Primeiro dia da campanha Julho Amarelo em Santarém detecta novos casos de hepatites virais - TABLOIDE PINGA FOGO

Post Top Ad

Your Ad Spot

sexta-feira, 5 de julho de 2019

Primeiro dia da campanha Julho Amarelo em Santarém detecta novos casos de hepatites virais



A procura por testes rápidos para a detecção das hepatites virais, na abertura do Julho Amarelo, foi considerada muito boa pela coordenação da campanha em Santarém. A campanha Julho Amarelo foi aberta oficialmente nesta sexta-feira (5), no Belo Centro, com ação da Prefeitura de Santarém, por meio do Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa).
No total, 1.160 testes rápidos para a detecção das Hepatites B e C, e ainda Sífilis e HIV foram realizados durante todo o dia de hoje. Destes, foram 3 casos positivos de hepatites, sendo 2 de hepatite B e 1 de hepatite C. Ainda foram registrados 18 casos de sífilis e 1 caso de HIV.
Na ação, foram distribuídos também 2.160 preservativos masculinos e 200 preservativos femininos. "Em nossas ações, sempre ofertamos todos os testes disponibilizados pelo CTA Santarém. É sempre uma oportunidade de atuarmos orientando sobre todas as Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs)", explica Ana Lúcia Ferreira, coordenadora local do CTA.
A coordenadora considerou a procura muito boa e espera que por todo o mês de julho, em que o CTA estará intensificando as ações de combate às hepatites, as pessoas façam os testes para tirar dúvidas sobre a doença e seu estado sorológico.
A programação do Julho Amarelo prossegue até o final deste mês, com diversas ações como oferta de testes rápido, de insumos de prevenção e de material educativo, além de orientações sobre cuidados, detecção e tratamento das hepatites virais. O objetivo é chamar a atenção para a luta contra as hepatites virais, reforçando as iniciativas de vigilância, prevenção e controle do agravo.
O Ministério da Saúde estima que milhões de pessoas no Brasil são portadoras do vírus das hepatites B e C e não sabem, correndo o risco de evoluírem para a doença crônica, cujas consequências mais graves são a ocorrência de cirrose ou câncer hepático.
A falta do conhecimento da existência da doença é o grande desafio, por isso a recomendação é que todas as pessoas com mais de 40 anos de idade façam o teste gratuitamente em qualquer Unidade de Saúde e, em caso positivo, façam o tratamento que está disponível na rede pública de saúde.
Confira a programação do Julho Amarelo em Santarém:
05/07/2019
- Abertura da Campanha Julho Amarelo
Local: Belo Centro (Av. Lameira Bitencourt)
Horário: 8h às 16h30
13/07/2019
- CTA no Borari
Local: Alter do Chão (Praça do Çairé)
Horário: 15h às 23h
19/07/2019
- CTA na Praça
Local: Praça Tiradentes (Av. Tapajós)
Horário: 8h às 13h
26/07/2019 (Manhã)
- Capacitação para profissionais da Beleza (manicures, barbeiros, tatuadores, etc.)
Local: sede do CTA Santarém (AV. Barão do Rio Branco, 860, esquina com a Marechal Rondon)
Horário: 8h30 às 13h
26/07/2019 (Tarde/Noite)
- Encerramento
Local: Parque da Cidade (Av. Bartolomeu de Gusmão)
Horário: 16h às 22h


Acompanhe as ações da Prefeitura de Santarém nas redes sociais:
Facebook: https://pt-br.facebook.com/prefeituradesantarem/
Instagram: @prefeituradesantarem
Youtube: Canal da Prefeitura de Santarém

Dayse Lima Agência Santarém

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial