PREFEITO NÉLIO ENTREGA REFORMA E AMPLIAÇÃO DA ESCOLA ANTÔNIO DE SOUSA PEDROSO EM ALTER DO CHÃO - TABLOIDE PINGA FOGO

Post Top Ad

Your Ad Spot

domingo, 3 de outubro de 2021

PREFEITO NÉLIO ENTREGA REFORMA E AMPLIAÇÃO DA ESCOLA ANTÔNIO DE SOUSA PEDROSO EM ALTER DO CHÃO

 


Inaugurada em 1º de junho de 1985 e tendo recebido a última reforma em agosto de 2005, o maior educandário indígena do município foi ampliado, reformado e entregue no início da noite desta sexta-feira (01) pelo prefeito Nélio Aguiar à comunidade escolar de Alter do Chão.

A Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental Indígena Borari Prof. Antônio de Sousa Pedroso localizado na Rua Pedro Teixeira, s/n, na vila de Alter do Chão, foi a 30ª escola entregue esse ano pela Prefeitura de Santarém. O investimento total em escolas já supera 15 milhões de reais (R$15.457.660,82).

O educandário, que atende 420 alunos nos turnos matutino e vespertino nas modalidades de Educação Infantil, Ensino Fundamental I e II, recebeu mais duas salas de aula, banheiros, refeitório, laboratório de informática padrão, rampas de acessibilidade, novos quadros padrão atual, poço artesiano de 120m e reforma geral da escola. Um investimento de R$ 627.586,42 com recursos do Fundeb.
Em seu pronunciamento, a Cacique Ludinéa Lobato, conhecida como Neca Borari, fez uma breve retrospectiva da fundação da escola relembrando, inclusive, o hino nacional em Tupy Guarani, cantado por ela à capela (sem o acompanhamento de instrumento).

Eis um trecho da letra do hino:
Jurema, Surimaua, Guaracira
Tapera, Pirapora, Caretema
Surara, Tabatinga, Marupira
Tacape, Tabajuba, Tangapeua
Pindorama, Ceretama
Guanabara, Parapura, Niteróia
Paraíba, Curutiba
Iracema, Guanary, Cecilindóia...

Desde junho de 2006, a escola começou a atender a modalidade de Educação Indígena, visando resgatar sua identidade e autorreconhecimento étnico Borari, valorizando a cultura da comunidade de Alter do Chão.

"Receber a Escola Antônio de Sousa Pedroso reformada, ampliada e linda é sem dúvida uma grande satisfação. Pra nós, comunidade escolar da família Borari é a realização de um sonho, é um passo em direção ao novo, ao futuro, significa sobretudo, ofertar educação digna para nossos educandos. Nós, sem dúvida, estamos muito felizes”, disse o gestor Raimundo Garcia.
A Secretária de Educação Maria José Maia destacou sua alegria por estar entregando mais uma escola. Ela informou que o local ainda irá receber novos equipamentos para a sala de informática e algumas adequações.

“O mais importante é começar e mais importante ainda é poder receber as nossas crianças que estão há mais de um ano ausentes desse espaço e tenho certeza que elas estão ansiosas pra retornar e na próxima terça-feira (5) já estarão aqui. Vamos convencer os nossos alunos de que eles precisam estar aqui e assim a gente terminar o ano letivo com um resultado mais eficaz”, disse Maia.

O prefeito Nélio Aguiar destacou o investimento em educação por toda cidade. “A gente continua trabalhando muito pela educação não só aqui em Alter do Chão, mas por toda Santarém e eu fico muito feliz porque o nosso governo tem tido esse compromisso, eu sou um prefeito de todos, de toda Santarém e a gente tem conseguido estar presente em todos os cantos do município com obras que estão melhorando significativamente a educação”, disse o prefeito Nélio Aguiar.

Em meio às homenagens, as ex-alunas Irlaine Jaqueline e Iane Caroline apresentaram e interpretaram por meio da Lingua Brasileira de Sinais (Libras) o hino da escola, escrito pelo saudoso professor Ricardo Damasceno (In memoriam).

A programação encerrou com apresentação de itens dos botos Tucuxi e Cor de Rosa e a tradicional dança de carimbó.

Além do Prefeito Nélio e Primeira Dama Celsa Brito e da Secretária de Educação Maria José Maia acompanharam a comitiva os vereadores Erasmo Maia e Alexandre Maduro, secretários Emir Aguiar (Governo), Nelcilene Viana (Habitação) e Paulo Jesus (Trânsito) e o Staff da Semed.

Blog Pinga Fogo Tabloide/via Agência Santarém 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial