Em 2019, a terra indígena Ituna-Itatá, localizada no sudoeste do Pará, nos municípios de Altamira e Senador José Porfírio, teve o maior desmatamento do país. Resultado de uma operação de fiscalização do Ibama, só em janeiro de 2020, mil hectares de desmatamento foram identificados. Em resposta a continuidade dessas operações, o senador do Estado, Zequinha Marinho, atacou os agentes do órgão e afirmou que está tramando para suspender as ações.
No vídeo, o senador do Partido Social Cristão, admite que o órgão está amparado pelas leis, mas mesmo assim, afirma que busca um jeito de acabar com o combate ao desmatamento. “Estamos tentando achar uma forma de legalmente embargar essa operação do Ibama. Lamentavelmente, ainda não conseguimos um avanço porque de uma certa forma, o Ibama está amparado”, declara.
No final da gravação, Zequinha afirma que o governador do Estado, Helder Barbalho, está por dentro de suas tramas. Ele contou que conversou com o mdbista sugerindo que a Polícia Militar não pode dar cobertura para atuação de servidores do Ibama nas operações, que por ele são chamados de “bandidos”.
Nenhum comentário:
Postar um comentário