SEMED INICIA ANO LETIVO COM PLANEJAMENTO INTERNO PARA RETORNO DAS ATIVIDADES EDUCACIONAIS DE FORMA REMOTA EM SANTARÉM - TABLOIDE PINGA FOGO

Post Top Ad

Your Ad Spot

quarta-feira, 17 de fevereiro de 2021

SEMED INICIA ANO LETIVO COM PLANEJAMENTO INTERNO PARA RETORNO DAS ATIVIDADES EDUCACIONAIS DE FORMA REMOTA EM SANTARÉM

 

A Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), já iniciou oficialmente para os professores o ano letivo 2021 na última segunda-feira (15). As aulas se estenderão até 17 de dezembro, data de encerramento.

 

Embora o ano letivo tenha iniciado oficialmente, esta primeira semana, de 15 a 19, está reservada para planejamento em home-office. De 22 a 26 de fevereiro ocorre o retorno dos professores às escolas para planejamento conjunto, organização das atividades não presenciais (por ano, turno, modalidade) e planejamento da logística para a primeira entrega dessas atividades.

 

Já em março,  de 01 a 05, será feita a entrega das atividades para as famílias, de maneira organizada e segura, obedecendo todos os protocolos de segurança.  De 15 a 19, está programada a devolução das atividades e entrega das próximas.

 

Essas e outras orientações acerca do desenvolvimento das atividades escolares do ano letivo 2021, incluindo Calendário Letivo, Currículo Continuum, Atividades Não Presenciais, entre outras, foram repassadas aos professores e pedagogos por meio de uma live via YouTube, na última segunda feira (15). A reunião online (home office) foi organizada desta forma pela Semed através da assessoria de ensino por conta do lockdown decretado no município o que inviabiliza de forma presencial, e contou com a presença da secretária de educação do município, Maria José Maia, que abriu a reunião com uma mensagem de boas vindas aos professores. O evento, inédito na secretaria de educação do município, reuniu professores e gestores das regiões de rios, planalto e zona urbana. A reunião virtual, comandada pela assessora de ensino, professora Jéssica Ninas, tratou sobre:

 

Gestão Democrática: A importância do trabalho coletivo, uma vez que todos são responsáveis pelo alcance dos objetivos da rede de ensino.

 

Curriculum Continuum - A organização curricular dos anos de ensino foi alterada no sentido de superar as lacunas deixadas pelo longo período sem aulas do ano 2020. Por isso, seguindo as orientações nacionais, o planejamento dos professores estará pautado no Continuum Curricular do Estado do Pará, que junta os objetivos de aprendizagem essenciais de duas séries, que foi cursada em 2020 e a que deveria ser cursada em 2021.

 

Ano letivo 2021- Inicio com planejamento em 15 de fevereiro. Envio das atividades não presenciais a partir de 01 de março. A secretaria inicia o ano letivo no modo não presencial e quando o cenário for favorável, deve retomar gradativamente com o ensino o híbrido. Estão estabelecidos 200 dias letivos e um cômputo diferenciado de horas, a saber 6,5h/dia para o ensino fundamental menos 1° ao 5°  e 7,5h/dia para o ensino fundamental maior 6° ao 9°.

 

Ainda na reunião online foram repassadas orientações curriculares sobre o desenvolvimento das atividades na educação infantil, ensino fundamental, EJA e Educação Especial durante o período de ensino não presencial.

 

A secretária de educação de Santarém, Maria José Maia, ressaltou o compromisso de todos com a Educação Municipal, a importância do trabalho de cada um para enfrentar os desafios desse período atípico e fortalecer as relações com as famílias, além de promover um ensino de qualidade para todos os alunos da rede.

 

A primeira reunião online da Semed (home office) sobre as atividades para o ano letivo 2021 está disponível em um canal da secretaria na plataforma Youtube, no endereço https://youtu.be/lV4Ihs7PHVQ. O canal foi criado especialmente para este fim e, a partir de agora, deverá ser utilizado sistematicamente para encontros, reuniões e até mesmo capacitação de professores via internet


Fonte: Portal Santarém

Um comentário:

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial