quinta-feira, 30 de novembro de 2023

URGENTE: Maduro pode invadir Guiana a qualquer momento e Brasil intensifica presença militar na fronteira

 

O Ministério da Defesa anunciou nesta quarta (29) que intensificou as ações de defesa na região da fronteira Norte do Brasil, acompanhando de perto a disputa territorial entre Venezuela e Guiana pela região de Essequibo. O aumento das tropas na área foi uma resposta ao pedido do senador Hiran Gonçalves (PP-RR), que solicitou o reforço das Forças Armadas em Pacaraima, cidade brasileira na fronteira com a Venezuela.

A região de Essequibo, administrada pela Guiana, é alvo da disputa com o governo de Nicolás Maduro devido principalmente à descoberta de jazidas de petróleo estimadas em 11 bilhões de barris. O líder venezuelano pretende anexar cerca de 160 mil km², representando cerca de 70% do território total da Guiana.

A tensão aumentou às vésperas do referendo convocado por Maduro para decidir sobre a criação de uma nova província chamada "Guayana Esequiba" em Essequibo.

Gonçalves ressaltou a garantia do ministro da Defesa, José Mucio, de reforçar a presença militar na fronteira, especialmente em Pacaraima, ponto estratégico para acessar Essequibo. O pedido visa assegurar a segurança dos brasileiros residentes em Pacaraima diante da proximidade do referendo.

A disputa entre Venezuela e Guiana por Essequibo data de 1966 e se intensificou em 2015, quando a ExxonMobil descobriu campos de petróleo na região. A Guiana baseia sua reivindicação em um laudo de 1899, estabelecendo as fronteiras atuais. Em contrapartida, a Venezuela alega que o território é seu, citando um acordo de 1966 com o Reino Unido.

O referendo de domingo (3) busca conceder a nacionalidade venezuelana a 125 mil habitantes de Essequibo. Enquanto a Guiana propõe a resolução do conflito na Corte Internacional de Justiça, a Venezuela busca uma solução negociada.

Gazeta do Povo





Governador do Amazonas quer cobrar Jeff Bezos sobre 'Amazon'; ENTENDA


O governador do Amazonas, Wilson Lima (União Brasil), parte para Dubai, nos Emirados Árabes Unidos, onde ocorre a Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas (COP) 28, com uma missão: cobrar a Amazon, de Jeff Bezos, pelo uso do nome.

“A Amazon usa o nome do Amazonas, usa o nome da Amazônia. Quanto é que a gente ganha por isso? A gente quer saber. Esse é um dos questionamentos que a gente vai fazer la na COP”, disse o governador a jornalistas na quarta-feira, 29. Segundo Lima, há uma reunião marcada com a Amazon “com objetivo de fechar uma parceria”.

Nesta quinta, Lima divulgou uma propaganda para envelopar melhor sua proposta a Bezos. O vídeo, recheado com imagens da Amazônia, diz: 

“Ah, Jeff, você já me viu do espaço, do foguete e até voando de helicóptero, mas ainda não me conhece de verdade. Eu sei que você é dono da Amazon e que temos muito em comum. Você distribui milhões de produtos e tem o maior parque de logística do mundo. Eu produzo ar puro para todo o planeta e tenho a maior biodiversidade da Terra. Se a sua empresa parasse, Jeff, muita coisa ia atrasar. E, se eu parasse, o clima ia esquentar. Se a sua empresa é a mais valiosa de todas, o meu valor é incalculável. E já que você usa o meu nome e eu nunca ganhei nada com isso, vem aqui me conhecer de perto, Jeff. Debaixo das minhas árvores vivem pessoas e, sem cuidar delas, é impossível cuidar de mim. Desce aqui, Jeff. A Amazônia está chamando você.” 

COP 28

A COP 28 começa oficialmente nesta quinta, 30, e prevê eventos até 12 de dezembro. Caso Lima consiga tirar algum dinheiro de Bezos, vai se abrir uma possibilidade de negócio para outros sete países. Bolívia, Colômbia, Equador, Guiana, Peru, Venezuela e Suriname também abrigam porções da floresta amazônica e do rio Amazonas. 

A Amazon foi nomeada inicialmente de “Cadabra”, mas o fundador optou por um nome com a letra A, a primeira do alfabeto, para encabeçar a lista de sites, organizada nos primórdios da internet em ordem alfabética.

Há também uma simbologia na referência ao rio Amazonas, o maior do mundo. Bezos esperava que sua loja de livros se tornasse a maior do mundo, o que de fato ocorreu antes de dar origem a uma das maiores empresas de tecnologia do planeta.

O Antagonista

AGORA: Lula exonera ministro do Turismo

 

Horas depois de divulgar sua agenda de trabalho, na Espanha, o ministro do Turismo, Celso Sabino, foi exonerado pelo presidente Lula (PT). Conforme decreto publicado no Diário Oficial desta quinta-feira (30), o deputado paraense indicado ao governo petista pelo União Brasil foi exonerado “a pedido”, mesmo exaltando nas redes sociais realizações de sua viagem internacional a Barcelona.

O agora ex-ministro chegou a negar ser apoiador do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), ao ser indicado à vaga no governo petista, em julho deste ano. E ressaltou ser amigo do presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira, e do líder do PT, o deputado paranaense Zeca Dirceu, filho do ex-ministro petista José Dirceu, este condenado no escândalo do mensalão.

O agora ex-ministro chegou a negar ser apoiador do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), ao ser indicado à vaga no governo petista, em julho deste ano. E ressaltou ser amigo do presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira, e do líder do PT, o deputado paranaense Zeca Dirceu, filho do ex-ministro petista José Dirceu, este condenado no escândalo do mensalão.
E quem o substitui é Carlos Henrique Menezes Sobral, nomeado ministro do Turismo até o dia 3 de dezembro.

Diário do Poder




quarta-feira, 29 de novembro de 2023

Itaituba: Acidente com vítima fatal na BR 230 entre Miritituba e Campo Verde km30

 

Na manhã desta terça-feira, 28/11/2023 por volta das 10h40min, a Polícia Militar foi comunicada de um acidente na rodovia transamazônica na altura do km 18 entre Miritituba e Campo verde, rapidamente os militares de serviço se deslocaram até o local do ocorrido,juntamemte com os militares, foi acionado também o resgate de Corpo de Bombeiros para a realização do resgate, o qual também foi realizado pelo guarnição de resgate da Empresa Via Brasil, a vítima se encontrava presa nas ferragens do caminhão que estava tombado. Após 2h,as equipes de resgate conseguiram retirar o corpo da vítima, Alex Sannder Camilo Toso, logo foi realizado oa devidos procedimentos com o intuito de reanimar a vítima com técnicas de "RCP" , mas sem êxito, a vítima veio a óbito,logo foi acionado a equipe do IML para a remoção do corpo.



Fonte: Blog do Junior Ribeiro e Polícia Militar 


PREFEITURA DE JACAREACANGA, AQUI OS TRABALHOS NÃO PARAM, OPERAÇÃO ASFALTO NA CIDADE.

 

Os trabalhos de asfaltamento estão a todo vapor no município com a chegada de mais material e trágus das chuvas, as equipes estão dando continuidade no cronograma estabelecido pelo prefeito Valdo e equipe técnica, através do engenheiro senhor Cleiton, e assim está sendo feito a aplicação asfáltica na Avenida dos produtores rurais juntando com a Av Haroldo Veloso, interligando ao bairro Bela Vista.
A cada quilômetro concluído a satisfação dos munícipes e visível por estarem sendo presenteados com uma realidade que antes era somente sonho, e com o empenho do prefeito Valdo hoje é uma realidade.
Se o povo está feliz, eu estou mais ainda, em nossa cidade se transformando cada dia mais, com de qualidade, além de estarmos avançando em todos os setores da administração, sempre pensando no bem estar do nosso povodisse Valdo prefeito.



Clemison Silva Lopes

Ex-jogador de seleção morre em grave acidente a caminho de funeral

 

O ex-jogador de futebol sul-africano Papi Khomane morreu no último fim de semana, vítima de um acidente de trânsito em Newcastle, na província de KwaZulu-Natal, na África do Sul, aos 48 anos.
Segundo o “Marca”, o ex-atleta estava a caminho de um funeral junto do tio e da mãe, que também faleceram devido ao acidente. O carro do jogador ficou completamente destruído.

O Orlando Pirates, último clube onde Khomane jogou, lamentou a morte do ex-atleta.

“Em nome do Orlando Pirates, transmitimos as nossas mais sinceras e profundas condolências à família Khomane e prometemos o nosso profundo apoio moral”, diz a nota.

Papi estreou no futebol no Jomo Cosmos, da África do Sul. Em 1998, se mudou para o Orlando Pirates, onde ficou até 2003. O ex-jogador se destacou como zagueiro e chegou a defender a Seleção Sul-Africana de 1998 a 2000, participando da Copa Africana de Nações.

CNN Brasil





terça-feira, 28 de novembro de 2023

COM UMA FACADA NO PESCOÇO, MENINA DE 14 ANOS MATA A PRÓPRIA IRMÃ DE 8 ANOS EM SANTARÉM

 

Após um trabalho minucioso de investigação da Polícia Civil, foi constado que o pai da menor morta na tarde dessa terça-feira em uma residencia localizada na rua Aramanaí, no bairro Maracanã em Santarém-Pá, NÃO foi o responsável pela morte da filha de 8 anos, o mesmo estava sendo investigado como suspeito.

Após o depoimentos de envolvidos que foi uma adolescente de 14 anos a responsável pela morte da irmã, uma menina de 8 anos que foi encontrada morta dentro de  em Santarém. Uma perfuração de faca foi identificada no pescoço da vítima.

O pai, Antônio Marcos Sanches da Silva, chegou a ser apresentado na Delegacia, mas depois foi liberado. Na saída, ele conversou com a imprensa. Em depoimento, a adolescente disse que matou a irmã em um momento de fúria. Ela vai ficar apreendida e será apresentada ao Ministério Público,por ser menor e 18 anos será encaminhada a uma casa de recuperação pra menores infratores.

Clemison S.Lopes/ Blog Pinga Fogo Tabloide 

'Minha casa, Minha vida': confira os 6 projetos aprovados em Santarém

Os seis projetos totalizam 1262 unidades habitacionais. Aprovação dos projetos foi anunciada nas redes sociais do prefeito de Santarém, Nélio Aguiar.

Ministro das Cidades Jader Filho com o deputado federal Henderson Pinto (à dir.), prefeito Nélio Aguiar e o médico Everaldo Martins Filho (à esq.) — Foto: Ascom do deputado Henderson Pinto

O sonho de conquistar a casa própria em breve passará a ser uma realidade para muitas famílias de Santarém, no oeste do Pará. Isso porque, o prefeito da cidade, Nélio Aguiar, anunciou que foram aprovados 6 projetos do Programa Minha Casa Minha Vida.


O anúncio foi feito pelo prefeito nas redes sociais. De acordo com o comunicado, os seis projetos aprovados totalizam 1262 unidades habitacionais.

Confira os Projetos aprovados

Uruará - 232 unidades;
Marajoara (antiga COHAB) - 250 unidades;

São José operário (Fases 1, 2 e 3) - Cada um com 240 unidades;
Mapiri - 60 unidades.

Ainda segundo Nélio Aguiar, a aprovação dos projetos também foi anunciada pelo próprio presidente Lula e pelo ministro das cidades, Jader Filho.

Nélio Aguiar conclui o comunicado informando que os próximos passos é dar início às obras para que as famílias santarenas sejam beneficiadas pelo projeto o quanto antes.

Fonte G1 Santarém 

Campanha 16 dias de ativismo pelo fim da violência contra a mulher é aberta em Santarém


Com a presença de representantes de toda a Rede de Proteção e Defesa à Mulher Vítima de Violência, aconteceu na manhã desta segunda-feira,27, no auditório do Ministério Público, a abertura da Campanha ‘16 dias de Ativismo pelo fim da violência contra a mulher’.

A campanha é uma mobilização global da sociedade civil e governo para o engajamento na prevenção e eliminação da violência contra mulheres e meninas.

O tema deste ano é, Basta! Violência contra à mulher, e é uma realização da Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social (Semtras), através do Núcleo de Políticas Públicas para Mulheres (NPPM), Centro Maria do Pará, Conselho Municipal dos Direitos da Mulher (CMDM), em parceria com toda a Rede de Proteção e Defesa à Mulher Vítima de Violência, Delegacia da Mulher (Deam), ParaPaz, Patrulha Maria da Penha, Abrigo de mulheres, Vara da Violência Doméstica, Promotoria da Mulher, Procuradoria da Mulher da Câmara.

Sidney Pomar Falcão, juiz titular da vara de violência doméstica de Santarém, avaliou como importante a iniciativa da realização da campanha.

“Quero parabenizar a iniciativa da Prefeitura, da rede, que ajudam nessa conscientização. A proteção a mulher e o combate à violência, traz proteção a família que é a base da sociedade. É importante essa conscientização para que não chegue ao judiciário esses casos", observou o juiz.

"Santarém é um dos poucos municípios do estado do Pará, que conta com uma rede de proteção e defesa da mulher tão completa, tão atuante. O Governo Federal sempre orienta as secretarias de assistência para a realização das campanhas e elas trabalham com toda a comunidade, durantes esses 16 dias iremos realizar importantes ações, lembrando da importância do empoderamento da mulher, da rede estar funcionando tão articulada e atuante e somar forças em prol dessa defesa da vida, da segurança para que as mulheres possam ser cada vez mais amparadas por todos nós", avaliou Celsa Brito, secretária municipal de Trabalho e Assistência Social, que também esteve representando o Prefeito Nélio Aguiar.

A campanha irá contar no dia 4 com a presença da Secretária de Estado das Mulheres, Paula Gomes, e equipe com os profissionais da rede e autoridades de Santarém e Municípios próximos, para falar sobre os trabalhos da rede de proteção e defesa da mulher, a programação irá encerrar no dia 11 de dezembro, às 18h, com uma blitz educativa, e a realização do ato simbólico do Laço Branco. 

Sobre a data

Historicamente, surgiu em 1991 por ativistas de diferentes países no centro da liderança global (ONU mulheres), com o intuito de promover debates e denunciar as várias formas de violência contra as mulheres no mundo.

A campanha começa dia 25 de novembro, que é o dia ‘D’ (dia internacional da não violência contra a mulher, e termina dia 10 de dezembro dia alusivo a declaração universal dos direitos humanos, denominado simbolicamente de dia do laço branco).

Cronograma de macros ações:

       Dia /Horário/ Local

        Ação / Público alvo

    Responsáveis

Dia 27 de Novembro / 9h

Auditório do Ministério Público

Abertura da          Campanha

16 dias de ativismo pelo fim contra a mulher

  • Rede de Proteção à mulher e autoridades

 

Núcleo da mulher e conselho dos direitos da mulher / parceria MP

Dia 28 de Novembro/ 14h

Sala multipiso do MP

(Imersão) Encontro dos Profissionais da Rede de Proteção à mulher

Núcleo da Mulher e Conselho da Mulher

 Dia 30 de Novembro/ 9h

Local: Plenarinho

 

 Capacitação dos Profissionais da saúde sobre a violência Doméstica

  • Profissionais das UBS

Núcleo da mulher

 

Dia 04 de Dezembro

Local: Centro Regional de Governo do Baixo amazonas 9h

 

 

Vinda da Secretária de Estado das Mulheres Paula Gomes e equipe com os profissionais da rede e autoridades de Santarém e Municípios proximos

 Núcleo da Mulher

Conselho da Mulher/ parceria Centro de Governo

 

 Dia 11 de Dezembro

 

Praça Anysio Chaves

18h

Blitz Educativa

Ato Simbólico do Laço Branco

- Profissionais da rede de Proteção

 

 Núcleo da Mulher Conselho Municipal da Mulher

 

 

Fonte: Ascom 
Prefeitura de Santarém

URGENTE: brasileiros são presos na Europa por suspeita de terrorismo

 

A polícia da Espanha prendeu dois irmãos brasileiros por suspeita de conspiração terrorista e envolvimento com o Estado Islâmico. As investigações são da Guarda Civil espanhola com a Agência da União Europeia de Cooperação Policial (Europol), em parceria com a Polícia Federal do Brasil e o FBI dos Estados Unidos por meio de cooperação internacional.

A dupla seria responsável por disseminar na internet propagandas jihadistas e manuais para assassinatos em massa. As prisões foram feitas na tarde desta segunda-feira (27) em Estepona, Málaga.

A Guarda Civil da Espanha divulgou que há ligação entre os dois brasileiros presos com outros indivíduos também investigados e detidos em países europeus por vínculo com terroristas islâmicos.

Segundo os investigadores, os brasileiros estavam em processo de radicalização na internet e usavam plataformas de mensagens instantâneas para mostrar apoio ao Estado Islâmico, com divulgação de material sobre atividades terroristas realizadas em diferentes localidades e manuais para confecção de explosivos.

A Polícia Federal informou à CNN que a ação ocorreu por meio de cooperação internacional envolvendo a PF, o FBI e autoridades espanholas.

Ainda não está definido se os brasileiros responderão pelo crime na Espanha ou se haverá pedido de extradição.

CNN Brasil



segunda-feira, 27 de novembro de 2023

JUSTIÇA CONCEDE ALVARÁ DE SOLTURA E REVOGA PRISÃO DO EMPRESÁRIO IVAN, POR FALTA DE PROVAS DAS ACUSAÇÕES DE ENVOLVIMENTO A MORTE DO EX-VEREADOR NO MUNICÍPIO DE TRAIRÃO-PÁ

 

Após ser acusado de participação de um homicídio no município de Trairão, onde a acusação recaia que seria o suposto mandante da morte do ex-vereador  Antônio Carlos Coelho (Toninho), que aconteceu no dia 11 de março de 2022.
O empresario Ivan das Graças Silva, constitui sua defesa jurídica através de seu advogado, em defesa de sua liberdade, que se encontrava com um mandado de prisão em aberto pois o mesmo estava em lugar não sabido, e na data de 23 de novembro foi publicado o resultado em seu favor com "HABEAS CORPUS LIBERATÓRIO COM PEDIDO DE LIMINAR. 
Acompanhe na integra o despacho em favor da liberdade do senhor Ivan das Graças Silva, que volta ao convívio da sociedade e logo estará de volta a suas atividades empresarial, a qual estava afastado, enquanto procurava provar sua inocência.
 

VOTO

A ação mandamental preenche os pressupostos e condições de

admissibilidade, razão pela qual a conheço.

É inequívoco que a cautelar preventiva deve ser decretada como garantia da

ordem pública, da ordem econômica, por conveniência da instrução criminal, ou

para assegurar a aplicação da Lei Penal, quando houver prova da existência do

crime e indício suficiente de autoria, conforme disposto no art. 312 do CPP.

Os impetrantes sustentam que a decisão que decretou a medida constritiva

carece de fundamentação idônea, sobretudo porque lastreada unicamente na

gravidade em abstrato do crime e conjecturas em desfavor do réu, desconsiderando

os bons predicados do paciente e ainda, que não há contemporaneidade nos fatos.

Insta salientar que a análise acerca da imperatividade da prisão cautelar,

deve partir do pressuposto de que a ordem constitucional vigente avoca como regra

geral o direito à liberdade de locomoção, de modo que a custódia do indivíduo deve

ser o último recurso a ser utilizado pelo poder público.

Ademais, é sabido que, pela sua própria natureza, a prisão processual,

enquanto medida cautelar, requer demonstração de urgência, exigindo-se a

contemporaneidade entre os fatos ensejadores da medida e os riscos que se

pretende com a prisão evitar.

Na hipótese, depreende-se dos autos que o delito ocorreu no dia

11/03/2022, tendo o coacto cumprido 30 (trinta) dias de prisão temporária entre o

período de 22/07/2023 e 21/08/2023, sendo posto em liberdade.

Ato contínuo, o julgador a quo decretou a cautelar preventiva do paciente no

dia 05/09/2023 considerando a prova da materialidade, os indícios suficientes de

autoria e a gravidade em concreto do delito.

Com efeito, o sistema processual penal brasileiro, após a edição da

Constituição da República de 1988, adotou o entendimento de que a regra é a

liberdade e a exceção é a segregação cautelar, logo, para o encarceramento

preventivo há que existir decreto judicial devidamente fundamentado, no qual seja

evidente a necessidade da medida, o que não ocorreu na hipótese em comento.

Na espécie, perlustrando detidamente a decisão combatida, verifico que

nada de concreto foi assinalado pelo Juízo singular para manter a prisão cautelar

do paciente, senão a gravidade em abstrato do crime contra ele imputado.

No entanto, importante ressaltar que não se admite a prisão cautelar sem a

demonstração em concreto do periculum libertatis do acusado, sendo irrelevante a

gravidade do crime abstratamente considerado, as suas repercussões negativas e

a necessidade de apresentar uma resposta à sociedade, sob pena de violação à

garantia constitucional da presunção da inocência.

Neste aspecto, inegável que a suposta prática delitiva em questão se reveste

de considerável gravidade, principalmente porque se trata de crime hediondo.

Todavia, observo que a decisão não aponta dados concretos para justificar a

indispensabilidade da extrema ratio e/ou elementos que demonstrem o receio

concreto de recidiva delituosa do insurgente.

Vale destacar por oportuno, que o colendo Superior Tribunal de Justiça,

reiteradamente, tem reconhecido o constrangimento ilegal da prisão baseada na

gravidade em abstrato do delito, conforme se verifica:

“HABEAS CORPUS. PRISÃO PREVENTIVA. ROUBO

M A J O R A D O . A U S Ê N C I A D E F U N D A M E N T A Ç Ã O

CONCRETA. ILEGALIDADE RECONHECIDA. 1. Apesar de

o paciente ter sido acusado da prática de crime de roubo

majorado, crime de natureza grave, a total falta de menção

aos fatos delitivos no decreto prisional, além da ausência da

indicação de elementos probatórios que indiquem a

necessidade da custódia cautelar como garantia da ordem

pública, por conveniência da instrução criminal ou para

assegurar a aplicação da lei penal, põe a nu a ausência de

fundamentação concreta para justificar a manutenção da

cautelar extrema. A justificação da prisão limitou-se à

gravidade genérica e abstrata do delito. 2. Habeas Corpus

concedido. (STJ - HC: 669176 SP 2021/0159859-0, Relator:

M i n i s t r o O L I N D O M E N E Z E S ( D E S E M B A R G A D O R

CONVOCADO DO TRF 1ª REGIÃO), Data de Julgamento:

14/09/2021, T6 - SEXTA TURMA, Data de Publicação: DJe

17/09/2021)”

Outrossim, a falta de contemporaneidade do delito imputado ao demandante

e a não ocorrência de fatos novos a justificarem a necessidade de segregação,

tornam a prisão preventiva ilegal por não atender ao requisito essencial da

cautelaridade.

Destarte, neste momento processual, não persevera a assertiva de que a

liberdade do paciente cause gravame à ordem pública, a instrução criminal ou à

aplicação da lei penal, mormente porque, por meio de consulta ao sistema

informatizado deste Tribunal, é possível constatar que se trata de réu primário, não

podendo se presumir que seja pessoa voltada à prática de ilícitos penais, ou que,

solto, irá conturbar a busca pela verdade real dos fatos e/ou se furtará das suas

responsabilidades penais.

Sendo assim, imperioso reconhecer que a decisão impugnada violou o

princípio insculpido no art. 93, inciso IX, da Constituição Federal, tendo em vista a

inexistência de fundamentação adequada para a manutenção da prisão cautelar do

paciente, impondo-se, portanto, a desconstituição de sua custódia preventiva.

Ante o exposto, CONCEDO A ORDEM em favor de IVAN DAS GRAÇAS

SILVA, brasileiro, união estável, empresário, portador da Cédula de Identidade RG

n° 5533772 - PC/PA e do CPF/MF nº 997.004.442-34, filho de Antonio Batista da

Silva e Iva Maria das Grças, residente e domiciliado na cidade de Trairão- Pará, na

Avenida Governador José Malcher, 1105, Bela Vista, CEP 68.198-000, para

revogar a medida preventiva em desfavor do paciente, expedindo o competente

alvará de soltura o qual deverá ser assinado pelo juízo de origem, incluindo-se os

dados no Banco Nacional de Mandado de Prisão, obedecidas as cautelas de estilo.

É como voto.

Desa. Eva do Amaral Coelho

Relato

domingo, 26 de novembro de 2023

Círio de Nossa Senhora da Conceição: fé, devoção e amor na 105ª edição

 

        

Mais de 200 mil devotos percorreram as ruas da cidade

Na manhã deste domingo, 26, Santarém se iluminou com a grandiosidade e a emoção da 105ª edição do Círio de Nossa Senhora da Conceição. Mais de 200 mil fiéis participaram desta celebração de fé, que iniciou às 7 horas e percorreu sete quilômetros, culminando na Catedral Metropolitana às 10h40. O tema deste ano, "Maria, Mestra da Fé e do Amor", ressoou nos corações dos devotos que acompanharam a emocionante procissão.

A partir da Igreja de São Sebastião até a majestosa Catedral Metropolitana, a cidade testemunhou uma demonstração de devoção, amor e gratidão. Os promesseiros, cumprindo suas promessas, expressaram suas emoções e agradecimentos por graças alcançadas. Doentes curados, sonhos realizados, lares abençoados - a jornada do Círio foi marcada por histórias tocantes e testemunhos de fé.

O Arcebispo de Santarém, Dom Irineu Roman, destacou a importância coletiva do Círio, ressaltando: "O Círio é feito por todos. Não é apenas um grupo, não é uma diretoria que faz o Círio. É cada um... O Círio também é um gesto de paz, uma paz que deve ecoar nos corações de todos. Uma paz pelo mundo."

Durante o percurso, 13 homenagens foram dedicadas à santa, simbolizando o amor e a devoção de diversas famílias que residem ao longo do trajeto. Os cordeiros, que se preparam com antecedência para participar ativamente da corda que guia a berlinda, testemunharam o poder da união e da devoção em sua jornada.

Ao final, na chegada à Catedral Metropolitana, as emoções transbordaram. Cansaço superado, calor suportado, dores vencidas e lágrimas de gratidão pintaram um quadro de fé e devoção inesquecíveis.

O prefeito Nélio Aguiar, acompanhado da primeira dama Celsa Brito, caminhou junto aos devotos e expressou sua emoção: "É um momento único em que sentimos a verdadeira essência da nossa cidade, unida pela fé e devoção. A prefeitura se organizou para garantir a segurança e a ordem, contando com equipes do SAMU, guardas de trânsito e agentes de limpeza, que prontamente atuaram para assegurar que tudo transcorresse em paz e segurança."

Assim, o Círio de Nossa Senhora da Conceição em Santarém transcendeu a religiosidade, tornando-se um símbolo de união, amor e esperança para todos os corações que se uniram nessa grandiosa manifestação de fé.

sábado, 25 de novembro de 2023

Prefeito Nélio Aguiar assina Ordem de Serviço para construção, reforma e ampliação de 17 escolas na região do Lago Grande

 

O prefeito de Santarém Nélio Aguiar assinou na manhã desta sexta-feira (24), a Ordem de Serviço para construção, reforma e ampliação de 17 escolas localizadas no Lago Grande, região de rios de Santarém. Os recursos para essas obras superam R$ 30 milhões (exatos R$ 31.554.006,24). Mais de 2 mil alunos serão beneficiados.

 

 

A cerimônia de assinatura ocorreu no auditório do Theatro Victória e contou com a presença da primeira dama e secretária de Trabalho e Assistência Social, Celsa Brito, secretário regional de Governo do Baixo Amazonas, José Maria Tapajós, secretária de Educação, Maria José Maia da Silva, Emir Aguiar (secretário municipal de Governo), Paulo Jesus (secretário municipal de Administração), Alberto Portela (secretário municipal de Mobilidade e Trânsito) e dos vereadores Didi Feleol, Júnior Tapajós, Jandeilson Pereira, Sérgio Pereira, Erasmo Maia e Andreo Rasera.

 

Cerca de 150 pessoas, entre elas, gestores das escolas contempladas, líderes comunitários e familiares prestigiaram a cerimônia.

 

 

Das 17 escolas anunciadas, 13 serão reformadas e/ou ampliadas, destas, quatro ainda ganharão quadra coberta, são elas: escola Marechal Humberto Castelo Branco (Vila Socorro), Nossa Senhora Aparecida (Araci), São Jorge (Enseada do São Jorge) e Sansão Bento Lourido (Vila Curuai).

 

Por outro lado, as comunidades de Água Fria de Cima, Boa Fé do Lago Grande, Cabeceira do Peré e São Mariano vão ganhar escolas novas, aumentando em 12 o número de salas das respectivas escolas, Bom Jesus, Boa Fé, Nova Aliança e São Domingos. 

 

 

Cerca de 2.200 alunos serão beneficiados. As empresas contratadas terão 6 meses para concluir as obras.

 

A gestora da escola Bom Jesus, comunidade Água Fria de Cima, descreveu a atual realidade da escola como precária. Segundo ela, a comunidade esperou 15 anos por esse momento.

 


"Hoje é o início de um sonho realizado, a comunidade esperou praticamente 15 anos por essa tão sonhada escola, e pra mim, como gestora, pra comunidade, é um sonho a gente deixar de trabalhar em barracões, embaixo de árvores e poder dar um conforto melhor para os nossos alunos, isso é muito gratificante, então a palavra é mesmo gratidão, gratidão à Deus e ao prefeito Nélio e sua equipe".

 

A secretária de Educação, Maria José Maia, parabenizou as escolas do Lago Grande e adiantou que em breve será a vez de escolas das regiões do Tapajós e Arapiuns.

 

"Eram 19, mas duas escolas das comunidades Murui e Bacabal deu deserto na licitação, a gente sabe a importância que tem a reconstrução de uma escola pra comunidade, a melhoria na estrutura física possibilita um ganho na aprendizagem com ambientes propícios para o ensino, então quero de antemão parabenizar as comunidades do Lago Grande e dizer que já estamos com as licitações em curso para o Arapiuns e Tapajós e brevemente teremos assinatura da Ordem de Serviço para escolas dessas duas regiões”, confirmou a secretária.

 

 

O prefeito Nélio Aguiar lembrou que, em 2017, quando assumiu o governo, a prefeitura não contava com recursos para tantos investimentos. Situação totalmente diferente de hoje.

 

"Em 2017, quando assumimos o governo, a prefeitura não tinha dinheiro sequer para pagar o salário em dia, quanto mais pra fazer investimentos, e nosso governo, com muita garra, muita determinação, conseguiu ter o equilíbrio fiscal e hoje, enquanto muitos municípios do Brasil estão em crise nós estamos aqui anunciando investimentos de mais de R$ 31 milhões de reais, isso demonstra que quando se governa com seriedade, com transparência, o dinheiro dá e ainda sobra. Eu fico muito feliz em poder estar fazendo esses investimentos em educação e mais feliz ainda em poder estar fazendo esses investimentos por todo o município de Santarém”, completou o gestor.

 

 

Confira a lista completa das escolas contempladas


ITEM COMUNIDADE TIPO DE OBRA EMPRESA VALOR (R$)

1 CABECEIRA DO MARCO REFORMA E AMPLIAÇÃO TEXAS 1.493.669,36

2 ÁGUA FRIA DE CIMA CONSTRUÇÃO DE ESCOLA

(05 SALAS DE AULA) MACHADO 1.541.793,93

3 BOA FÉ DO LAGO GRANDE CONSTRUÇÃO DE ESCOLA

(04 SALAS DE AULA) RECON 1.498.657,39

4 SOLEDADE REFORMA E AMPLIAÇÃO TUPAIU 1.720.153,23

5 LÍRIO DOS VALES

(CABECEIRA DO URUARI) REFORMA E AMPLIAÇÃO RECON 1.663.724,08

6 IGARAPÉ AÇU REFORMA E AMPLIAÇÃO RENOVAR 1.777.469,85

7 VILA SOCORRO REFORMA, AMPLIAÇÃO E

QUADRA ENPASA 3.970.804,91

8 ARACI REFORMA, AMPLIAÇÃO E

QUADRA TAPARI 3.418.316,90

9 NOVA ALIANÇA (CABECEIRA

DO PERÉ)

CONSTRUÇÃO DE ESCOLA

(01 SALA DE AULA) ECOSOLOS 766.700,27

10 CURUAI REFORMA E AMPLIAÇÃO PROJEÇÃO 1.824.905,12

11 ENSEADA DO SÃO JORGE REFORMA, AMPLIAÇÃO E

QUADRA NOVEL 3.117.900,17

12 INANU REFORMA E AMPLIAÇÃO ECOSOLOS 2.149.792,51

13 ARACURI REFORMA E AMPLIAÇÃO C. CORREA 1.692.813,97

14 SÃO MARIANO CONSTRUÇÃO DE ESCOLA

(02 SALAS DE AULA) ECOSOLOS 931.912,12

15 VILA NOVA DO URUARI REFORMA E AMPLIAÇÃO DPV 1.983.144,03

16 PIRAQUARA REFORMA E AMPLIAÇÃO TUPAIU 1.740.804,05

17 CURUAI REFORMA, AMPLIAÇÃO E

QUADRA MATOS 3.679.761,25

31.554.006,24