quinta-feira, 8 de dezembro de 2022

Ação cidadania emite 450 carteiras de Identidade em seu primeiro dia de atividades em Santarém

 

No feriado municipal desta quinta (8), também haverá atendimento para emissão do RG na ação.
O primeiro dia da ação de cidadania, realizado pelo Governo do Pará, que visa a emissão de 10 mil carteiras de identidade, atraiu um grande número de pessoas, dentre o público presente, muitos estudantes se mobilizaram para tirar o documento, um dos principais motivos é o período de matrículas e rematrículas na rede de ensino, Débora Freitas de 15 anos, exemplifica bem isso, ela vai precisar do RG para iniciar no Ensino Médio.
“Eu vou para o Ensino Médio no próximo ano e é melhor ter a carteira de identidade em mãos, porque facilita não só para apresentar na escola, mas também para que eu tenha acesso a outras possibilidades,como cursos e demais documentos que possam me ajudar", destacou a estudante.


E foi justamente pensando em um novo ano letivo, que as amigas Ingrid Bianca e Cecília Fonseca, ambas de 13 anos, também estiveram na ação. “Nós já havíamos tentado tirar a nossa carteira de identidade, porém era sempre muito difícil e demorado, e quando vimos que aqui, nós conseguiríamos no mesmo dia, a gente decidiu tirar, já que desde o início do ano, estávamos correndo atrás disso”, explicou Cecília.

Mas não foram só os adolescentes, o público que esteve nesse primeiro dia em busca da carteira de identidade, foi bem diversificado, como é o caso da dona Mirian Silva de Sousa de 59 anos, que teve seu antigo RG danificado. Ela que chegou às 7h e às 9h, já havia sido atendida e aguardava apenas para receber o documento, o que rendeu muitos elogios.
“Foi muito bom mesmo, vocês estão de parabéns, o rapaz que me atendeu teve paciência comigo, porque eu assino bem devagarzinho, tentei umas cinco vezes, mas mesmo assim ele me ajudou, me incentivou e foi muito educado.”

A ação de cidadania do Governo do Estado acontece em parceria com a Polícia Civil, com a o organização da Secretaria Regional de Governo do Oeste, além disso, conta com a parceria de diversos órgãos, como Prefeitura de Santarém, Câmara de vereadores, Prodepa, Secretaria de Estado de Justiça e Direitos Humanos (Sejudh), Esporte e Lazer (Seel) ,Estação Cidadania, dentre outros..



Alexandre Maduro, Secretário Regional de Governo do Oeste, ressalta que a ação será realizada por 15 dias seguidos. “Essa é uma ação realizada por determinação do governador Helder Barbalho, para que possamos zerar a fila de agendamentos. Vale ressaltar que serão 15 dias seguidos, onde funcionaremos de domingo a domingo, inclusive no feriado do dia 08, para atender a grande demanda existente".


A ação de cidadania para a emissão de 10 mil carteiras de identidade iniciou nessa quarta-feira (07) e segue até o dia 22 de dezembro. Os documentos necessários são: Certidão de nascimento ou casamento (com cópia), 2 fotos 3x4 atuais e comprovante de residência, outros documentos como CPF e carteira de trabalho podem ser inseridos na cédula, se o solicitante desejar. Lembrando que menores de 16 anos, precisam estar acompanhados dos pais ou responsável.

Fonte: Agência Santarém 

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