Os investimentos da Prefeitura atenderão aproximadamente 10 mil pessoas de 39 comunidades do Baixo e Alto Lago. Participaram da solenidade o vice-prefeito José Maria Tapajós, os vereadores Júnior Tapajós; Didi Feleol; Janderilson Rêgo e Antônio Rocha, as secretárias Dayane Lima (Saúde) e Mara Belo (Educação) e demais membros da equipe de governo.
A Prefeitura também apresentou o novo médico que atenderá em Vila Curuai. Trata-se de Gustavo dos Reis Oliveira, formado em Medicina pela Universidade do Estado do Pará (UEPA). Ele é contratado do Programa Federal Mais Médicos.
Outra importante conquista celebrada entre o poder público e os moradores foi a assinatura da Ordem de Serviço para a reforma e ampliação da UBS de Vila Curuai. O recurso é proveniente de emendas parlamentares do deputado federal Hélio Leite e da ex-deputada federal Júlia Marinho. Orçada em aproximadamente R$ 250 mil ela trará mais conforto e disporá de novos espaços, de acordo com a secretária municipal de Saúde, Dayane Lima.
Para lideranças comunitárias, os investimentos anunciados e concretizados para o Lago Grande são fruto de um trabalho conjunto. "Nós estamos aqui na ponta, cobrando do poder público as demandas apontadas pelos moradores. Sabemos que não é fácil, por conta dos poucos recursos, mas a Prefeitura e a gestão do prefeito Nélio Aguiar merecem os parabéns pelo empenho e esperamos mais conquistas", pondera o presidente da Associação de Moradores de Vila Curuai, Antônio Aquino.
Investir na Atenção Básica de Saúde é evitar a proliferação de doenças. É contribuir para a diminuição do número de internações hospitalares pela falta de cuidados primários, fundamentais para se ter uma vida saudável. Segundo o prefeito Nélio Aguiar, desde o início da gestão, há uma preocupação constante em garantir mais saúde e qualidade de vida à população, por meio da prevenção.
Em meio à celebração e conquistas, a ambulância da Vila Curuai foi chamada para atender a um chamado de uma jovem grávida. Luciana Barbosa Batista, 19 anos, estava recebendo os primeiros atendimentos. Ela estava à caminho de Santarém, já em adiantado trabalho de parto, quando às 14h40 veio ao mundo seu primeiro filho e às 15h o segundo. Os gêmeos foram conduzidos para a UBS de Vila Socorro para receberem os primeiros atendimentos. A jovem mamãe e seus bebês, com 2,525 kg e 48 cm e 1,935 kg e 41 cm, respectivamente, passam bem e foram encaminhados para o Hospital Municipal de Santarém na ambulancha do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU).
Samuel Alvarenga Agência Santarém
Nenhum comentário:
Postar um comentário