segunda-feira, 25 de novembro de 2019

Parceria entre Prefeitura de Santarém e Marinha resulta em mais de 18 mil procedimentos em saúde no Tapará

A gestante Lindomar Carvalho realiza exame de ultrassonografia. Foto-Ascom Semsa
Comunidades da região do Tapará, na Várzea, tiveram acesso a diversos serviços especializados de saúde no período de 19 a 22/11, quando o Navio de Assistência Hospitalar (NAsH) Dr. Montenegro, com mais de 80 profissionais da Marinha e da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), atendeu a população de 12 comunidades que fazem parte da região. A ação finalizou com mais de 18 mil procedimentos realizados.
A parceria da Marinha com a Prefeitura de Santarém tornou-se possível graças a uma determinação do governo federal em disponibilizar seus profissionais e o navio, para os atendimentos de saúde em áreas remotas onde o acesso à saúde é dificultado por grandes distâncias.
Comunitários tiveram acesso a consultas médicas. Foto-Ascom Semsa
"Estamos em Santarém, por conta da Operação Mar Limpo, do governo federal, que determinou que dentro da área da Capitania Fluvial de Santarém realizássemos atendimentos oferecendo apoio médico e odontológico nessa circunscrição. Estamos iniciando essa missão aqui na região do Tapará, por conta da proximidade com Santarém, além de observarmos demanda necessária. O navio foi aportado em Pixuna do Tapará, por conta das condições de facilidade de atracamento", explicou o comandante da Marinha, Jairo Araújo Domingos Silva.
Comandante da Marinha, Jairo Araújo, destaca o papel que a instituição desempenha, além das fronteiras militares. Foto-Ascom Semsa
Entre os serviços ofertados estavam o de ultrassonografia e mamografia. Luciana Mota Pereira, de Pixuna do Tapará, aproveitou para fazer os exames.
Mulheres tiveram acesso ao exame de mamografia: 50 foram realizados. Foto-Ascom Semsa
"Fiz a ultrassonografia para porque tinha uma dor no meu lado, que a tempos queria bater essa ultrassom e não conseguia, e hoje eu consegui. Esse atendimento veio na hora certa. Já fui atendida com vários serviços, meus filhos foram ao dentista e meu marido também fez exames", exemplificou a moradora.
Lindomar Almeida Carvalho, gestante de quatro meses, lembrou a dificuldade em realizar um exame de ultrassonografia. Ela saiu feliz em saber o sexo do bebê. "Essa ação é uma felicidade muito grande, pois já tinha tentado fazer um ultrassom, mas não tinha conseguido, pois pra gente que mora no sítio é muito difícil. Essa oportunidade não podia perder e ação como essa temos mais é que aproveitar. Estou com quatro meses de gestação e hoje fiquei sabendo que meu filho é um menino, estou muito feliz mesmo".
Luciana Mota Pereira, de Pixuna do Tapará, aproveitou para fazer os esperados exames. Foto-Ascom Semsa
A secretária municipal de Saúde, Dayane Lima, reconheceu a dificuldade de acesso da população ribeirinha a exames e outros serviços em saúde, por isso é de extrema importância o trabalho em parceria com outras instituições, junto com a Prefeitura.
"Sabemos da necessidade da nossa população ribeirinha ao acesso a serviços especializados de saúde, por conta da distância e muitas vezes de condições financeiras, por isso essa ação foi de grande relevância. Trabalhamos muito para trazer os médicos para a realização dos exames de ultrassonografia e mamografia, digo até que isso foi inédito. Nosso trabalho à frente a Semsa é desafiador, mas com boas parcerias, como essa da Marinha, vamos tornando possíveis o sonho de muitas famílias em ter o serviço de saúde ao seu alcance", argumentou Dayane.
Parceria com a Marinha e profissionais disponibilizados pela Semsa resultou em mais de 18 mil procedimentos. Foto-Ascom Semsa
Números
Durante a ação foram realizados 18.010 procedimentos, com os seguintes atendimentos:
Consultas médicas: 647
Consultas odontológicas: 143
Raio-X odonto: 37
Exodontia: 368
Restaurações: 190
Kit de higiene bucal: 700
Exames laboratoriais: 123
Imunizações: 156
Mamografias: 50
Ultrassonografias: 53
Eletrocardiogramas: 35
Preventivos: 68
Medicações endovenosas e intramusculares: 25
Dispensação de medicamentos: 15.415
Na próxima semana, a ação estará em mais uma comunidade da região rios, desta vez em Piracãoera.

fonte: Agencia Santarém Noticias 

Nenhum comentário:

Postar um comentário