Então, por que a Globo ainda perde dinheiro com a Copa? Basicamente, porque a conta nunca fechou. A publicidade não paga a conta de direitos.
A principal razão são os altos custos dos direitos de transmissão. Os direitos que a Fifa cobrava no Brasil estavam entre os mais caros do mundo. Acima do nível de países europeus. O valor atual é de US$ 90 milhões por ano, o equivalente a quase R$ 500 milhões anuais, encarecidos por uma cláusula que garante exclusividade para a emissora.
Além dos direitos, existem ainda custos de produção e transmissão. Envio de equipe, hospedagem, alimentação e contratação de infraestrutura para enviar o sinal ao Brasil. A Globo apertou o cinto nos custos que controla. Reduziu equipe e otimizou gastos. Mas alguns custos fogem de seu controle.
É o caso das comissões e impostos. Para cada real que a empresa fatura com publicidade, precisa pagar comissões de agências e impostos, o que reduz consideravelmente o valor final do faturamento com publicidade.
Poder 360
Nenhum comentário:
Postar um comentário