quarta-feira, 13 de março de 2024

EM ALENQUER: PESQUISA APONTA ATUAL PREFEITO TOM SILVA LIDERANDO COM FOLGA PARA A REELEIÇÃO

 

O  instituto de pesquisas, Doxa realizou a primeira pesquisa de 2024 no com intenção de votos para Prefeitura de Alenquer-Pá, a pesquisa foi registrada na Justiça Eleitoral neste ano. 

O objetivo do instituto foi ouvir a opinião dos eleitores sobre o atual cenário político de 2024 no município. Onde foram feito uma coleta de 400 pessoas, no período de 07 a 10 deste mês de março de 2024, incluindo a zona urbana e rural do município.

A pesquisa está registrada sob nº PA-01828/2024. A margem de erro é de 4.9 pontos percentuais, para mais ou para menos do resultado encontrado na pesquisa.

Em Alenquer, o atual prefeito, Tom Silva (MDB), é candidato à reeleição. Além das questões eleitorais, a Doxa também avaliou o desempenho do prefeito, do governador Helder Barbalho (MDB) e do presidente Lula (PT).

Na espontânea, em que não se apresentam os nomes dos pré-candidatos, os números da pesquisa mostram, ainda, um quadro eleitoral muito aberto. Os votos flutuantes (somatória de brancos, nulos e indecisos), aparecem com índice alto, 78,1%.

Quanto aos nomes citados, o prefeito Tom Silva aparece na frente com 15,8%. O segundo colocado é o ex-prefeito Dr. Farias, que vem com 2,3%. Dr. Osvaldo teve com 1,3%; Áurea Nina, 0,8%; Josino Filho, 0,5%. Juscelino, Mauro Bastos, Neto Piloto e Roberto Moreira aparecem com 0,3% cada.

Estimulada

Na pesquisa estimulada, em que se apresentam os nomes dos pré-candidatos aos entrevistados, Tom Silva cravou 34,8%. Quase o dobro do 2º colocado, o ex-prefeito Dr. Farias, que alcançou 18,8%.

Sarraf vem em seguida com 11,3%; Mauro Bastos obteve 4,8%. Áurea Nina e Josino Filho ficaram empatados com 4,0%, cada. Os votos brancos, nulos e indecisos somam 22,3%.

Rejeição

Quando se trata de rejeição, o ex-prefeito Dr. Farias, segundo a Doxa, aparece como o mais rejeitado entre os candidatos à Prefeitura de Alenquer. Somou 12,3% de citações.

Tom Silva vem em seguida, com rejeição de 8,2%. Áurea Nina, 7,8%, aparece em 3º. Josino Filho somou rejeição de 6,3%, enquanto que Mauro Bastos 4,0% e Sarraf 2,5%. Outros 51,7% não rejeitam nenhum dos candidatos.

Expectativa de vitória

A expectativa de vitória mede-se com a seguinte pergunta:

— Independentemente em quem você votou, quem você acha que vai ganhar essa eleição em Alenquer?.

O resultado mostra uma expectativa alta em Tom Silva. 46,0% acreditam que o atual prefeito vai ganhar a eleição deste ano.

Por outro lado, apenas 13,0% consideram que o vitorioso será o Dr. Farias; Sarraf é acreditado por 1,8%; 1,0% acham que Mauro será o vitorioso e 0,5%, Áurea Nina.

Gestão Tom Silva

Quando se trata da aprovação/desaprovação da maneira como o prefeito Tom Silva vem administrando o município de Alenquer, os números mostram que 72,6% dos eleitores aprovam o atual governo. A desaprovação é de 24,2%. Outros 3,2% não se manifestaram.
A Doxa também avaliou os governos Helder e Lula. 82,0% dos eleitores disseram que aprovam o governo de Helder, enquanto 12,5% desaprovam. Já o governo de Lula está sendo aprovado por 54,8% dos eleitores de Alenquer. A desaprovação é de 39,5%.

Análise dessa pesquisa feita pelo cientista político Dornélio Silva:

“O atual prefeito, Tom Silva, que busca a reeleição, sai na frente dos demais competidores nesta primeira pesquisa de intenção de votos para Prefeitura de Alenquer na disputa eleitoral deste ano. Tom Silva tem uma vantagem considerável do segundo colocado, o ex-prefeito Dr. Farias.

Os demais competidores aparecem com índices baixos de intenção de voto, mostrando uma tendência de polarização entre o atual prefeito Tom e o ex-prefeito Dr. Farias.

Ao se analisar do ponto de vista da intenção de voto com a rejeição, verifica-se o seguinte: ao subtrair a intenção de voto de Tom Silva com a rejeição, o atual prefeito obtém um saldo positivo de 26,6 pontos. Por sua vez, Dr. Farias, ao fazermos a mesma operação, fica com um saldo positivo de 6,5 pontos.

Isso significa que o pontencial de crescimento é bem maior de Tom. Já de Dr. Farias o seu crescimento vai ser pequeno. Vamos aguardar os próximos movimentos desse cenário eleitoral. Iremos acompanhar passo-a-passo.”

Fonte: Instituto Doxa

Nenhum comentário:

Postar um comentário