Ação do governo contribuiu para que idosos tivessem acesso a exames específicos de audição, como no caso da Maria Cleide Rocha, 69 anos.
Várias causas afetam a perda da audição ao longo da vida. O envelhecimento da audição é um fato, assim como o envelhecimento do corpo. Para prestar assistência aos idosos que são atendidos pelo grupo de Hiperdia da Estratégia da Saúde da Família do bairro Maracanã, a Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), realizou na nesta quarta-feira (15), consultas de audiometrias, para detectar possíveis perdas de audição dos idosos. A ação contou com a parceria do Centro Auditivo Tapajós.
A idosa Maria Cleide Rocha, de 69 anos, aproveitou a ação para saber como está sua audição. "Sempre venho no grupão para ver como está a minha saúde e aproveitei que tem esse serviço hoje aqui para consulta dos meus ouvidos. Fui informada que tenho uma leve perda e preciso fazer esse acompanhamento de ano em ano para ver como está, para fazer o tratamento adequado".
A coordenadora da Estratégia Saúde da Família do Maracanã, enfermeira Neide Mara, explicou que a ação foi importante por conta de queixas de alguns idosos por conta de problemas de audição.
"O objetivo é trazer o serviço para dentro do bairro, chegar mais próximo das pessoas da nossa grande área. Através deste exame, podemos detectar precocemente algumas dificuldades que eles possam estar sentindo em relação a audição, fazer melhor acompanhamento e se precisar, posteriormente, adquirir o aparelho, por meio do SUS, para que tenham mais qualidade de vida. Já temos alguns casos de idosos que se queixam de dificuldade auditiva e a ação de hoje é para a detecção desse problema e tratamento", reiterou a enfermeira.
André Siqueira, fonoaudiólogo do Centro Auditivo Tapajós, reitera a importância da anamnese antes do exame específico. Semsa O fonoaudiólogo do Centro Auditivo Tapajós, André Felipe Siqueira, informou como serão os procedimentos após as consultas.
"Nosso objetivo é avaliar a audição dos idosos que são atendidos no grupão aqui da unidade de Saúde do Maracanã. Inicialmente, os pacientes fazem uma anamnese com os Agentes Comunitários de Saúde, depois vem realizar o exame de audiometria para fazer a triagem. Se for identificado alguma alteração, vamos encaminhar para o Centro Auditivo para uma avaliação mais aprofundada".
A titular da Semsa, Dayane Lima, observa que as necessidades relacionadas à saúde dos idosos são muitas. Por isso, a importância da realização de parcerias. "Sempre buscamos fazer importantes parcerias para suprir tais necessidades. Sem dúvida alguma, esta ação contribuiu para que os idosos saibam como anda a sua saúde, relacionada à audição. Em relação a possíveis problemas auditivos, a Unidade irá proceder com os devidos encaminhamento para o tratamento", garantiu Dayane.
Foram realizados 40 atendimentos. Os idosos continuarão a ser assistidos nesta quinta-feira (16), a partir das 08h, na Unidade de Saúde do bairro Maracanã.
fonte: Agencia Santarém de Noticias
fonte: Agencia Santarém de Noticias
Nenhum comentário:
Postar um comentário