SANTARÉM DE LUTO: MORRE CANTOR E COMPOSITOR SEBASTIÃO TAPAJÓS - TABLOIDE PINGA FOGO

Post Top Ad

Your Ad Spot

sábado, 2 de outubro de 2021

SANTARÉM DE LUTO: MORRE CANTOR E COMPOSITOR SEBASTIÃO TAPAJÓS


O músico paraense Sebastião Tapajós faleceu, aos 78 anos, no início da noite deste sábado, 2, em Santarém. Ele estava internado após passar por uma cirurgia e receberia alta hoje, mas não resistiu e veio a falecer. 

O corpo deverá ser velado no plenário Benedito Magalhães da Câmara de Vereadores de Santarém.

A Câmara Municipal divulgou nota de pesar comunicando o falecimento do artista, leia na íntegra: 

"A Câmara Municipal de Santarém vem de público manifestar pesar pelo falecimento do violonista Sebastião Pena Marcião, o Sebastião Tapajós, ocorrido neste sábado, 02 de outubro de 2021. Dessa forma, o legislativo santareno reconhece o talento e o valor desse artista para a cultura santarena, que, com seu trabalho, levou o nome da Pérola do Tapajós para vários continentes. E foi em terras mocorongas que Sebastião Tapajós escolheu para viver seus últimos dias, ficando a gratidão do nosso povo. Ao mesmo tempo, os vereadores santarenos se solidarizam com familiares e amigos desse grande artista."

Sobre o artista

Sebastião Pena Marcião, ou simplesmente Sebastião Tapajós, nasceu em Alenquer e mudou-se para Santarém, onde começou a estudar violão, ainda pequeno.

Em 1964, foi estudar na Europa. Formou-se pelo Conservatório Nacional de Música de Lisboa, em Portugal. Na Espanha, estudou guitarra com Emilio Pujol e cursou o Instituto de Cultura Hispânica. Realizou recitais nesses dois países. Regressando ao Brasil, recebeu a cadeira de violão clássico do Conservatório Carlos Gomes de Belém, onde lecionou até julho de 1967.

Ao longo de sua carreira, tocou com nomes conhecidos da MPB como Hermeto Pascoal, Jane Duboc, Zimbo Trio, Waldir Azevedo, Paulo Moura, Sivuca, Maurício Einhorn e Joel do Bandolim, e internacionais como Gerry Mulligan, Astor Piazzolla, Oscar Peterson e Paquito D'Rivera.

Em 1998 compôs a trilha sonora do longa-metragem paraense Lendas Amazônicas.

Sebastião lançou mais de cinquenta discos e  além de sua obra como instrumentista, é autor de várias canções, em parceria com Marilena Amaral, Paulinho Tapajós, Billy Blanco, Antonio Carlos Maranhão, Avelino V. do Vale e outros compositores.

Na relação de intérpretes de suas canções há nomes como Emílio Santiago, Miltinho, Pery Ribeiro, Jane Duboc, Maria Creuza, Fafá de Belém, Nilson Chaves, Ana Lengruber e Cristina Caetano, entre outros.

Com informações do Portal Oeste do Pará

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial