PREFEITURA PROÍBE VENDA DE PESCADO POR CAUSA DA DOENÇA DE HAFF " DOENÇA DA URINA PRETA " - TABLOIDE PINGA FOGO

Post Top Ad

Your Ad Spot

quarta-feira, 8 de setembro de 2021

PREFEITURA PROÍBE VENDA DE PESCADO POR CAUSA DA DOENÇA DE HAFF " DOENÇA DA URINA PRETA "

 


A Prefeitura Municipal de Juruti proibiu o consumo e a comercialização das espécies de peixe pirapitínga, pacú e tambaquí, capturadas em rios e lagos do Amazonas, incluindo as criadas em cativeiro. Por meio de comunicado, a Secretaria Municipal de Saúde do município informou que a medida foi adotada com o objetivo de prevenir o contágio da doença de Haff, conhecido como " doença da urina preta". A medida começou a valer na última terça-feira (7), dia em que foi anunciada a morte de um homem, em Santarém, por suspeita da doença.

Os peixes de outras espécies e aqueles oriundos da piscicultura de Juruti, continuam liberados.Genaldo Cardoso de Azevedo, de 55 anos, deu entrada no Hospital Municipal de Santarém apresentando os sintomas compatíveis com a doença.

Até o momento exames estão sendo feitos em relação ao suposto caso ocorrido em Santarém, e após comprovação ou não, o município irá se pronunciar oficialmente, e naturalmente medidas serão tomadas em relação ao caso.

A Secretaria de Estado de Saúde foi notificada pelo Núcleo de Epidemiologia do Hospital de Santarém sobre o caso uma equipe de vigilância epidemiológica local, com apoio da Central de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde (CIEVS), já está investigando para confirmar ou descartar a suspeita.

No Amazonas, 44 casos chamam a atenção dos órgãos de controle sanitário, após moradores apresentarem "urina preta", como é conhecida a doença de Haff. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial