terça-feira, 31 de março de 2020
HMS e UPA 24h recebem doação de máscaras N95 do Ministério Público do Trabalho
O Ministério Público do Trabalho (MPT), em parceria com a Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência (Semtras), realizou a doação de 400 máscaras do tipo N95 para o Hospital Municipal de Santarém (HMS) e para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) 24 horas. Elas são um dos principais EPI’s (Equipamento de Proteção Individual) usados para proteger os profissionais da saúde que estão na linha de frente ao atendimento de pacientes com suspeita da Covid-19. Em preço de mercado, a doação equivale a cerca de R$ 10 mil.
A UPA é a porta de entrada para pessoas com suspeita do novo Coronavírus; por esse motivo, 70% das máscaras irá para a UPA 24h; o restante fica no HMS. Todos os profissionais que atuam nas duas Unidades foram orientados pela equipe de epidemiologia a reforçarem o uso dos EPI’s, principalmente, ao manejarem pacientes com síndromes gripais e dificuldades respiratórias.
A procuradora do Trabalho no município de Santarém, Tatiana Amormino, explica que dentre as ações do MPT está a de reparar a sociedade por prejuízos causados por empregadores.
“E isso inclui destinação de Equipamentos de Proteção Individual para a rede pública municipal de saúde, que, neste momento, precisa mais do que nunca de uma resposta rápida às necessidades emergenciais em razão do novo Coronavírus", afirmou.
De acordo com o diretor do HMS e da UPA 24h, Silvério Cardoso, toda doação é bem-vinda e pode ser feita diretamente na Secretaria Municipal de Saúde ou no próprio Hospital Municipal.
“O mercado está cada vez mais restrito para compra de EPI’s. Essa doação foi muito importante. Nós agradecemos”, finalizou.
Uso correto da N95
A máscara N95 é o equipamento que deve ser usado por profissionais da saúde que atendem pacientes com sintomas da Covid-19. Ela é capaz de garantir proteção em dois sentidos, porque tem um filtro de ar que bloqueia pelo menos 95% das partículas em suspensão e ajuda na proteção contra doenças por transmissão aérea, como o Coronavírus.
O infectologista Alisson Brandão explica que dentro do fluxo de atendimento estabelecido pela Organização Mundial da Saúde (OMS), a utilização da máscara N95 é para aquelas situações onde há riscos de geração de aerossol, principalmente na entubação, aspiração de paciente e realização de nebulização.
“Deve-se usar a máscara para prevenir o profissional de saúde de se infectar, quando realizar um destes procedimentos. Aliás, não somente o uso da máscara N95, mas também gorro, óculos de proteção, capote e a luva”, enfatizou.
fonte: Agencia Santarém de Noticias
MUNICIPIO DE RUROPULIS FAZ ATENDIMENTOS DOS IDOSOS A DOMICILIO COM VACINAÇÃO CONTRA H1N1
O município de Rurópolis iniciou junto com os demais municípios a campanha de vacinação contra o vírus da GRIPE H1N1 começou em todo o país e, nesta primeira etapa que iniciou dia 23 desse mês e via até dia 15 de Abril, onde o publico alvo são os idosos e pessoas dos grupos de riscos, assim como os profissionais de saúde. O alvo dessa campanha é evitar a circulação do H1N1, pois a pandemia do covid-19 ou coronavírus já a maior enfrentada mundialmente e nesse período esses vírus gripais são muito registrado pela chegada das chuvas em nossa região, que também servirá para não complicar e sobrecarregar os serviços de saúde do Brasil.
Fila no Hospital... |
A Prefeitura Municipal de Rurópolis vem atendendo de uma forma inovadora esse grupos por determinação do prefeito Joselino Takar os profissionais de saúde estão atendendo em domicílios ,com essa decisão não necessidade das pessoas criarem pânico e correr aos postos de saúde, e os pessoas que estão procurando as unidades de saúde estão sendo atendidos também de uma forma diferenciadas sem aglomeração, assim todos recebem a vacina até o dia 15 de Abril, que poderá se estender se estiver demanda, hoje o número já passa de vacinamos 2 mil idosos já atendidos.
A administração municipal tem agradecido às Equipes da Saúde das Unidades que está fazendo a vacina chegar a esse público de diversas formas: vacinando nas Unidades, a domicílio, drive thru (equipe vacina sem o idoso sair do carro ou moto). Agradecemos também a participação dos Agentes Comunitários de saúde que estão prestando serviços nas Unidades de Saúde, ajudando na organização do fluxo e orientando os idosos e usuários. Consulte a tabela ao final deste post com as datas dos grupos prioritários para vacinação e veja sua data de início.
MORREU EM SÃO PAULO O EX-PRESIDENTE DO TCM DO PARÁ
O Tribunal de Contas do Estado do Pará (TCE) divulgou por meio de nota na manhã desta terça-feira, 31, o falecimento do conselheiro e ex-presidente da Corte de Contas, André Teixeira Dias.
Segundo a nota de pesar, o conselheiro estava internado no Hospital Israelita Albert Einstein, em São Paulo. A causa da sua morte foi insuficiência respiratória, estando descartada, por exame, a pandemia Covid-19.
André vinha lutando a há cerca de dez anos contra um câncer no sangue, chamado mieloma múltiplo, que tem como sintomas infecções, problemas ósseos, aumento de cálcio no sangue, problemas renais e nervosos, dentre outros.
O conselheiro André Dias foi eleito no final de 2018 para ser o novo presidente do Tribunal de Contas do Estado (TCE) do Pará no biênio 2019-2020.
Segundo a nota de pesar, o conselheiro estava internado no Hospital Israelita Albert Einstein, em São Paulo. A causa da sua morte foi insuficiência respiratória, estando descartada, por exame, a pandemia Covid-19.
André vinha lutando a há cerca de dez anos contra um câncer no sangue, chamado mieloma múltiplo, que tem como sintomas infecções, problemas ósseos, aumento de cálcio no sangue, problemas renais e nervosos, dentre outros.
O conselheiro André Dias foi eleito no final de 2018 para ser o novo presidente do Tribunal de Contas do Estado (TCE) do Pará no biênio 2019-2020.
segunda-feira, 30 de março de 2020
DECRETO PARA O CONTROLE DO PESCADO COMEÇA A VALER A PARTIR DE 31/03, EM BELÉM
Começa a valer a partir desta terça-feira, 31, o decreto municipal nº 95.574/2020, que trata sobre controle da circulação intermunicipal do pescado no município de Belém durante a Semana Santa. O decreto segue em vigor até o dia 9 de abril.
“A medida é uma forma de evitar a especulação no preço do peixe durante o período da Semana Santa e garantir o produto na mesa do consumidor belenense”, destaca o Secretário Municipal de Economia, Rosivaldo Batista.
Conforme o decreto publicado, o cadastramento dos interessados em realizar o transporte do peixe que chega aos portos de Belém, principalmente no Mercado Ver-o-Peso, para outras localidades, deverá ser feito junto à sede da Secon (localizada na Travessa Piedade, 651, bairro do Reduto), de segunda a sexta-feira, das 8h às 14h, e aos sábados, das 8h às 12h.
Os documentos necessários para a autorização do transporte do pescado são: declaração das Prefeituras autorizando a compra do pescado, contendo o nome do transportador (motorista), RG, número da Carteira de Habilitação e da placa do veículo, além da quantidade de peixe a ser comprada diariamente.
Atendimento especial
Devido à pandemia do novo Coronavírus, a Secon também coloca à disposição dos transportadores dos pescados, o serviço de autorização online, com a opção da entrega dos documentos através do e-mail dfmp.gtp@gmail.com ou ainda pelo whatsapp (91) 98470-5564.
Em relação aos horários de embarque e desembarque do pescado na Pedra do Peixe do Complexo do Ver-o-Peso, considerado o fluxo de comercialização da região Norte, devem ser realizados somente da meia-noite às 6h, durante o período da vigência do Decreto.
*Fonte: Agência ParáTRE-PA ALERTA PARA MUDANÇAS DE PRAZOS E SERVIÇOS AOS CANDIDATOS ÁS ELEIÇÕES MUNICIPAIS
O Tribunal Regional Eleitoral do Pará (TRE-PA) informou nesta segunda-feira (30) que cidadãos que pretendem se candidatar nas próximas eleições municipais, marcadas para o dia 4 de outubro, que o prazo de mudança de domicílio eleitoral e de filiação partidária será encerrado no próximo dia 4 de abril.
Devido à ocorrência da pandemia do novo coronavírus, o atendimento presencial nos cartórios eleitorais teve que ser suspenso. No entanto, o TRE-PA informa que recomenda-se a todos aqueles que desejam se lançar candidato às eleições no município onde ainda não são eleitores, que entrem em contato com sua Zona Eleitoral – podendo fazê-lo por telefone ou e-mail disponíveis no site do TRE-PA, para agendar o atendimento presencial, momento em que todas as medidas serão adotadas para que o serviço seja prestado com absoluta segurança à saúde.
Dúvidas podem ser esclarecidas pelo telefone (91) 3346-8037 (Ouvidoria), ou pelo e-mail ouvidoria@tre-pa.jus.br.
Por G1 pará
sábado, 28 de março de 2020
UMA NOTICIA BOA: PRIMEIRO PACIENTE DIAGNOSTICADO COM CORONAVÍRUS É CURADO EM BELÉM DO PARÁ
Após 14 dias de isolamento, o primeiro paciente diagnosticado com a Covid-19 em Belém, no dia 18 de março, teve a cura comprovada e anunciada na noite desta sexta-feira, 27. O paciente refez os exames e foi liberado pelos médicos e pela Secretaria Municipal de Saúde (Sesma).
O homem, de 37 anos, relatou ter sido muito bem atendido pela equipe de saúde da Sesma, agradeceu as orações e as mensagens de apoio e à Prefeitura de Belém pelo constante trabalho no combate ao novo coronavírus.
A capital registra nove casos positivos da Covid-19.
JUSTIÇA SUSPENDE CONCURSO PARA ANALISTA DA ÁREA JUDICIÁRIA DO TRE DO PARÁ
A Justiça Federal suspendeu o concurso para vagas do cargo de analista da área judiciária do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) do Pará. A decisão foi assinada na quinta-feira, 26, e acata pedido do Ministério Público Federal (MPF).
De acordo com denúncias de candidatos, houve violação de um dos envelopes com provas aplicadas em Santarém na manhã do dia 16 de fevereiro, segundo consta na ação do MPF, ajuizada no último dia 19.
“(...) inexiste dúvida acerca da ocorrência do fato noticiado, qual seja, a apresentação de pacote de prova com lacre violado no momento da realização da prova do certame, ante a prova documental robusta coligida [reunida] aos autos nesse sentido, notadamente as advindas da própria organização do certame – TRE”, registra na decisão o juiz federal Jorge Ferraz de Oliveira Junior.
Segundo a decisão, a probabilidade de que possa ter ocorrido ausência de sigilo do conteúdo da prova afronta os princípios da segurança e da transparência do ato administrativo.
Para o MPF, essa possibilidade de ter ocorrido vazamento do conteúdo da prova impõe a necessidade de anulação do concurso a partir da aplicação da prova, e outra prova deve ser aplicada em substituição. Este pedido do MPF aguarda análise da Justiça.
Quanto às vagas do cargo de técnico judiciário e às vagas ou ao cadastro reserva para outras áreas do cargo de analista diferentes da área judiciária, não são citadas nos pedidos da ação do MPF ou na decisão da Justiça Federal. O pedido de suspensão é referente apenas ao concurso destinado às vagas do cargo de analista da área judiciária.
Com informações do MPF
sexta-feira, 27 de março de 2020
Detran informa que 2ª via de CNH pode ser solicitada pela internet
Com o atendimento presencial ao público suspenso desde o último dia 23 de março, o Departamento de Trânsito do Estado (Detran) informa que o serviço de obtenção de segunda via de habilitação está disponível no site do órgão. Solicitando eletronicamente, é possível prevenir a propagação do novo coronavírus.
O cidadão que precisar pedir a segunda via de sua habilitação pode fazer o procedimento todo pela internet através do site do Detran. Os dados biométricos (imagens de fotografia, assinatura e impressões digitais) previamente coletados estão autorizados para reaproveitamento. Desta forma, o condutor poderá aguardar a chegada do seu documento em domicílio, nos prazos normais estabelecidos pelo órgão.
O Detran pede ainda que, neste momento delicado da saúde pública, é necessário que as pessoas fiquem em casa e evitem aglomerações. Por isso, obedecendo à Portaria 896/2020, do dia 20 de março, os demais serviços oferecidos pelo órgão continuam suspensos, até o dia 6 de abril, como pagamento de boletos, vistoria, atualização e pagamento de novas CNHs (Carteiras Nacionais de Habilitação), provas práticas e de legislação, atendimento pelas clínicas médicas e psicológicas credenciadas, assim como o atendimento nos Centros de Formação de Condutores (CFCs), além de outros serviços presenciais. (AP)
Tags
Municípios da região Metropolitana de Santarém planejam ações de prevenção à Covid-19
Os prefeitos dos municípios que integram a região metropolitana de Santarém, formada por Santarém, Mojuí dos Campos e Belterra, reuniram-se na tarde desta quinta-feira, 26, para planejar de forma integrada ações de combate e de prevenção ao novo coronavírus. As três cidades juntas possuem mais de 350 mil habitantes e têm forte ligação econômica e um fluxo intenso e diário de contato entre seus moradores.
Nélio Aguiar (Santarém), Jailson Costa (Mojuí) e Jociclélio Macedo (Belterra) reuniram no gabinete do Palácio Jarbas Passarinho. Na pauta, a intensificação das ações que estão em andamento, como o isolamento e distanciamento social; discussão em torno dos impactos na economia e o planejamento para pedido de ajuda junto aos governos estadual e federal. Os prefeitos também decidiram intensificar o isolamento vertical, que é voltado para os grupos de risco como idosos e gestantes.
“Serão mantidas as medidas preventivas de combate como isolamento social. Também vamos trabalhar o isolamento vertical, focar nos grupos de riscos: idosos e grávidas”, explicou Nélio Aguiar.
Para o prefeito Jailson Costa, o diálogo entre as três prefeituras é importante para o fortalecimento das ações de prevenção ao novo coronavírus. “Temos uma ligação cultural e econômica muito forte. Somos de uma mesma região. Vamos planejar juntos a proteção de nossa população e a busca por ajuda financeira”, argumentou Costa.
O prefeito de Belterra pediu a compreensão da população em algumas ações, mas destacou que elas são executadas para evitar consequências drásticas no futuro. “Muitas ações podem não estar agradando a todos, mas elas são pensadas para o bem da coletividade e, certamente, evitarão maiores prejuízos no futuro”, argumentou Macedo.
Os prefeitos traçaram ainda estratégias de busca de socorro econômico, principalmente, para aos autônomos, micros e pequenos empresários. “A expectativa é de que possamos ter apoio do governo do estado e do governo federal, principalmente, voltada para os autônomos, e micro e pequeno empresários. Um dos remédios seria uma linha de crédito e de apoio às suas atividades. Também pensamos em nossas finanças municipais, pois a queda na arrecadação causará impactos negativos”, explicou Nélio Aguiar.
fonte: Alailson Muniz Agencia Santarém de Noticias
NO PARÁ, MAIS DE 1 MIL PRESOS ESTÃO ENTRE OS GRUPOS DE RISCO DA COVID-19
Mais de 1.120 internos do sistema penitenciário do Pará estão no grupo de risco do novo coronavírus. Segundo a Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap), dos 20.744 internos, 1.126 fazem parte dos grupos de risco.
O grande número de presos em uma cela gera preocupação em relação a disseminação do vírus dentro das unidades prisionais. Mas, de acordo com a secretaria, não há casos suspeitos de covid-19 entre agentes penitenciários, e nem entre os detentos.
Os presos que estão nos grupos de risco, foram colocados em celas separadas e estão sendo monitorados.
Confira a nota:
A Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap) informa que até esta quinta-feira (26), o Pará não apresenta nenhum caso do novo Coronavírus dentro das unidades prisionais do estado.
Atualmente, o Pará custodia 20.744 internos. Há 1.126 no grupo de risco de contágio ao novo coronavírus, que já estão em alas separadas nas cadeias. Tanto na região metropolitana de Belém, como no interior do estado há uma unidade para receber os novos presos e uma destinada a receber casos suspeitos ou confirmados de covid-19.
Fonte: UOL
Confira a nota:
A Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap) informa que até esta quinta-feira (26), o Pará não apresenta nenhum caso do novo Coronavírus dentro das unidades prisionais do estado.
Atualmente, o Pará custodia 20.744 internos. Há 1.126 no grupo de risco de contágio ao novo coronavírus, que já estão em alas separadas nas cadeias. Tanto na região metropolitana de Belém, como no interior do estado há uma unidade para receber os novos presos e uma destinada a receber casos suspeitos ou confirmados de covid-19.
Fonte: UOL
quinta-feira, 26 de março de 2020
Justiça concede liminar favorável à Prefeitura para que embarcações não atraquem no porto da CDP
A Justiça concedeu, nesta quarta-feira (25), liminar favorável à Ação Civil Pública ajuizada pela Prefeitura de Santarém em face da Companhia Docas do Pará (CDP), visando o cumprimento de medidas urgentes para conter a propagação da Covid-19 no município. Dessa maneira, está proibida a atração de navios e embarcações vindos de outros estados, além de navios de passageiros estrangeiros – popularmente conhecidos por transatlânticos.
- De acordo com a liminar concedida pelo juiz da 6ª Vara Cível e Empresarial da Comarca de Santarém, Claytoney Passos Ferreira, a CDP deve proceder à imediata suspensão de autorização para atracação de embarcações interestaduais e navios estrangeiros de passageiros, pelo prazo de 14 dias após a aproximação deste município, em um raio de 5 km, devendo seus ocupantes permanecerem em quarentena pelo prazo determinado, conforme recomendação da OMS.
Nesse período, caso haja suspeita de passageiros com Covid-19 à bordo, seja determinado ao comandante da embarcação/navio para que faça comunicação por telefone com a equipe da Vigilância Sanitária Municipal.
Há, também, uma determinação à CDP para que o comandante/responsável pela embarcação forneça alimentação e produtos de higiene que se fizerem necessários aos passageiros e tripulantes durante o período de quarentena.
Ultrapassado o período de quarentena, mediante inspeção prévia da Vigilância Sanitária e desde que não haja casos suspeitos à bordo, com os sintomas característicos da doença, deverá ser autorizada a atracação das embarcações.
O prefeito Nélio Aguiar comemorou a decisão, informando que medida semelhante já está sendo implementada no porto municipal, localizado no bairro da Prainha.
fonte: Agência Santarém de Noticias
CORPOS DE DOIS ADOLESCENTES SÃO ENCONTRADOS CARBONIZADOS NA REGIÃO DO CURUATINGA
Dois corpos foram encontrados carbonizados na quarta-feira (25) na comunidade Chapadão na região do Curuatinga. O local onde os corpos foram encontrados fica cerca de 90 KM de Santarém, no oeste do Pará.
De acordo com informações da polícia, as vítimas eram adolescentes e tinham idade entre 15 e 17 anos. Eles eram do município de Mojui dos Campos e estavam trabalhando em uma propriedade rural, área de assentamento agrário.
O delegado titular da Delegacia de Homicídios, Gilvan Almeida, esteve no local com investigadores para fazer os primeiros levantamentos sobre o crime. Um inquérito foi instaurado para investigar o crime.
Fonte G1 Santarém
COORDENADOR DA COMISSÃO ELEITORAL DA OAB/PA DEFENDE ADIAMENTO DAS ELEIÇÕES MUNICIPAIS
O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) até agora manteve o calendário eleitoral 2020 sem alterações, apesar da crise sanitária que o país enfrenta por causa da pandemia do novo coronavírus.
O coordenador da Comissão Eleitoral da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/PA), Alano Pinheiro, explica que já há duas proposições, uma para suspender as eleições municipais deste ano, prorrogar os mandatos de prefeitos e vereadores e realizar uma eleição geral em 2022, unificando com a eleição presidencial. A outra proposta é para adiar para 2021 o pleito eleitoral.
As eleições municipais para eleger prefeitos e vereadores estão marcadas para o dia 4 de outubro - primeiro turno -, e para os municípios com mais de 200 mil eleitores o segundo turno está programado para o dia 25, também de outubro.
A sugestão de alterar o calendário eleitoral apenas adiando a data, pode ser encarada, segundo o advogado paraense, como a alternativa mais sensata.
Para prorrogar os mandatos por mais dois anos de vereadores e prefeitos, explica Alano Pinheiro, precisa de alteração na Constituição Federal. Ele ressalta, que há grupos que defendem a realização de uma Assembleia Constituinte para atender a essa demanda.
O vice-presidente nacional OAB, Luiz Viana, já se posicionou publicamente sobre a impossibilidade de prorrogação dos mandatos por dois anos e, portanto, das eleições municipais de 2020
PEC no Senado propõe a prorrogação dos mandatos municipais até 2022
O senador do Piauí, Elmano Ferrer (Podemos) já apresentou a Proposta de Emenda Constitucional (PEC), propondo a prorrogação dos mandatos por por mais dois anos.
A OAB nacional não se posicionou oficialmente, apenas seu presidente expôs a posição pessoal. Porém, segundo o advogado paraense, a Comissão de Direito Eleitoral OAB-PA pretende se reunir para discutir a medida e publicar sua posição à sociedade paraense.
"Defendo que o processo de atos administrativos e oficias, que demandam aglomeração de pessoas, como realização de convenções partidárias e até registros de candidaturas com segurança, tenham prazos estendidos pelo TSE", explica Alano Pinheiro.
Um dos prazo do calendário eleitoral em vigor, o da janela partidária para vereadores que pretendem mudar de partido, encerra dia 3 de abril. Pinheiro afirma que apesar de poder ser feito via on-line, há outros procedimentos que precisam ser presenciais, como realizar registro de candidaturas com segurança.
Portanto, o ideal seria expandir os prazo do calendário eleitoral. Ele defende que até seria viável uma proposta de realização da eleição municipal em dezembro, dependendo do comportamento da pandemia da covid-19. Caso não tenha reduzido a disseminação da doença de forma segura, o melhor é levar o pleito eleitoral para 2021. "Não vejo como realizar processo eleitoral este ano com segurança. É prudente a prorrogação do cronograma eleitoral para que as eleições ocorrem em dezembro ou 2021", ressalta Pinheiro.
Como o TSE decidiu dia 19 de março manter o calendário das eleições 2020 até agora, na leitura do advogado paraense, a corte eleitoral tem um prognóstico de que é possível. "Mas, acredito que haverá mudança no calendário, seria sem dúvida o mais viável, quando a pandemia faz a curva decrescente", afirma.
No mês de abril, os ministros do TSE se reunirão novamente para nova análise sobre a manutenção ou adiamento dos prazos para o calendário eleitoral.
O próximo prazo que historicamente prevê grande aglomeração de pessoas é a data final para regularização do título eleitoral. Até o dia 6 de maio a Justiça Eleitoral recebe pedidos de justificativa por ausência em eleições anteriores, troca de zonas eleitorais, entre outros, que permitem aos eleitores com títulos cancelados resolver suas pendências para votar na eleição seguinte.
Fonte Roma News
quarta-feira, 25 de março de 2020
Cascão lava as mãos para se prevenir contra o coronavírus
Lavar bem as mãos com água sabão é a melhor maneira de se proteger do novo coronavírus e até o personagem Cascão, da Turma da Mônica, se rendeu à recomendação. Em uma imagem publicada nas páginas oficiais da Turma nas redes sociais, o personagem, conhecido por evitar contato com água e não gostar de limpeza, aparece acompanhado dos amigos em volta de uma pia e é avisado por todos que “Lavar as mãos salva vidas”.
Na legenda da publicação no Instagram, a equipe que elabora os quadrinhos explica que “lavar as mãos é a principal forma de se prevenir contra o novo coronavírus. E como a transmissão ocorre também por contato físico, quando as gotículas alcançam mucosas do olho, nariz e boca, o melhor é evitar beijos e abraços. Não é desprezo, é apenas proteção”.
Guia – Além da imagem, a Turma da Mônica também elaborou um guia sobre a doença Covid-19, com informações sobre proteção, contágio e desmentindo boatos sobre a pandemia.
Maurício – Criador da Turma da Mônica, o cartunista Mauricio de Sousa disse que a ideia de colaborar com a campanha partiu dele mesmo. E esta não foi a primeira vez que o menino Cascão decidiu encarar a sua arqui-inimiga, a água, por um bem maior.
Uma vez, a Organização Pan-Americana da Saúde lhe pediu o Cascão “emprestado” para uma campanha contra a mortalidade infantil na América Central, que ocorria em áreas muito pobres, pela falta de hábitos de higiene e saneamento básico.
“O Cascão não é rigidamente preso à aversão pela água. Ele só é como qualquer criança que não gosta de tomar banho facilmente. Eu sei porque eu também fui criança”, lembra o pai da Turma.
“Há um tempo, também houve uma grande inundação em Santa Catarina em que o Cascão entrou na água para levar víveres às casas isoladas, só com os braços levantados por cima da cabeça”, continuou.
Ações educativas – Neste momento em que o Brasil e o mundo todo estão preocupados com o avanço da epidemia, Mauricio garantiu que outras ações educativas envolvendo a Turma estão por vir.
“Agora, nós iremos inventar coisas novas que possam ser usadas para que todos passemos por esse período complicado de uma forma mais leve, mais alegre”, encerrou o quadrinista.
Fonte: jornal Extra
terça-feira, 24 de março de 2020
PETROBRAS REDUZ PREÇO DA GASOLINA EM 15% A PARTIR DESTA QUARTA
A Petrobras anunciou que vai reduzir em 15% o preço da gasolina em suas refinarias a partir desta quarta-feira, dia 25. A redução acumulada dos preços do combustível este ano é de 40,5%. Em relação ao óleo diesel, não haverá alteração.
A decisão da estatal vem na esteira da forte desvalorização que o petróleo vem apresentando no mercado internacional. No início do ano, ele era negociado a US$ 66,36. Na última segunda, fechou a 27,59. No ano, a desvalorização da commodity é de 58,7%.
Com a queda do preço, petroleiras já avaliam reduzir projetos. De acordo com a consultoria Wood Mackenzie, elas irão cortar em cerca de 30% os investimentos em exploração e produção da commodity neste ano, estimados em US$ 75 bilhões.
Este cenário de perdas no preço do petróleo é reflexo da pandemia de coronavírus e seus efeitos na economia.
A China, segunda maior economia do mundo e epicentro dos casos de Covid-19, viu sua atividade industrial ser encolhida drasticamente nas últimas semanas por conta de paralisações e medidas de contenção para impedir o avanço da doença. Isso fez com que a demanda pela commodity diminuísse.
Mesmo com menos compradores, os países membros e associados da Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep) não chegaram a um acordo para reduzir a produção do produto. Com menos oferta, os preços poderiam ter quedas menos acentuadas.
Fonte Roma News
Notas de dinheiro podem espalhar o coronavírus. Saiba como se cuidar!
A OMS (Organização Mundial de Saúde) afirmou que as notas de dinheiro podem ajudar na disseminação do Covid-19, mais conhecido como coronavírus.
Sabemos que o dinheiro muda de mãos frequentemente e pode apanhar todo o tipo de bactérias e vírus”, afirmou um porta-voz da OMS ao jornal. “Aconselhamos às pessoas que lavem as mãos depois de mexer em notas e que evitem tocar na cara.” A Organização deixa ainda uma recomendação final: “Sempre que possível, é aconselhável que se utilize pagamentos contacless, para reduzir o risco de transmissão.”
O Banco da Inglaterra reconheceu que as notas "podem transportar bactérias ou vírus" e instou as pessoas a lavar as mãos regularmente.
Epicentro do coronavírus, a China começou a desinfetar e isolar as notas usadas como parte de seus esforços para impedir a propagação do vírus. A Coreia do Sul, hoje o país com o maior número de casos fora da China também está limpando as notas.
Os funcionários usaram luz ultravioleta ou altas temperaturas para esterilizar as contas, colocando-as novamente em circulação após terem sido seladas e armazenadas por até 14 dias.
Uma fonte do Banco da Inglaterra insistiu que não havia planos de fazer o mesmo no Reino Unido.
No entanto, a Organização Mundial da Saúde disse que o público britânico deveria ter cuidado ao manusear notas potencialmente infecciosas.
Como se proteger?
- A entidade recomendou que as pessoas lavem bem as mãos após mexer com as notas;
- Para evitar a propagação da doença, as pessoas devem usar tecnologia sem contato sempre que possível;
- Prefira cartão de crédito ou débito.
Fonte: Època Negócios
segunda-feira, 23 de março de 2020
SMT DIVULGA PORTARIA QUE DISPÕE DE ATENDIMENTO EXTERNO NO PERÍODO DE ENFRENTAMENTO AO COVID-19
Considerando a declaração de situação de emergência no Município de Santarém através do Decreto nº 095/2020-GAP/PMS de 16 de março de 2020, a Secretaria Municipal de Mobilidade e Trânsito (SMT), 16 de março de 2020, a Secretaria Municipal de Mobilidade e Trânsito (SMT), determinou por meio da portaria nº 0018/2020 de 20 de março de 2020, sobre o contingenciamento de horários de atendimento e funcionamento externo no prédio da SMT no período de validade das medidas de enfrentamento do covid-19 (coronavírus).
Diante do alto risco de contágio oferecido pela aglomeração de pessoas, a partir desta segunda-feira (23), o atendimento para o público será realizado das 08h até as 11h somente para situações URGENTES e INDISPENSAVEIS, para evitar aglomerações fica limitado o acesso ao público externo no limite máximo de 02 (duas) pessoas a serem atendidas por setor.
Ficam SUSPENSOS os serviços de emissões de documentos como cartões de Passe Livre, cartões de Estacionamento Especial de Portadores de necessidades especiais e declaração para emissão de alvará. Reuniões, visitas e estudos técnicos de qualquer natureza, salvo por motivo imperioso convocado pelo Secretário Municipal de Mobilidade e Trânsito também não serão realizadas durante este período.
No setor de manutenção estão suspensos os serviços de implantação de placas de sinalização, pinturas e similares e serviços de transferência e baixa de cadastros de veículos em geral, salvo comprovada a urgência.
Ficam AUTOMATICAMENTE PRORROGADAS pelo período de 15 (quinze) dias, as autorizações, ordens de serviço, licenças de tráfego, atestado de habilitação e similares, fornecidos por esta Secretaria, com vencimento programado para o período que compreende os dias 23 de março de 2020 até 06 de abril de 2020.
"Nós estamos tomando todas essas medidas através dessa portaria no sentido de diminuir o fluxo de pessoas procurando os serviços em nossa secretaria, visto que atendemos também um publico que está na zona de risco, que são idosos, portadores de deficiências e outros que vão em busca da emissão dos passes livre e cartões de estacionamentos, sendo que os mesmos devem ficar isolados em casa, com a suspensão dos serviços vamos contribuir com esse isolamento. Assim tão logo esperamos poder voltar com nosso atendimento normal a população, enquanto isso estão mantidos os serviços de Fiscalização de Trânsito e Transporte Público Municipal, serviços do BOAT, manutenção Semafórica, protocolo administrativo relacionando a defesa prévia, recursos administrativos de autos de infração, em virtude dos prazos pré estabelecidos pelo sistema Sistrânsito e liberação de veículos removidos pelos serviços de fiscalização desta Secretaria, nós pedimos que as pessoas possam ter compreensão e assim serão atendidas nesses serviços de acordo com o que determina a portaria", explicou o secretário de Mobilidade e Trânsito Paulo Jesus.
fonte: Agencia Santarém Noticias
CELPA FECHA AGÊNCIAS DE ATENDIMENTO PARA EVITAR DISSEMINAÇÃO DO CORONAVÍRUS
Atendendo a uma das principais recomendações do Ministério da Saúde para conter a disseminação do Coronavírus no Brasil, que é evitar espaços com aglomerações de pessoas, a Equatorial Energia Pará decidiu fechar, por tempo indeterminado, todas as agências e postos de atendimento presenciais a partir desta segunda-feira, 23, até que a situação esteja controlada.Com essa medida, a Equatorial Energia Pará reforça a seus clientes a orientação de solicitarem os serviços e atendimentos emergenciais pelos canais digitais de atendimento. Todos os canais digitais funcionam 24 horas por dia, 7 dias por semana e são gratuitos.O presidente da Equatorial Energia Pará, Marcos Almeida, reforça a importância de, neste momento, os clientes utilizarem os canais digitais da empresa. “Nós estamos atentos a todos os cuidados que os órgãos de saúde vêm recomendando. Por isso reforçamos que em nossos canais digitais estão disponíveis diversos serviços, que podem ser solicitados de forma ágil, sem que haja a necessidade de sair de casa. Vale também ressaltar que estamos priorizando a operação da rede elétrica para assegurar energia para todos, principalmente em hospitais e centros de saúde”, afirma Marcos.Relembre os canais digitais da Equatorial Energia Pará:
A Clara, assistente virtual, realiza serviços dentro do WhatsApp, em qualquer dia, em qualquer horário. Ela funciona com inteligência artificial e basta salvar o número (91) 3217-8200 no celular e chamar por mensagem de texto a Clara pelo WhatsApp.
Informa falta de energia
Solicitação de religação de energia
Consultar débitos
2ª Via de Conta (para o titular)
Código de barra para pagamentos
Aplicativo para smatphone
O aplicativo EQUATORIAL ENERGIA para smartphones pode ser baixado gratuitamente no Google Play (Android) e Apple Store (IOS).
Informar falta de energia
Consultar débitos
2ª Via de Conta (para titulares)
Código de barra para pagamentos (para quem não é titular).
Site
O site da Equatorial Pará funciona com uma Agência de atendimento online que permite realizar além dos serviços já disponíveis com a Clara e no aplicativo, mais de 20 tipos de serviços e consultas.
Solicitação de ligação nova
Troca de titularidade
Mudar data de vencimento
Solicitar fatura por e-mail
Central de Atendimento
Com ligação gratuita para todo o Estado, a Central atende em qualquer dia e qualquer hora, basta ligar para o número 0800 091 0196.
Para agilizar o atendimento em todos os canais é importante informar o número da conta contrato, CPF ou CNPJ do titular do imóvel, cadastrado na Equatorial Energia Pará.
Assistente Virtuak no WhatsApp
Vale frisar que, nesse momento, todos os esforços da Equatorial Energia Pará estão concentrados para manter o sistema elétrico funcionando com qualidade e continuidade, preservando um serviço essencial à população. A empresa tem adotado medidas para proteger tanto os colaboradores quanto os clientes, implantando ações de prevenção ao Coronavírus e seguindo as orientações dos órgãos de saúde mundial, nacional e local.
Fonte: Ascom/Celpa
Fonte: Ascom/Celpa
POLICIA JÁ PRENDEU HOMEM ACUSADO DE MATAR A ESPOSA EM BELTERRA
O eficiente trabalho da Polícia Civil desvendou em tempo recorde o assassinado de Sara Celione da Silva Menezes, de 36 anos, que foi encontrado morta dentro de um veículo na Estrada 5, às proximidades da Embrapa, no município de Belterra, no oeste do Pará, na manhã desta segunda-feira, dia 23.
Após investigação, a Polícia prendeu Pedro Paulo Ramos Menezes, de 41 anos, natural de Santarém – Pará, esposo da vítima.
Segundo informações, Pedro Paulo já tinha um histórico de violência por ciúme de sua esposa, e no domingo (22), à noite, após consumirem bebida alcoólica houve uma briga entre os dois e resultou nesse feminicídio.
Pedro Paulo foi levado para a Delegacia de Polícia de Belterra, onde confessou o crime e foi autuado em flagrante, sendo que após os trâmites será encaminhada à Penitenciária Silvio Hall de Moura. De acordo com as primeiras informações, durante o depoimento, o acusado disse que após um briga atingiu violentamente a companheira no pescoço e depois a levou no carro da família para as matas da Embrapa onde o corpo foi encontrado às 8 horas da manhã desta segunda-feira.
SAIBA MAIS: Sara Celione da Silva Menezes, de 36 anos, foi assassinada e seu corpo foi encontrado despido dentro de um veículo na Estrada 5, às proximidades da Embrapa, na manhã desta segunda-feira, dia 23 de março. Sara seria prestadora de serviço na residência de um político de Belterra.
Prefeito de Santarém anunciou a aquisição de oito ventiladores mecânicos para o Hospital Municipal e UPA 24h
O prefeito de Santarém Nélio Aguiar autorizou, nesta segunda-feira (23), a compra de oito ventiladores mecânicos, vindos do estado de Santa Catarina. Com a aquisição dos novos equipamentos, serão agora 23 ventiladores para reforçar a estrutura de atendimento no Hospital Municipal de Santarém Dr. Alberto Tolentino Sotelo e Unidade de Pronto Atendimento – 24 horas.
A Prefeitura, também, está trabalhando para garantir o reforço no abastecimento de Equipamentos de Proteção Individual (EPI’s) aos profissionais de saúde. “Estamos garantindo o abastecimento de EPI’s para proteger nossa equipe e prestar uma assistência de qualidade ao paciente, baseada nos protocolos de saúde”, informou o diretor do HMS e UPA 24, Silvério Cardoso.
Em virtude de alguns produtos já estarem em falta no mercado local, o gestor santareno explicou que o município está buscando sanar essa deficiência, buscando fornecedores de outras cidades.
“Estamos com um problema em relação ao fornecimento, alguns produtos já estão em falta no mercado local, mas nossa equipe está trabalhando, inclusive, fazendo contato com fornecedores de todo o Brasil, para que a gente consiga abastecer nossas unidades de saúde”, salientou o prefeito Nélio Aguiar.
Além dos oito equipamentos já confirmados, o prefeito, também, solicitou, mediante ofício, à Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), 20 respiradores ao HMS. Segundo Nélio, tal solicitação se faz necessária, em virtude da quantidade de casos em análise no estado, devido à pandemia ocasionada pela Covid-19.
Mesmo sem casos confirmados em Santarém, a Prefeitura adotou uma série de medidas preventivas à pandemia do coronavírus (Covid-19). Confira quais são. No entanto, o isolamento social é a melhor prevenção e as medidas só surtirão efeito se a população se conscientizar e colaborar. Fique em casa.
fonte Agencia Santarém de Noticias
zap da denuncia (93) 99160-4982
Caminhão que transportava carga de Álcool em Gel é roubado na Pa 151
Uma carga de álcool em gel foi roubada na rodovia estadual PA-151, na região do Baixo Tocantins, próxima ao município de Mocajuba. O produto era destinado a atender uma rede de drogarias nas cidades de Mocajuba, Baião e Cametá, no estado.
De acordo com a empresa, os ladrões cercaram o veículo e obrigaram o motorista a desviar a rota, parando em um local afastado. Lá, os criminosos vasculharam a carga com o álcool em gel e máscaras de proteção, carregando as caixas para a carroceria de uma caminhonete, e em seguida fugiram. O caminhão foi deixado em um atoleiro.
A Polícia Civil, em Mocajuba, investiga o roubo a carga de álcool. E a empresa dona da rede de farmácias tentar repor o estoque.
zap da denuncia (93) 99160-4982