Aconteceu na manhã dessa terça-ferira (25), no município de Jacareacanga a Assinatura do Termo de Compromisso para Adesão do município no Mapa do Turismo Brasileiro, a cerimonia contou com a presença do Prefeito Valdo do Posto, secretaria municipal de Meio Ambiente Maria Lira Neves, Dalva Lobo - Técnica de Planejamento e Gestão de Turismo.Hugo Almeida - Gerente de Estruturação dos Destinos Turísticos e Interlocutor Estadual do Programa de Regionalização do Turismo, o evento também estiveram presente Rômulo Dias do visite o Pará, Soraia pascoal representante do Consórcio do Tapajós.
O Mapa do Turismo Brasileiro é um instrumento no âmbito do Programa de Regionalização do Turismo (PRT) que define a área, o recorte territorial a ser trabalhado prioritariamente pelo Ministério do Turismo para o desenvolvimento de políticas públicas. A participação no Mapa indica que o município está organizado em termos de ferramentas de gestão voltadas ao turismo e se torna apto a uma série de vantagens para o desenvolvimento de políticas públicas e estímulo às áreas de infraestrutura, promoção, capacitação e gestão turísticas.
Vários países do mundo e o Brasil estão se preparando pra Cop 30 que será realizada no estado do Pará, e o município de Jacareacanga é o 1º na região do Alto Tapajós a entrar no processo de inclusão no Mapa do Turismo, com vários atrativos turísticos com recursos naturais, e pousadas de pesca esportiva, que estão localizadas corredeiras e cachoeiras do rio Tapajós, e outros afluentes que fazem parte da bacia que formam os rios em torno do município de Jacareacanga.
O município tem a flexibilidade de ser registrado no Sistema de Informações do Mapa do Turismo Brasileiro (SISMAPA) em qualquer período do ano e é incumbência dos gestores municipais fornecer os dados essenciais que demonstrem o atendimento dos critérios mencionados. A tarefa de coordenar e verificar a inclusão no Mapa é executada pela Setur através dos interlocutores estaduais do PRT, que possuem um prazo de até 30 dias consecutivos para analisar e aprovar os registros no SISMAPA. Em seguida, essas informações são enviadas ao Ministério do Turismo, que tem até 15 dias consecutivos para incorporar os municípios ao Mapa do Turismo. Após a publicação, o registro terá validade pelo período de um ano, podendo ser renovado.Clemison S.Lopes/Blog Pinga Fogo Tabloide
Nenhum comentário:
Postar um comentário