O município de Santarém,Oeste do estado do Pará, registrou da noite de sexta-feira (05), e parte deste sábado (06), 40% do volume de chuva esperado para todo o mês de janeiro, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Foram 80 milímetros de água e muitos transtornos e prejuízos à população.
A chuva forte e incessante causou inúmeros estragos em diversos bairros, principalmente na área da periferia da cidade, onde há relatos de casas inundadas pela força das enxurradas. Além disso, a chuva também deixou várias localidades sem energia elétrica em Santarém, Belterra e Mojuí dos Campos.
A concessionária de energia elétrica teve de aumentar o número de equipes de manutenção para atender a demanda das ocorrências nos três municípios que registraram falta de energia.
A chuva, que começou por volta das 22 horas de sexta-feira, durou mais de 12 horas, e foi suficiente para alagar ruas em toda a cidade, inclusive na área comercial.
Nesta tarde, o Inmet publicou um aviso de mais chuva para Santarém com previsão entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, além de ventos intensos (60-100 km/h). O órgão alerta ainda para o risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.
A chuva que caiu sobre o município foi causada pelas muitas instabilidades das chamadas ZCAS (Zona de Convergência do Atlântico Sul), que influenciam diretamente nos estados próximos à Linha do Equador, como o Pará e Amapá.
Até o início da tarde o aeroporto Maestro Wilson Fonseca permanecia fechado. O voo da Azul, que decolou ás 12:30 hrs procedente de Belém, após duas tentativas de pouso frustradas, retornou para a capital do estado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário