação nesta terça-feira, 22 de junho de 2021.  

Em 2020, sua população foi estimada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em 306.480 mil habitantes, sendo então o terceiro município paraense mais populoso, o oitavo mais populoso da Região Norte e o 91º mais populoso município do Brasil. 

Documentos antigos guardados em acervos de órgãos municipais e em residências de famílias tradicionais mostram que a população da 'Pérola do Tapajós' surgiu da mistura do branco europeu, oriundo de Portugal e de populações indígenas que habitavam o local, em frente ao encontro das águas dos rios Tapajós e Amazonas.  

Com o passar dos séculos, segundo historiadores, Santarém recebeu também povos vindos de diferentes regiões do Brasil e de outros países do mundo.  

Entre eles estão: nordestinos, norte-americanos, judeus, árabes, paraguaios, colombianos, ingleses, gregos, italianos, japoneses, chineses, coreanos, bem como pessoas de outros estados, como paulistas, cariocas, paranaenses, gaúchos, matogrossenses, entre outros. 

Toda essa variedade de cultura, de acordo com historiadores, levou Santarém a se destacar nos mais variados segmentos, como: cultura, esportes, infraestrutura, agricultura, pecuária, turismo, educação, arquitetura, transportes, entre outros. 

Nenhuma descrição disponível.

PÓLO TURÍSTICO  

Considerada a cidade que mais se desenvolve no interior da Amazônia, Santarém se localiza entre as duas maiores cidades da região Norte, Belém e Manaus. 

Santarém se destaca no potencial turístico, por apresentar aos turistas e visitantes a paradisíaca Vila Balneária de Alter do Chão, apontada pela imprensa internacional, a comunidade com a praia de água doce mais bonita do mundo. 

As belezas de Santarém não se restringem a apenas Alter do Chão. Quem chega à “Pérola do Tapajós”, via fluvial ou aérea, constata a beleza do encontro das águas dos rios Tapajós e Amazonas. Em uma batalha constante, as águas dos dois rios, que estão entre os maiores do mundo, nunca se misturam. 

Nenhuma descrição disponível.

Foto: Reprodução

ESPORTES  

Em relação ao segmento esportivo, Santarém possui a segunda maior praça esportiva do Estado do Pará, o Estádio Jader Fontenelle Barbalho, o Colosso do Tapajós, assim como um Ginásio Poliesportivo, com capacidade para 5 mil pessoas. 

A cidade também conta com três times profissionais, entre eles, o São Francisco Futebol Clube, o São Raimundo Esporte Clube e o Tapajós Futebol Clube. 

Uma vasta programação está sendo realizada pela Prefeitura de Santarém, para comemorar essa grande data, tendo à frente o prefeito Nélio Aguiar, com a presença de várias autoridades, entre as quais o governador Helder Barbalho. 


Por: Manoel Cardoso  

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial