Para o segundo turno da eleição presidencial, o presidente Jair Bolsonaro (PL) tem 50,5% dos votos válidos e o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), 49,5%, de acordo com pesquisa Futura Inteligência, encomendada pelo banco Modal e divulgada nesta sexta-feira, 21.
Para os votos válidos, são desconsiderados brancos, nulos e as pessoas que dizem que não sabem. É desta forma que o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) faz a contagem oficial da eleição.
Pela margem de erro da pesquisa, que é de 2,2 pontos percentuais para mais ou para menos, há margem para empate técnico entre os candidatos. Na última pesquisa divulgada pelo mesmo instituto, na semana passada, Lula aparecia à frente de Bolsonaro, também dentro da margem de erro.
- DE PROTAGONISTA A COADJUVANTE: A queda do PSDB em números
- CAMPANHAS: As 214 cidades decisivas para Lula e Bolsonaro
- EVANGÉLICOS: O elemento que impulsionou a votação de Bolsonaro no RJ
Para a pesquisa, foram ouvidas 2.000 pessoas entre os dias 17 a 19 de outubro, usando a abordagem CATI (entrevista telefônica assistida por computador). A margem de erro é de 2,2 pontos percentuais para um nível de confiança de 95%. A sondagem foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral com o número BR-08523/2022. Veja aqui o relatório da pesquisa divulgado pelos organizadores.
Votos válidos
- Bolsonaro (PL): 50,5%
- Lula (PT): 49,5%
Votos totais
Desde a última pesquisa do mesmo instituto, na semana passada, Lula oscilou um ponto para baixo e Bolsonaro oscilou 0,4 para cima nos votos totais, incluindo brancos e nulos ou quem não soube responder.
- Bolsonaro (PL): 46,9% (alta de +0,4 ponto ante pesquisa anterior)
- Lula (PT): 45,9% (queda de -1 ponto)
- Não sabe, não respondeu ou indeciso: 3,3%
- Branco/nulo: 3,8%.
Espontânea
Quando os nomes dos candidatos não são apresentados e os entrevistados precisam responder por conta própria, os resultados foram:
- Bolsonaro: (PL): 46,3% (alta de +0,5 ponto)
- Lula (PT): 45,0% (queda de -1 ponto)
- Não sabe, não respondeu ou indeciso: 4,4%
- Branco/nulo: 4,2%
Nenhum comentário:
Postar um comentário