Seminário marca início da programação do 'Dezembro Vermelho' em Santarém - TABLOIDE PINGA FOGO

Post Top Ad

Your Ad Spot

segunda-feira, 2 de dezembro de 2019

Seminário marca início da programação do 'Dezembro Vermelho' em Santarém

Secretária Dayane Lima, destacando a importância da CampanhaCom o slogan ‘Sem camisinha, você assume o risco’, a Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) abriu o mês, que sensibiliza a população para a prevenção e para o combate ao HIV/AIDS, com um seminário para iniciar a campanha Dezembro Vermelho, coordenado pelo Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA). O seminário ocorreu nesta segunda-feira (02), no auditório do Instituto Federal, e reuniu autoridades municipais, do estado, além de alunos de instituições de ensino.
A secretária municipal de Saúde, Dayane Lima, participou da mesa de abertura, disse as ações serão intensificadas durante o Dezembro Vermelho.  “Pela primeira vez, o Ministério da Saúde direciona as ações do Dezembro Vermelho para o público da faixa etária de 15 a 29 anos para o uso de preservativos. O município tem um trabalho focado nesse público-alvo, pois desenvolve nas escolas de Santarém o projeto Saúde e Prevenção nas Escolas, que além da educação em Saúde, leva para dentro das escolas o teste rápido para os diagnósticos das Infecções Sexualmente Transmissíveis, as ISTs. E neste mês, dedicado à sensibilização desses jovens, vamos intensificar nossas ações, no sentido de alertar nossa juventude quanto a esse mal, que apesar de todas as orientações, cresce na sociedade brasileira”, alertou Dayane.
Coordenadora do CTA, Ana Lúcia: prevenção.A professora do IFPA, Léa Tomas, destacou que mesmo com todas as informações, até mesmo, por meio das disciplinas que são trabalhadas em sala de aula, por conta de outros fatores, a juventude ainda tem dificuldade de falar sobre o tema. “O IFPA como instituição de educação que atende jovens, que estão na transição para a vida adulta, tem uma grande responsabilidade na formação cidadã dessa juventude. A questão das ISTs, ainda é um tabu na nossa sociedade, sendo difícil falar sobre o assunto para os professores, apesar de nós termos os parâmetros nacionais curriculares que prevê a importância da abordagem desse tema, mesmo assim a maioria dos jovens ainda tem dificuldade de lidar com o assunto, por questões sociais, culturais, econômicas, pelo tema ainda ser um tabu, na sociedade”.
O coordenador da Pastoral das Aids em Santarém, Frei Haroldo, que também fez parte da mesa de abertura, disse que a melhor forma de prevenir é a informação. “A missão principal da igreja através da Pastoral da Aids é informar a população dessa pandemia que ainda mata vidas e levar a população jovem a procurarem os testes anti HIV, que quando se descobre o diagnóstico precoce, você pode cuidar mais e a como abraçamos a causa nessa luta tem como Jesus, que veio para buscar a vida em ambulância, então o principal foco é no cuidado da vida”, destacou.
A coordenadora do Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA), Ana Lúcia, ao ressaltar o trabalho que o Centro desenvolve o ano todo para sensibilizar os jovens ao uso de preservativo, para que não haja a contaminação falou que os trabalhos irão se intensificar neste mês, iniciando pelo seminário. ”É muito importante esse seminário, hoje tivemos um público muito bom que recebeu orientações para a prevenção não somente do HIV, mas das Hepatites Virais, que além da quebra do preconceito e incentivar os jovens, a usar realmente o preservativo que é a única forma segura de prevenção e de não correr o risco de se contraminar e de não contaminar alguém, é cuidar de si e de quem se ama. Esse evento de abertura teve um grande aproveitamento para a nossa juventude. Nós trabalhamos o ano todo, mas neste mês de dezembro intensificamos nossas ações”, explicou.
De acordo com dados do CTA, em 2019, houve 235 casos de HIV na região Oeste do Pará, sendo de 163 do sexo masculino e 72 do feminino. No caso de Sífilis diagnosticados em Santarém foram de 272, sendo que 165 do sexo masculino e 107 feminino.

A programação do Dezembro Vermelho seguirá o seguinte cronograma:

05/12 – Ação Saúde e Prevenção na Escola Wilson Fonseca.

06/12 – Ação no Belo Centro em parceria com o SESC.

07/ 12 – Entrega do Equipamento de Carga Viral (HIV/HVC).

12/12 – Ação Saúde e Prevenção na Escola na Escola Maria de Lourdes.

13/12 – Ação na Praça do Pescador

16/12 – Palestra e Testagem na Unicesumar

Durante o mês, assim como ocorre o ano todo, o CTA estará com os seus serviços disponível à população em seu Centro de Atendimentos.

fonte: Agencia Santarém de Noticias

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial