Bolsonaro veta projeto que dava preferência para mãe chefe de família no pagamento do auxílio emergencial em dobro - TABLOIDE PINGA FOGO

Post Top Ad

Your Ad Spot

quarta-feira, 29 de julho de 2020

Bolsonaro veta projeto que dava preferência para mãe chefe de família no pagamento do auxílio emergencial em dobro

O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) vetou integralmente o projeto de lei que concedia o pagamento da cota dupla do auxílio emergencial – ou seja, R$ 1.200 – a pais solteiros independentemente do gênero e priorizava as mães em caso de ambos solicitarem o benefício.
O veto, divulgado pela Secretaria-Geral da Presidência da República na noite desta terça-feira, 28, foi publicado na edição do Diário Oficial da União que saiu nesta quarta-feira, 29.
Como justificativa para o veto, o Palácio do Planalto afirmou que o projeto tem “boa intenção”, mas “não há estimativa do impacto orçamentário e financeiro dessa proposição, o que impede juridicamente a sua aprovação”.
Por meio de nota, a Secretaria-Geral da Presidência negou que o veto presidencial represente “um ato de confronto do poder Executivo ao poder Legislativo”. “Caso o presidente considere um projeto, no todo ou em parte, inconstitucional, deverá aplicar o veto jurídico”, justificou.
Segundo o Executivo, a medida serve para evitar uma possível acusação de crime de responsabilidade contra Bolsonaro. “Por outro lado, caso o presidente considere a proposta, ou parte dela, contrária ao interesse público, poderá aplicar o veto político. Entretanto, a decisão final sobre esses vetos cabe ao Parlamento”.
Fonte: Istoé.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial