A representação é conhecida como a linha de nove traços ou linha de nove pontos. O governo da China usa essa linha para demarcar suas reivindicações territoriais no Mar do Sul da China --por ela, cerca de 80% do Mar do Sul da China pertence à China, inclusive áreas que estão muito próximas de territórios de outros países do Sudeste Asiático.
Vietnã, Filipinas, Malásia, Brunei e Indonésia afirmam que a linha de nove traços é uma violação dos direitos que têm sobre essas áreas marítimas.
Deputados do Partido Republicano (o partido de direita nos EUA) afirmaram que essa imagem do mapa foi inserida no filme "Barbie" para agradar os censores chineses. O estúdio, a Warner Bros., diz que o mapa é um desenho infantil e não há nenhuma declaração política por trás de "Barbie".
O que políticos de direita dos EUA disseram sobre a Barbie
Veja abaixo o que disseram alguns dos deputados de direita dos EUA
Ao site Político, o deputado Mike Gallagher, do Partido Republicano, disse que "pode parecer que é só um mapa da Barbie em um mundo da Barbie, mas o fato é que houve um esforço para que um mapa de um desenho animado ilustrasse as pretensões territoriais da China, e isso mostra que há um esforço para agradar os censores do Partido Comunista Chinês.
O senador Ted Cruz enviou uma declaração ao "Daily Mail" na qual afirma que "luta há anos" para evitar que empresas americanas, especialmente os estúdios de Holywood, alterem o conteúdo de seus produtos para tentar agradar o Partido Comunista Chinês.
A senadora Marsha Blackburn e o deputado Mark Green também reclamaram sobre supostos acenos de filmes americanos à China.
O que o estúdio respondeu
Em mensagem ao Político, a Warner respondeu que o mapa que aparece na Terra da Barbie é um desenho infantilizado, feito com giz de cera. "Os desenhos mostram a jornada da da terra da fantasia da Barbie para o 'mundo real'. Não há nenhuma intenção de fazer nenhum tipo de declaração", afirma o texto.
Créditos: G1.
Nenhum comentário:
Postar um comentário