Um boto foi encontrado morto na praia do Juá em Santarém, no oeste do Pará no sábado (26). De acordo com populares, trata-se de uma fêmea que estava prenhe. Há suspeita que morte do animal esteja relacionada à pesca predatória.
Uma equipe da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma) foi ao local para fazer a remoção do animal. De acordo com Arlem Lemos, um procedimento será aberto para investigar as causas da morte do animal.
“É um boto cinza. Identificamos que está com ferimentos na cabeça, provavelmente foi perfurado a cabeça ou cacetado. Nesta região tem muitos pescadores e nessa época tem muitos cardumes de peixe passando e para proteger as malhadeiras os pescadores colocam aquelas redes grandes para o boto não passar e ai quando o animal se aproxima eles começam a querer cacetar o animal ou perfurar com metal”, contou Arlem Lemos.
Na segunda-feira (28) a equipe da Semma vai continuar as diligencias para apurar sobre as denuncias de pesca predatória no local e colher mais informações sobre a morte do animal.
A suspeita de ter relação com a pesca predatória, segundo o órgão, é pela quantidade de denúncias desse tipo de atividade ilegal na área.
Nenhum comentário:
Postar um comentário