A PF (Polícia Federal) deflagrou nesta 5ª feira (8.fev.2024) uma operação contra Jair Bolsonaro (PL) e aliados por suposta tentativa de golpe na gestão do ex-presidente. A Justiça determinou que o ex-chefe do Executivo entregue seu passaporte para a PF.
Os alvo são:
O próprio ex-presidente Bolsonaro que tem o prazo de 24 horas pra entregar seu passaporte
Valdemar Costa Neto, presidente do PL;
General Augusto Heleno, ex-ministro do GSI (Gabinete de Segurança Institucional)
Ex-ministro Anderson Torres
Walter Braga Netto (PL), candidato a vice-Presidência do ex-presidente
Ex-ministro da Defesa Paulo Sérgio Nogueira.
Os agentes cumprem 33 mandados de busca e apreensão, 4 mandados de prisão preventiva e 48 medidas alternativas, como a proibição de manter contato com os demais investigados, a proibição de se ausentarem do país, com entrega dos passaportes no prazo de 24 horas e suspensão do exercício de funções públicas. As buscas são realizadas no Amazonas, Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Ceará, Espírito Santo, Paraná, Goiás e no Distrito Federal. As medidas judiciais foram expedidas pelo STF (Supremo Tribunal Federal).
Em nota, a PF disse que a operação apura “organização criminosa que atuou na tentativa de golpe de Estado e abolição do Estado Democrático de Direito, para obter vantagem de natureza política com a manutenção do então presidente da República no poder”.
Nenhum comentário:
Postar um comentário