Comunidades da região do Tapará, na Várzea, tiveram acesso a diversos serviços especializados de saúde no período de 19 a 22/11, quando o Navio de Assistência Hospitalar (NAsH) Dr. Montenegro, com mais de 80 profissionais da Marinha e da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), atendeu a população de 12 comunidades que fazem parte da região. A ação finalizou com mais de 18 mil procedimentos realizados.
A parceria da Marinha com a Prefeitura de Santarém tornou-se possível graças a uma determinação do governo federal em disponibilizar seus profissionais e o navio, para os atendimentos de saúde em áreas remotas onde o acesso à saúde é dificultado por grandes distâncias.
"Estamos em Santarém, por conta da Operação Mar Limpo, do governo federal, que determinou que dentro da área da Capitania Fluvial de Santarém realizássemos atendimentos oferecendo apoio médico e odontológico nessa circunscrição. Estamos iniciando essa missão aqui na região do Tapará, por conta da proximidade com Santarém, além de observarmos demanda necessária. O navio foi aportado em Pixuna do Tapará, por conta das condições de facilidade de atracamento", explicou o comandante da Marinha, Jairo Araújo Domingos Silva.
Comandante da Marinha, Jairo Araújo, destaca o papel que a instituição desempenha, além das fronteiras militares. Foto-Ascom Semsa
Entre os serviços ofertados estavam o de ultrassonografia e mamografia. Luciana Mota Pereira, de Pixuna do Tapará, aproveitou para fazer os exames.
"Fiz a ultrassonografia para porque tinha uma dor no meu lado, que a tempos queria bater essa ultrassom e não conseguia, e hoje eu consegui. Esse atendimento veio na hora certa. Já fui atendida com vários serviços, meus filhos foram ao dentista e meu marido também fez exames", exemplificou a moradora.
Lindomar Almeida Carvalho, gestante de quatro meses, lembrou a dificuldade em realizar um exame de ultrassonografia. Ela saiu feliz em saber o sexo do bebê. "Essa ação é uma felicidade muito grande, pois já tinha tentado fazer um ultrassom, mas não tinha conseguido, pois pra gente que mora no sítio é muito difícil. Essa oportunidade não podia perder e ação como essa temos mais é que aproveitar. Estou com quatro meses de gestação e hoje fiquei sabendo que meu filho é um menino, estou muito feliz mesmo".
Luciana Mota Pereira, de Pixuna do Tapará, aproveitou para fazer os esperados exames. Foto-Ascom Semsa
A secretária municipal de Saúde, Dayane Lima, reconheceu a dificuldade de acesso da população ribeirinha a exames e outros serviços em saúde, por isso é de extrema importância o trabalho em parceria com outras instituições, junto com a Prefeitura.
"Sabemos da necessidade da nossa população ribeirinha ao acesso a serviços especializados de saúde, por conta da distância e muitas vezes de condições financeiras, por isso essa ação foi de grande relevância. Trabalhamos muito para trazer os médicos para a realização dos exames de ultrassonografia e mamografia, digo até que isso foi inédito. Nosso trabalho à frente a Semsa é desafiador, mas com boas parcerias, como essa da Marinha, vamos tornando possíveis o sonho de muitas famílias em ter o serviço de saúde ao seu alcance", argumentou Dayane.
Parceria com a Marinha e profissionais disponibilizados pela Semsa resultou em mais de 18 mil procedimentos. Foto-Ascom Semsa
Números
Durante a ação foram realizados 18.010 procedimentos, com os seguintes atendimentos:
Consultas médicas: 647
Consultas odontológicas: 143
Raio-X odonto: 37
Exodontia: 368
Restaurações: 190
Kit de higiene bucal: 700
Exames laboratoriais: 123
Imunizações: 156
Mamografias: 50
Ultrassonografias: 53
Eletrocardiogramas: 35
Preventivos: 68
Medicações endovenosas e intramusculares: 25
Dispensação de medicamentos: 15.415
Na próxima semana, a ação estará em mais uma comunidade da região rios, desta vez em Piracãoera.
fonte: Agencia Santarém Noticias
Nenhum comentário:
Postar um comentário