*ALERTA NACIONAL* SURTO DE GRIPE: CEPA H3N2 ESTÁ EM AO MENOS 12 ESTADOS, PARÁ É UM DELES - TABLOIDE PINGA FOGO

Post Top Ad

Your Ad Spot

sábado, 18 de dezembro de 2021

*ALERTA NACIONAL* SURTO DE GRIPE: CEPA H3N2 ESTÁ EM AO MENOS 12 ESTADOS, PARÁ É UM DELES


Com a queda nos casos e mortes por Covid-19, um surto de outra doença tem chamado a atenção no país. Pacientes infectados com influenza A, mais especificamente a cepa H3N2, têm procurado os serviços de saúde para lidar com os sintomas da gripe nas últimas semanas. 

O vírus, que já provocou epidemia de casos no Rio de Janeiro, está em pelo menos 12 estados brasileiros. Distrito Federal, Rio de Janeiro, São Paulo, Espírito Santo, Bahia, Paraná, Rio Grande do Sul, Pará, Amazonas, Rio Grande do Norte, Maranhão e Ceará já registraram casos de influenza. 

Os sintonas são semelhantes aos da Covid — tosse, congestão nasal, febre e dor muscular –, é fácil confundir as duas doenças, e é preciso exame PCR para ter certeza do vírus responsável pela infecção. 

O vírus da gripe, o influenza, não é novidade e reaparece todos os anos. A diferença é que ele costuma ocorrer nos meses de inverno, a partir de maio, e não às portas do verão. Por essa diferença, vários estados já estão pedindo atenção extra das unidades de saúde para casos suspeitos e reforço no protocolo de testagem. 

Outra possível razão é a falta de adesão à campanha nacional de vacinação contra a gripe, que aconteceu durante a imunização contra o coronavírus. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial