No feriado municipal desta quinta (8), também haverá atendimento para emissão do RG na ação.
O primeiro dia da ação de cidadania, realizado pelo Governo do Pará, que visa a emissão de 10 mil carteiras de identidade, atraiu um grande número de pessoas, dentre o público presente, muitos estudantes se mobilizaram para tirar o documento, um dos principais motivos é o período de matrículas e rematrículas na rede de ensino, Débora Freitas de 15 anos, exemplifica bem isso, ela vai precisar do RG para iniciar no Ensino Médio.
“Eu vou para o Ensino Médio no próximo ano e é melhor ter a carteira de identidade em mãos, porque facilita não só para apresentar na escola, mas também para que eu tenha acesso a outras possibilidades,como cursos e demais documentos que possam me ajudar", destacou a estudante.
E foi justamente pensando em um novo ano letivo, que as amigas Ingrid Bianca e Cecília Fonseca, ambas de 13 anos, também estiveram na ação. “Nós já havíamos tentado tirar a nossa carteira de identidade, porém era sempre muito difícil e demorado, e quando vimos que aqui, nós conseguiríamos no mesmo dia, a gente decidiu tirar, já que desde o início do ano, estávamos correndo atrás disso”, explicou Cecília.
Mas não foram só os adolescentes, o público que esteve nesse primeiro dia em busca da carteira de identidade, foi bem diversificado, como é o caso da dona Mirian Silva de Sousa de 59 anos, que teve seu antigo RG danificado. Ela que chegou às 7h e às 9h, já havia sido atendida e aguardava apenas para receber o documento, o que rendeu muitos elogios.
“Foi muito bom mesmo, vocês estão de parabéns, o rapaz que me atendeu teve paciência comigo, porque eu assino bem devagarzinho, tentei umas cinco vezes, mas mesmo assim ele me ajudou, me incentivou e foi muito educado.”
A ação de cidadania do Governo do Estado acontece em parceria com a Polícia Civil, com a o organização da Secretaria Regional de Governo do Oeste, além disso, conta com a parceria de diversos órgãos, como Prefeitura de Santarém, Câmara de vereadores, Prodepa, Secretaria de Estado de Justiça e Direitos Humanos (Sejudh), Esporte e Lazer (Seel) ,Estação Cidadania, dentre outros..
Alexandre Maduro, Secretário Regional de Governo do Oeste, ressalta que a ação será realizada por 15 dias seguidos. “Essa é uma ação realizada por determinação do governador Helder Barbalho, para que possamos zerar a fila de agendamentos. Vale ressaltar que serão 15 dias seguidos, onde funcionaremos de domingo a domingo, inclusive no feriado do dia 08, para atender a grande demanda existente".
A ação de cidadania para a emissão de 10 mil carteiras de identidade iniciou nessa quarta-feira (07) e segue até o dia 22 de dezembro. Os documentos necessários são: Certidão de nascimento ou casamento (com cópia), 2 fotos 3x4 atuais e comprovante de residência, outros documentos como CPF e carteira de trabalho podem ser inseridos na cédula, se o solicitante desejar. Lembrando que menores de 16 anos, precisam estar acompanhados dos pais ou responsável.
Nenhum comentário:
Postar um comentário