O mês de setembro é marcado pelos tradicionais desfiles cívicos em homenagem à Independência do Brasil - data celebrada em 7 de setembro. Em Mojuí dos Campos, a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), realizou nesta terça-feira (8), a primeira reunião para definição da data, do tema e participações no Desfile Cívico 2023, que será realizado no dia 6 de setembro, às 17h30.
Com o tema "Cidadania e Respeito: Eixos que fazem a educação", a programação conta com a participação de escolas públicas e privadas da zona urbana e da zona rural, além de projetos sociais da Prefeitura e a sociedade cívica, formada por órgãos e instituições religiosas. Além de pelotões, as bandas e fanfarras também ganharão destaque durante as apresentações no percurso, na Estrada de Rodagem.
A concentração do Desfile Cívico será às 17h30 em frente à Igreja Paz Church, no bairro Esperança. A abertura será às 18h00 e a dispersão será na Praça da Prefeitura, no Centro. A Semed organizou o ensaio geral para o dia 01 de setembro.
A reunião contou com a presença do prefeito Marco Antônio Lima, da secretária municipal de educação, Elizangela Bezerra, diretores de escolas e representantes de órgãos e instituições religiosas, que formam a sociedade cívica.
O desfile tem como objetivo celebrar a independência do Brasil, que foi proclamada por Dom Pedro I em 7 de setembro de 1822. Também é uma oportunidade para que os alunos e a sociedade cívica demonstrarem seu patriotismo e conhecimento sobre a história do Brasil, através de elementos, como os trajes tradicionais, bandeiras, faixas e símbolos nacionais, e marchando em formação pelo trajeto.
"O desfile cívico possui uma grande importância ao preservar a história e os valores nacionais, promover o patriotismo, além de educar as gerações mais jovens sobre a relevância do marco histórico da independência. A nossa programação será um sucesso e com isso estaremos contribuindo para a formação de cidadãos conscientes e participativos na construção do país", disse o prefeito Marco Antônio.
Texto de Adonias Silva e foto de Silvágner Grigório
Nenhum comentário:
Postar um comentário