Prefeitura de Santarém entrega ampliação da rede de distribuição de água da comunidade Tabocal - TABLOIDE PINGA FOGO

Post Top Ad

Your Ad Spot

domingo, 29 de setembro de 2019

Prefeitura de Santarém entrega ampliação da rede de distribuição de água da comunidade Tabocal

O prefeito de Santarém, Nélio Aguiar, entregou à comunidade Tabocal, na noite de sexta-feira, 27, a Ampliação da Rede de Distribuição de Água e Ligação Domiciliar. O empreendimento, que teve o acompanhamento do município, contempla a ampliação da rede, com a implantação de 2.892 metros de rede de distribuição e cerca de 282 novas ligações domiciliares que beneficiará 243 famílias. A obra custou R$ 131.223,60 (Cento e trinta e um mil, duzentos e vinte três reais e sessenta centavos) fruto do Tesouro Municipal.

Participaram da solenidade de inauguração, o prefeito Nélio Aguiar, o vice-prefeito José Maria Tapajós, o titular da Semap Bruno Costa, Secretários, Vereadores da Câmara de Santarém, colaboradores, moradores da comunidade, além de representantes da empresa que executou o serviço.
O prefeito de Santarém Nélio Aguiar destacou o empenho do município em relação ao fortalecimento das políticas públicas e do compromisso de governo firmado em campanha de levar água de qualidade para a comunidade de Tabocal. "Este era um compromisso de nossa gestão que firmamos em nossa campanha e que foi cumprido. Damos continuidade às ações do governo em levar políticas públicas para as regiões mais distantes do município de Santarém. Este projeto vai atender as demandas de distribuição de água às várias famílias que não eram atendidas, garantindo assim mais qualidade de vida, ao receber água tratada nas residências", disse Aguiar.
A comunidade Tabocal já era atendida por dois sistemas de abastecimento de água com um reservatório de 100 mil litros e um poço profundo de 160 metros que foram implantados em anos anteriores. Porém, com o crescimento da comunidade, fez-se necessário a ampliação da rede para atender também outras áreas que eram desprovidas da oferta de água.
Um dos beneficiadas será o morador, João dos Santos de 44 anos. Emocionado, ele conta que as dificuldades para se obter água de qualidade em sua casa era grande, principalmente no verão. "Estou muito feliz com esse projeto que o prefeito Nélio está entregando. Antes, sofríamos com a falta de água, caminhávamos longas distâncias para conseguir o líquido, era muito difícil", contou.
A ampliação da rede além de levar água potável às residências também vai facilitar o fomento da agricultura familiar na comunidade. "A pedido do prefeito Nélio estamos trabalhando para facilitar o acesso à água nas comunidades no interior de Santarém. Sabemos que o desafio é grande por conta das distâncias, porém damos continuidade em políticas públicas com o compromisso de levar água de qualidade para as comunidades", ponderou o titular da Semap, Bruno Costa.
Para o presidente da Comunidade, Francisco Gelson, a chegada da água as casas de Tabocal, no Bairro do Sossego, representa o fim de uma luta de pelo menos uma década dos comunitários. "Quero agradecer a todos que participaram dessa luta, inclusive a dona Francisca que infelizmente já faleceu, porém deixou sua marca de mulher guerreira. É um sonho realizado. Ver os moradores e o prefeito tomar banho no chuveiro, é emocionante", finalizou.
Novos microssistemas serão entregues
A prefeitura de Santarém por meio da Secretaria Municipal de Agricultura e Pesca (Semap) investe em Saneamento Básico e dá continuidade aos projetos de implantação de novos sistemas de Abastecimento de Água na Zona Rural.
Na próxima sexta-feira (4) o prefeito Nélio Aguiar entregará a Ampliação do Sistema de Abastecimento de Água Potável da Comunidade Irurama, região do Eixo Forte. O empreendimento contempla a perfuração do poço com 120 metros de profundidade e dois reservatórios de 20 mil litros cada. A obra beneficiará aproximadamente 193 famílias e aproximadamente 652 pessoas.

Luan Rodrigues Agência Santarém 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial