Participaram da solenidade de assinatura, o vice-prefeito José Maria Tapajós, a titular da Coordenadoria Municipal de Habitação e Desenvolvimento Urbano (CHDU), Nelcilene Gomes, os secretários municipais Josilene Pinto (Semgof), Dayane Lima (Semsa), Erasmo Maia (Chefe de Gabinete), Bruno Costa (Semap), os vereadores Ronan Liberal Junior e Dayan Serique, além do delegado regional do Conselho Regional dos Corretores de Imóveis – Creci/PA, Carlos Ribeiro, corretores de imóveis e profissionais ligados ao ramo imobiliário.
“Uma Lei aumenta para 75% o desconto para o cidadão no processo de regularização. A outra Lei reduz em 50%, deste início de janeiro a 1º de julho, a alíquota paga do ITBI”, informou Nelcilene Gomes.
As duas Leis fazem parte de um conjunto de ações do Governo Municipal que tem como objetivo solucionar um problema histórico da cidade, que é a falta de regularização imobiliária e fundiária de mais de 60% dos imóveis do município. Um dos maiores empecilhos é justamente o alto custo sobre o processo, que também incluí pagamentos de taxas a cartórios e imobiliárias.
“Isso vai melhorar em muito o setor imobiliário de Santarém. Vai tirar uma carga muito grande do processo de regularização. Temos em Santarém um percentual muito alto que possui apenas recibo de seu imóvel. Não podem fazer nada que possa melhorar sua moradia, como empréstimos bancários e etc. Esse momento para nós é histórico”, comemorou Carlos Ribeiro.
O prefeito Nélio Aguiar explica que as ações que facilitam a regularização imobiliária ajudam a desenvolver o município, movimentando a economia e gerando qualidade de vida.
“Um trabalho que vai enfrentar um grande problema do município de Santarém. Os moradores têm a posse, mas não têm a propriedade regulamentada. Isso dificulta e atrasa o desenvolvimento de Santarém. A pessoa não tem como fazer financiamento para melhorar sua casa ou fazer qualquer tipo de obra. Então, essas leis vão facilitar e desonerar o processo. Estamos dando desconto de 75%, desconto permanente. E 50% para o imóvel que tem registro, mas que o cidadão comprou e quer transferir para seu nome”, explicou Nélio Aguiar.
Acompanhe as ações da Prefeitura de Santarém nas redes sociais:
Facebook: https://pt-br.facebook.com/prefeituradesantarem/
Instagram: @prefeituradesantarem
Youtube: Canal da Prefeitura de Santarém
Facebook: https://pt-br.facebook.com/prefeituradesantarem/
Instagram: @prefeituradesantarem
Youtube: Canal da Prefeitura de Santarém
fonte:Alailson Muniz Agência Santarém
Nenhum comentário:
Postar um comentário