A equipe do IGPM – Instituto Gestor de Pesquisa e Marketing, de Belém/PA, esteve em Rurópolis, ouvindo a opinião dos eleitores sobre as gestões do Governo Federal, Estadual e Municipal.
Foram entrevistados 652 eleitores nas zonas Urbana e Rural no período de 25 a 28 de abril/2023. A margem de erro é de 3 pontos percentuais para mais ou para menos dos resultados obtidos na pesquisa.
AVALIAÇÃO DO GOVERNO FEDERAL
Analisando o Cenário político de Rurópolis, dos 652 entrevistados, 49,54% aprovam o governo do Presidente Lula com ótimo, bom e regular. Um total 50,46% dos entrevistados acham ruim ou péssima a forma de governo do Presidente Lula.
AVALIAÇÃO DO GOVERNO ESTADUAL
Nesta pesquisa, o entrevistado foi perguntado: qual a análise sobre o Governo de Helder Barbalho?
Dos 652 entrevistados, 64,11% aprovam o Governo do Helder Barbalho, considerando ótimo ou bom o trabalho do governo, enquanto para 35,89% dos entrevistados acham o Governo Helder Barbalho ruim ou péssimo.
AVALIAÇÃO DO GOVERNO MUNICIPAL
Ao perguntar para o eleitor como ele analisava a administração do Prefeito Taká, a grande maioria, 80,37% dos eleitores aprovam o Governo do Prefeito Taká. Enquanto os que não aprovam o Governo do Prefeito Taká, corresponde a 19,63%.
ELEIÇÕES MUNICIPAIS 2024
ESPONTÂNEA
Na pesquisa espontânea, em que não se apresenta os nomes dos pré-candidatos aos entrevistados, o candidato Zé Filho lidera com 21,67 %, em 2º lugar o candidato Canela Fernandes aparece com 17,42%, em 3º lugar aparece a candidata Patrícia Cavichioli, com 5,92%, em 4º lugar o candidato Zé Paulo aparece com 3,52% das intenções de voto, em 5º lugar Anderson do Posto com 1,42%. Demais candidatos citados na pesquisa somaram 1,05% das intenções de votos. Não opinaram ou não decidiram seu voto representa 49 % dos entrevistados.
ESTIMULADA
Cenário 01
Na pesquisa estimulada, quando são apresentados aos entrevistados os nomes dos candidatos, o primeiro cenário mostra a preferência dos ruropolense pelos empresários Zé Filho e Canela Fernandes, a ex-secretária municipal Patrícia Cavichioli, o vereador Anderson do Posto e o ex-prefeito Zé Paulo, correm por fora.
Ficando assim o cenário: O candidato Zé Filho obteve 38,82% da preferência dos eleitores, enquanto o candidato Canela Fernandes aparece em 2º lugar com 32,08% das intenções, em 3º lugar aparece a candidata Patrícia Cavichiolli com 11,75%, em 4º lugar o candidato Zé Paulo aparece com 9,57%, e em último lugar o candidato Anderson do Posto com 7,78% das intenções de votos.
Cenário 02
Em outra simulação feita pelo IGPM (Instituto Gestor de Pesquisa e Marketing) mostra três potenciais nomes postulantes ao cargo de Prefeito de Rurópolis, obtendo a seguinte configuração somente com os votos válidos:
Em 1º lugar o candidato Zé Filho com 41% dos votos, em 2º lugar o candidato Canela Fernandes com 36,59% e em 3º lugar a candidata Patrícia Cavichioli com 22,41%.
Cenário 03
Em outra simulação feita pelo IGPM (Instituto Gestor de Pesquisa e Marketing) mostra apenas dois potenciais nomes postulantes ao cargo de Prefeito de Rurópolis, obtendo a seguinte configuração somente com os votos válidos:
Em 1º lugar o candidato Zé Filho com 54,74% dos votos e em 2º lugar o candidato Canela Fernandes com 45,26%.
Cenário 04
Em outro cenário, apenas com os nomes de Zé Filho e Patrícia, temos o seguinte resultado: em 1º lugar o candidato Zé Filho com 78,85% dos votos e em 2º lugar a candidata Patrícia Cavichioli com 21,15%.
Cenário 05
E no último cenário, mostramos a diferença entre os candidatos Canela e Patrícia, ficando assim: Em 1º lugar o empresário Canela Fernandes com 73,18% e em 2º lugar a exsecretária Patrícia Cavichioli com 26,82%.
REJEIÇÃO - EM QUEM VOCÊ NÃO VOTARIA PARA PREFEITO DE RURÓPOLIS
Quando se trata de rejeição, Zé Paulo é o mais rejeitado, aparecendo com 39,76 % de eleitores que não votariam nele de jeito nenhum. Patrícia Cavichiolli aparece com 18,11%, tecnicamente empatada com o candidato Zé Filho que marca 17,19 % de rejeição. Anderson vem em seguida com 14,83% de rejeição. Canela Fernandes é o menos rejeitado, ficando com 10,11% de citações.
Fonte: Portal Santarém
Nenhum comentário:
Postar um comentário