ÇAIRÉ 2021, RITUAL DOS MASTROS DA INÍCIO AO MAIOR FESTIVAL EM ALTER DO CHÃO - TABLOIDE PINGA FOGO

Post Top Ad

Your Ad Spot

sábado, 18 de setembro de 2021

ÇAIRÉ 2021, RITUAL DOS MASTROS DA INÍCIO AO MAIOR FESTIVAL EM ALTER DO CHÃO


O tradicional ritual da Busca dos Mastros, na manhã deste sábado, 18, deu início a Festa do Çairé 2021. Este ano, um Çairé restrito à comunidade e sem divulgação externa devido à pandemia. Após o café da manhã, oferecido às autoridades e com a presença do estandarte da Santíssima Trindade, símbolo maior da festa, comunitários e personagens da festa (Procurador, Procuradeira, Juiz, Juíza, Saraipora, Capitão, Sargento, Rezadeiras, Mordomos e alferes) seguiram em procissão até à Igreja de Nossa Senhora da Saúde, padroeira da Vila. Là, receberam a benção do Padre.

Em seguida, a procissão liderada pela Saraipora e a Santíssima Trindade seguiu para a orla da vila. Em duas embarcações, homens e mulheres se dividiram seguidos por catraias e bajaras em direção a Praia de Santa Luzia, do outro lado do Lago Verde. Lá, os grupos de homens e mulheres adentraram na mata para buscar os caules das árvores que serão os Mastros da festa deste ano.

As mulheres foram as primeiras a retornar da floresta com o Mastro. Em seguida, foi a vez dos a homens. Todo ritual é animado por ladainhas e muito tarubá, uma bebida fermentada derivada da macaxeira.

As embarcações retornaram em procissão fluvial à Praia do Cajueiro, em frente à Ilha do Amor, onde os dois Mastros foram deixados e de onde serão levados na sexta-feira, 24, em procissão até o Lago dos Botos, na Praça do Çairé, para serem erguidos e permanecer de pé até o final da festa. Toda a programação conta com muita ladainha, folia, danças tradicionais e apresentações de grupos de carimbó.

A comunidade informou que está respeitando todos os protocolos de segurança sanitária e que não divulgou a festa para evitar aglomerações. “Essa edição ainda está sob os efeitos da pandemia. Resolvemos manter a nossa tradição secular, mas respeitando os protocolos sanitários. Nossa esperança é de que no próximo ano possamos retornar com o tradicional Çairé que já se tornou atração mundial para os turistas”, disse Cleuton Von, coordenador da festa.

O prefeito Nélio Aguiar participou do Ritual da Busca de Mastros, acompanhado dos secretários municipais Luis Pixica (Cultura), Alaércio Cardoso (Turismo) e Emir Aguiar (Governo).

“O Çairé é a nossa maior manifestação cultural e também o nosso maior evento turístico que tem como sede nosso maior e mais conhecido cartão postal. Então, é um evento grandioso que movimenta toda a cidade e gera emprego e renda, mas infelizmente ainda sofre os impactos da pandemia. A comunidade, no entanto, realiza hoje um Çairé diferente. Com o rito religioso dentro dos protocolos de segurança. Dessa maneira, mantém viva a tradição secular da festa”, disse o prefeito. 

 PMS) 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial