ANVISA APROVA USO DE VACINA DA JOHNSON, A QUARTA LIBERADA NO BRASIL - TABLOIDE PINGA FOGO

Post Top Ad

Your Ad Spot

quarta-feira, 31 de março de 2021

ANVISA APROVA USO DE VACINA DA JOHNSON, A QUARTA LIBERADA NO BRASIL


 Na tarde desta quarta-feira, 31, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) liberou o uso emergencial da vacina da Janssen, braço farmacêutico da empresa Johnson & Johnson, contra o novo coronavírus. Três dos cinco membros da Diretoria Colegiada da agência já se manifestaram a favor do uso temporário do imunizante, garantindo a maioria necessária para aprovação do uso emergencial, embora os outros dois, incluindo o diretor-presidente da Anvisa, Antonio Barra Torres, ainda não tenham votado. O imunizante da Janssen é a única vacina contra a covid-19 que exige uma única dose.

Na última quarta-feira, 24, a Janssen havia solicitado o uso emergencial de seu imunizante contra o novo coronavirus no Brasil, mas com a decisão da agência, a vacina agora pode ser aplicada na população brasileira. A entrega inicial de 38 milhões de doses do imunizante, que faz parte do Plano Nacional de Imunizações (PNI) do Ministério da Saúde, deve começar no período de julho até setembro, onde devem ser entregues 16,9 milhões de doses; depois, de outubro a dezembro, mais 21,1 milhões de doses.

O gerente-geral de medicamentos e produtos biológicos da Anvisa, Gustavo Mendes Lima Santos, recomendou a aprovação para uso emergencial da vacina por demonstrar "eficácia da dose única em pacientes adultos maiores de 18 anos". Gustavo afirmou que"Com base nos resultados dos estudos, é possível estabelecer um prazo de 3 meses de estabilidade do produto quando conservado em temperaturas de 2ºC a 8ºC. Recomendamos não congelar e proteger da luz porque o adenovírus é sensível e, após aberta, a vacina pode ser usada por até 6 horas, desde que armazenada entre 2ºC a 8ºC" disse.

A gerente-geral de Inspeção e Fiscalização Sanitária da Anvisa, Ana Carolina Moreira Marino Araújo, também citou que "Com base nos dados apresentados, a conclusão é que a documentação apresentada, em conjunto com todas certificações já concedidas, atendem ao determinado (...) pela Anvisa e sugere cumprimento das boas práticas que justificam o uso emergencial da vacina no atual cenário pandêmico" comentou.

Efeitos Colaterais

De acordo com as análises e verificações, a Anvisa não observou efeitos colaterais que possam causar questões graves em razão do uso do imunizante, mas ressaltou algumas incertezas em relação ao imunizante, incluindo ausência de dados sobre uso concomitante com outras vacinas, o não estabelecimento da eficácia e segurança de longo prazo e a incerteza sobre a eficácia da vacina contra as novas variantes do novo coronavírus.

 

Com informações do CNN Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial