SANTARÉM: CAMPANHA OUTUBRO ROSA ALERTA PARA A PREVENÇÃO E CONSCIENTIZAÇÃO DO DIAGNÓSTICO PRECOCE - TABLOIDE PINGA FOGO

Post Top Ad

Your Ad Spot

terça-feira, 5 de outubro de 2021

SANTARÉM: CAMPANHA OUTUBRO ROSA ALERTA PARA A PREVENÇÃO E CONSCIENTIZAÇÃO DO DIAGNÓSTICO PRECOCE

 


A Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), realizou na manhã de segunda-feira, 4, a abertura da Campanha Outubro Rosa que tem como propósito compartilhar informações sobre o câncer de mama e o câncer do colo do útero, promovendo a conscientização sobre as doenças, maior acesso aos serviços de diagnóstico e contribuindo para a redução da mortalidade. A solenidade ocorreu no Centro de Referência em Saúde da Mulher e contou com a participação de autoridades, colaboradores, profissionais de saúde e mulheres que estão em atendimento na unidade.
 

Durante a campanha as Unidades Básicas de Saúde (UBS) realizarão ações relacionadas à prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama, intensificando o combate à doença, capacitando os profissionais para melhorar as ações de controle, diagnóstico e atendimento as mulheres com câncer, além de realizar a busca ativa de casos, dando orientações sobre a doença. Ações também serão desenvolvidas nas secretarias municipais, levando orientações para as servidoras públicas e população presente nas unidades. 

 

“A programação continua ao longo do mês nas UBSs e nas secretarias municipais com palestra envolvendo a prevenção ao câncer de mama e ao câncer do colo do útero. Buscamos conscientizar as mulheres para que elas possam buscar os atendimentos e fazer os exames necessários”, destacou a coordenadora do programa municipal de saúde da mulher Lilla Baía.


CENTRO DE REFERÊNCIA EM SAÚDE DA MULHER 

É um centro especializado para atendimentos diversos e cuidados voltados especificamente ao público feminino. Realiza atendimento às mulheres encaminhadas das Unidades Básicas de Saúde da área urbana, rural e de municípios vizinhos, para as áreas de obstetrícia e ginecologia. 

 

São disponibilizados: consultas de pré-natal de alto risco; coletas de PCCU; programa de planejamento familiar; atividades educativas; serviço de ginecologia com controle de Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST´s) e realização de exames como colposcopia e biópsia uterina; exames de mamografia e ultrassonografia; atendimento médico com mastologista e atendimento psicológico. 


“A gente pretende trabalhar neste mês de outubro com busca ativa de mulheres que nunca fizeram exames como o preventivo. Temos pacientes com câncer de colo do útero que nunca fizeram o exame e quando procuram o médico, o tratamento já se torna mais complicado. Então, mulheres que nunca fizeram o preventivo ou a mamografia, a gente faz o apelo para que procurem as Unidades Básicas de Saúde e que façam os exames”, concluiu a coordenadora do Centro de Referência em Saúde da Mulher, Dinauria Faria. 

Dinauria Faria, coordenadora do Centro de Referência em Saúde da Mulher

 

Programação 

07 a 21/10 -  Unidades Básicas de Saúde (UBS’S) 

Palestra sobre prevenção ao câncer de mama e colo uterino. Realização de teste de glicemia, coleta de PCCU, verificação de PA 

05 a 21/10 - Secretarias Municipais 

Palestra sobre prevenção ao câncer de mama e colo uterino. Realização de teste de glicemia e verificação de PA. 

 
Por: Weldon Luciano 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial