Na última atualização do ranking que mede a efetividade das medidas de isolamento adotadas pelos governos, divulgada na sexta-feira, 9, Rio de Janeiro, Maranhão e Pará subiram para o topo. Os três estados foram os primeiros a adotar a estratégia do lockdown para tentar frear a propagação do novo coronavírus.
O que chama atenção na lista, no entanto, é que, apesar de subiram no ranking, o índice de adesão é de menos da metade da população nesses estados. Respectivamente, 49,19%, 49,15% e 49,03% ficaram em casa na última quinta-feira 8. Os dados são da In Loco, startup brasileira que monitora a movimentação de 30 milhões de celulares a partir dos dados de geolocalização.
Os números apontam, por consequência, que houve um relaxamento geral do isolamento nos estados. Há uma semana atrás, por exemplo, no dado divulgado no sábado, 3, o Pará ficou em 5º lugar no ranking, mas registrou 64% de isolamento, número bem superior ao apresentado na última atualização e próximo do recomendado pelas autoridades de saúde, que é de 70%.
Na quinta-feira, 5, o Maranhão foi o primeiro a decretar o fechamento total, por ordem judicial, em quatro cidades da ilha de São Luís, onde está o epicentro da epidemia de covid-19 no estado. Dois dias depois, o governo do Pará endureceu a quarentena em dez cidades com os maiores índices de infecção pelo coronavírus e a cidade do Rio de Janeiro adotou o lockdown parcial em Campo Grande, bairro com os maiores registros de aglomeração da capital fluminense.
Em Fortaleza (CE), o lockdown começou na sexta-feira, 7, e ainda não há dados disponíveis para saber o efeito.
*Com informações da UOL
Nenhum comentário:
Postar um comentário