HMS e UPA 24h recebem doação de máscaras N95 do Ministério Público do Trabalho - TABLOIDE PINGA FOGO

Post Top Ad

Your Ad Spot

terça-feira, 31 de março de 2020

HMS e UPA 24h recebem doação de máscaras N95 do Ministério Público do Trabalho


O Ministério Público do Trabalho (MPT), em parceria com a Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência (Semtras), realizou a doação de 400 máscaras do tipo N95 para o Hospital Municipal de Santarém (HMS) e para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) 24 horas. Elas são um dos principais EPI’s (Equipamento de Proteção Individual) usados para proteger os profissionais da saúde que estão na linha de frente ao atendimento de pacientes com suspeita da Covid-19. Em preço de mercado, a doação equivale a cerca de R$ 10 mil.
A UPA é a porta de entrada para pessoas com suspeita do novo Coronavírus; por esse motivo, 70% das máscaras irá para a UPA 24h; o restante fica no HMS. Todos os profissionais que atuam nas duas Unidades foram orientados pela equipe de epidemiologia a reforçarem o uso dos EPI’s, principalmente, ao manejarem pacientes com síndromes gripais e dificuldades respiratórias.

A procuradora do Trabalho no município de Santarém, Tatiana Amormino, explica que dentre as ações do MPT está a de reparar a sociedade por prejuízos causados por empregadores.
“E isso inclui destinação de Equipamentos de Proteção Individual para a rede pública municipal de saúde, que, neste momento, precisa mais do que nunca de uma resposta rápida às necessidades emergenciais em razão do novo Coronavírus", afirmou.
De acordo com o diretor do HMS e da UPA 24h, Silvério Cardoso, toda doação é bem-vinda e pode ser feita diretamente na Secretaria Municipal de Saúde ou no próprio Hospital Municipal.
“O mercado está cada vez mais restrito para compra de EPI’s. Essa doação foi muito importante. Nós agradecemos”, finalizou.
Uso correto da N95
A máscara N95 é o equipamento que deve ser usado por profissionais da saúde que atendem pacientes com sintomas da Covid-19. Ela é capaz de garantir proteção em dois sentidos, porque tem um filtro de ar que bloqueia pelo menos 95% das partículas em suspensão e ajuda na proteção contra doenças por transmissão aérea, como o Coronavírus.
O infectologista Alisson Brandão explica que dentro do fluxo de atendimento estabelecido pela Organização Mundial da Saúde (OMS), a utilização da máscara N95 é para aquelas situações onde há riscos de geração de aerossol, principalmente na entubação, aspiração de paciente e realização de nebulização.
“Deve-se usar a máscara para prevenir o profissional de saúde de se infectar, quando realizar um destes procedimentos. Aliás, não somente o uso da máscara N95, mas também gorro, óculos de proteção, capote e a luva”, enfatizou.
 
 
fonte: Agencia Santarém de Noticias
 
 
 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial