Depois de 2 anos sem círio presencial, aconteceu dia 09 a 230ª edição do Círio de Nazaré em Belém do Pará, o segundo domingo do mês de outubro, era um dia muito aguardado pelos paraenses, um momento especial onde fiéis e devotos de Nossa Senhora de Nazaré se reencontrarem com a imagem peregrina nas ruas de Belém após dois anos marcados pela pandemia da covid-19, que impossibilitou da festa ser realizada presencialmente. A expectativa era tanta que a grande procissão reuniu mais de 2,5 milhões de pessoas no trajeto da Catedral da Sé, no bairro da Cidade Velha, até a Igreja Basílica de Nazaré, no bairro de Nazaré. O número foi divulgado pelas equipes de segurança pública integradas e coordenadas pela Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social do Pará (Segup), que estiveram presentes através da Operação Círio 2022, nas vias de acesso da maior procissão religiosa do Brasil.
Com a edição de número 230, a primeira celebração oficial do Círio de Nazaré após a pandemia de covid-19 atingiu mais de 77% de buscas no Google desde o início deste mês, se igualando ao nível de interesse do Círio 2018.
Este ano, as ações do Círio contaram com o monitoramento das vias, em tempo real, pelo Centro Integrado de Comando e Controle Móvel, localizado no Largo do Redondo, na Avenida Nazaré com a Travessa Quintino Bocaiuva. O objetivo é dar maior celeridade as ações policiais diminuindo o tempo resposta, em caso de ocorrências. O Centro Integrado localizado na Almirante Barroso, também foi ativado para monitorar as ruas de Belém reunindo mais de 20 agentes de segurança das esferas estaduais, municipais e federais.
Segurança – Vinte pontos de monitoramento (praticáveis) foram instalados ao longo do percurso da procissão do Círio de Nazaré. Agentes das Polícias Militar e Corpo de Bombeiros realizaram a fiscalização das procissões dos pontos de monitoramento em atendimento à população, presente nas ruas.
Sobrevoo – A segurança também esteve com seu efetivo realizando rondas pelo ar, através do Grupamento Aéreo de Segurança Pública com sobrevoos no percurso da procissão.
Nenhum comentário:
Postar um comentário