Duas pesquisas tiveram sua divulgação suspensa pela Justiça Eleitoral; confira
Em ano de eleições municipais, a corrida eleitoral gera controvérsias e pode causar problemas sérios aos candidatos.
No município de Rurópolis, recentemente duas pesquisas eleitorais foram impugnadas por não obedecer a todos os critérios estabelecidos em lei, devido a diversas inconsistências, tais como: ausência de registro regional em Conselho do estatístico responsável pela pesquisa, distorção dos critérios demonstrados em plano amostral, no tocante ao percentual errôneo referente à faixa etária dos eleitores, ausência de alguns campos para coleta de dados e desconsideração de categorias de escolarização dos eleitores.
Ambas as pesquisas tiveram sua divulgação suspensa pela Justiça Eleitoral.
A pesquisa n° PA-06948/2024, realizada pela Destak Publicidade, demonstrava o pré-candidato Zé Filho da Farmácia (PP) à frente da corrida eleitoral, com 61% dos votos.
A pesquisa citava também os nomes de Neném da Serraria (MDB), Patrícia Cavichioli (Avante), Marcelo da Piçarreira, Elias Zanetti, Capixaba, Canela e Zé Paulo.
Por outro lado, a pesquisa n° PA-09138/2024, realizada pela empresa MB Braga, teve a divulgação suspensa antes mesmo da publicação dos resultados.
Confira a decisão da Justiça Eleitoral:
Em ano eleitoral ressalta-se a importância de eleições transparentes e livres de fake News, para que os eleitores possam ter clareza ao escolherem seus candidatos.
Colaborou: Andrean Henrique Castro
Fonte: O portal RDN é um site de notícias de Santarém e região oeste do Pará
Nenhum comentário:
Postar um comentário