Servidores da Secretaria de Estado de Assistência Social, Trabalho, Emprego e Renda (Seaster) estiveram em dois dias (03 e 04) ministrando um treinamento para técnicos de Santarém e mais 13 municípios da região oeste do estado e do baixo Amazonas sobre o Sistema de Condicionalidades (Sicon).
O Sicon é uma ferramenta de apoio à gestão intersetorial que integra as informações do acompanhamento de condicionalidades nas áreas de Saúde e Educação, promovendo a interoperabilidade a partir da integração e consolidação das informações de frequência escolar, do calendário de vacinação e das consultas pré-natais oriundas dos sistemas específicos desenvolvidos e gerenciados pelos Ministérios da Educação e da Saúde, e das informações de atendimento/acompanhamento familiar da Secretaria Nacional de Assistência Social de forma a auxiliar no acesso aos serviços sociais e monitoramento das famílias beneficiárias do Programa Bolsa Família (PBF) para uma gestão mais eficiente e eficaz do PBF.
A gestora do Programa Bolsa Família que anteriormente já havia sido capacitada em Brasília Márcia Lehmann também pode contribuir com as informações sobre o Sistema. “Foi de extrema importância recebermos em Santarém um treinamento como esse que capacitou técnicos que lidam diariamente com o acompanhamento de famílias dentro dos equipamentos da Proteção Social Básica e Especial. Os técnicos necessitam estar cada dia mais capacitados sobre como alimentar o sistema que são os olhos do governo federal sobre as famílias cadastradas no município.” Observou a gestora.
A Secretária Municipal de Trabalho e Assistência (Semtras) Celsa Brito foi até o local do treinamento para dar as boas vindas aos demais municípios presentes no evento. Ela observou sobre Santarém ser um polo regional do baixo Amazonas, por isso está sempre acolhendo os municípios e recebendo a equipe do estado.
“Essa está sendo a terceira capacitação que a equipe da Seaster vem ministrar na cidade, já recebemos a equipe em capacitação ligada a Assistência e também trabalhando a intersetorialidade a educação e saúde, e agora recebendo esse treinamento que trata do preenchimento dos dados. O cadastro único é a porta de entrada para os serviços da Assistência Social e nós caminhamos juntos com a educação acompanha-se a frequência escolar das crianças e adolescentes e também acompanhando a saúde com os vacinas e peso, é uma política intersetorial, muito importante receber o aprimoramento nas equipes, pois Santarém conta com 8 Cras e 1 Creas que trabalha com o público do Bolsa Família e foi pontual receber essas orientações.” Pontuou Celsa.
“A Seaster convidou os municípios para estar em Santarém e contou com a presença de 13 municípios, os técnicos dos CRAS e CREAS foram convidados, pois eles acompanham a questão da alimentação do sistema e sobretudo as pessoas que estão descumprindo as condicionalidades para que possam acompanhar essas questões dos descumprimentos as condicionalidades e dentro disso entender o que está acontecendo para que voltem a atender e não tenham seus benefícios bloqueados.” Pontuou Taiana Nascimento gerente estadual do cadastro Único e Bolsa Família”.
fonte: Agencia Santarém de Noticias
Nenhum comentário:
Postar um comentário