MOJUÍ DOS CAMPOS TEM EXECUÇÃO DO PROGRAMA DA AQUISIÇÃO DE ALIMENTOS (PAA) PRORROGADA - TABLOIDE PINGA FOGO

Post Top Ad

Your Ad Spot

terça-feira, 1 de junho de 2021

MOJUÍ DOS CAMPOS TEM EXECUÇÃO DO PROGRAMA DA AQUISIÇÃO DE ALIMENTOS (PAA) PRORROGADA

 


A Prefeitura de Mojuí dos Campos, por meio da Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social e o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), conseguiu a prorrogação de 63 mil reais para execução do programa até setembro de 2021. 

A primeira parte da execução injetou na agricultura familiar o valor de R$ 28 mil de janeiro a março de 2021, beneficiando 7 produtores rurais entre eles, 5 mulheres. 

De acordo com Jandira Bonfim coordenadora do PAA de Mojuí dos Campos com a prorrogação  20 produtores e mais de 300 famílias serão contempladas até em Setembro de 2021. 

 “Foi muito importante essa prorrogação, pois esse dinheiro estava em caixa, mas devido o encerramento da execução que veio do último governo, tínhamos que aguardar o que seria feito. Com a prorrogação ganha os produtores e principalmente a população em situação de vulnerabilidade.” Pontuou Jandira. 

Até sexta-feira (27) foram entregues 130 cestas de alimentos oriundas da agricultura familiar beneficiando famílias em situação de vulnerabilidade social. 

O Prefeito de Mojuí dos Campos e a Secretária Municipal de Trabalho e Assistência Social Adrielly Lima acompanharam algumas entregas. “Estamos em busca de mais recursos por meio de outras modalidades para ajudar os nossos produtores e a população também”. Disse o prefeito ao lado da Secretária Adrielly que também não vem medindo esforços para ampliar esse programa. 

Com o repasse foram comprados alimentos oriundos da agricultura familiar entre eles: Banana, batata doce, abóbora, cebolinha, macaxeira, salsa, limão, carirú, alfavaca, couve, jambu, chicória, pimentinha de cheiro entre outros produtos que asseguram a esse público o direito da segurança alimentar. 

Informações Adicionais: 

- O PAA é um programa do Governo Federal, cabe as Prefeituras somente a execução por meio da apresentação de propostas de participação, interesse e execução correta do recurso disponibilizado. Os municípios que participam do programa não possuem poder de determinação nem do valor a ser liberado, nem do público beneficiado, seja produtor ou consumidor. 

Em Mojuí dos Campos, a Semtras é a unidade executora do programa e é submetida a análise e validação de Instância Social sob responsabilidade do Conselho Municipal de Segurança Alimentar de Mojuí dos Campos (Comsea). É o Conselho que, analisando o recurso liberado pelo Governo Estadual, determina quantas unidades consumidoras serão atendidas verificando precisão, quantidade e regularidade dos alimentos proporcionais ao seu recurso disponível. Toda a liberação de recurso cabe unicamente ao Governo Estadual. 

Toda a execução do programa é realizada e acompanhada pelo Ministério da Cidadania (MC) por meio do Sistema do Programa de Aquisição de Alimentos (SISPAA) tanto agendamentos, aquisição, distribuição e outros. 


Fonte: Blog Pinga Fogo Tabloide via Ascom/PMC 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial