Polícia Civil prende o sexto integrante de uma facção criminosa em comunidade da zona rural de Santarém - TABLOIDE PINGA FOGO

Post Top Ad

Your Ad Spot

domingo, 29 de maio de 2022

Polícia Civil prende o sexto integrante de uma facção criminosa em comunidade da zona rural de Santarém

A segunda fase da Operação 'Tripalium' foi deflagrada na comunidade Parauá, cerca de 2h de lancha do município.
Suspeito foi preso em uma comunidade da zona rural de Santarém — Foto: Alcindo Lima/94FM

Uma equipe da Polícia Civil prendeu o sexto integrante de uma facção responsável por vários crimes em Santarém, oeste do Pará, em uma comunidade da zona rural. A segunda fase da Operação 'Tripalium' que estava em andamento a procura pelo último suspeito da organização criminosa, foi deflagrada nesta sexta-feira (27) na comunidade Parauá, cerca de 2h de lancha da cidade de Santarém.

De acordo com a polícia, o suspeito identificado como Geremias da Silva Vasconcelos, conhecido como "Jecó", tem ligação com a facção "Fluminense", grupo responsável por torturar um homem na ocupação Bela Vista do Juá.


A operação coordenada pelo delegado do Departamento de Polícia Civil de Santarém, Jamil Casseb, busca desarticular a organização criminosa que atuava com tráfico de drogas na região.

O homem foi levado para a 16ª Seccional Urbana de Polícia Civil para procedimentos legais. O suspeito segue à disposição da justiça.

Entenda o caso

A Operação 'Tripalium' foi deflagrada na manhã do dia 18 de maio para cumprir 6 mandados de prisão contra pessoas que cometeram crimes como homicídio, tráfico de drogas, roubo/furto e organização criminosa em Santarém, oeste do Pará. A ação é uma operação conjunta das Polícias Civil e Militar.

As equipes coordenadas pela 16ª Seccional Urbana da Polícia Civil, atuaram nas ruas de Santarém com o apoio de agentes da Polícia Militar, Polícia Rodoviária Federal (PRF), Unidade Integrada ParáPaz (UIP) do bairro Nova República e Santarenzinho com o objetivo de desarticular uma organização criminosa que atuava com tráfico de drogas na região.
O objetivo da ação realizada no dia 18 de maio era cumprir 6 mandados de prisão. No dia foram presos cinco suspeitos, o sexto integrante não havia sido localizado naquela data.

Homem que sofreu tortura fica paraplégico

Edivaldo Saraiva da Silva, 34 anos, conhecido pelo apelido "Macaxeira", sofreu fraturas expostas nas duas pernas e também teve um braço quebrado. A violência foi filmada pelos agressores da facção "Fluminense".

Segundo informações repassadas à polícia no local, Macaxeira teria praticado alguns furtos na ocupação, o último teria sido um televisor, e membros de uma facção o localizaram para aplicar uma espécie de corretivo.

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foi acionado e no local realizou os primeiros socorros, com imobilização dos membros fraturados antes de encaminhar a vítima para o Pronto Socorro Municipal de Santarém.

Após 5 dias, a vítima da tortura ao receber alta médica, a polícia confirmou que o homem ficou paraplégico e/ou sem possibilidade de voltar a andar.

O significado do nome 'Tripalium'

A palavra tripalium vem do latim tripaliare, que por sua vez, foi um instrumento utilizado para trabalho na lavoura, mas que foi transformado pelos romanos para realizar a prática de tortura, como o nome indica, de três paus, mais precisamente três estacas que, fincadas no chão formavam as vértices de um triângulo. Na estrutura prendiam pessoas para serem martirizadas.

O nome faz referência ao caso da vítima conhecido pelo apelido "Macaxeira".

Fonte: G1 Santarém 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial