Aproximadamente 20 passageiros viveram momentos de terror quando faziam a viagem de Tapará para Santarém, no oeste do Pará. Isso porque a lancha que estavam apresentou uma pane, ficou descontrolada e acabou batendo em uma ribanceira.
De acordo com um passageiro, que preferiu não se identificar, a lancha saiu de Tapará por volta das 20h. Aproximadamente 1h após a saída, o motor começou a aparentar falhas a fazer um barulho estranho, que chamou atenção do comandante.
Foi identificado um vazamento de água muito forte, e os motores já estavam submersos na água. O motor foi desligado e os tripulantes tentaram consertar, o que não deu certo.
“Ligaram para alguém e essa pessoa levou uma bateria nova. A lancha funcionou e a viagem, mas o vazamento de água foi identificado em outro lugar. Tava entrando muita água, muito forte”, contou o passageiro.
Ainda segundo o passageiro, outras pessoas que estavam na lancha começaram a colocar coletes. Neste momento a parte traseira da lancha começou a afundar. A embarcação saiu desgovernada batendo em arvores, troncos e por fim batendo em uma ribanceira.
“Não sei se o comandante perdeu o controle ou se ele tentou tirar a lancha para a beira do rio, mas a lancha saiu desgovernada em altíssima velocidade e saiu passando por cima de tudo que aparecia, colidindo por fim com uma ribanceira”, disse o passageiro.
O passageiro ficou aliviado por ter conseguido se livrar do acidente junto com as duas pessoas que viajavam, mas ele acredita que o desfecho não seria o mesmo se a lancha estivesse no meio do rio.
“Pelo pouco que entendo de navegação, mas se fosse na área mais funda do Rio Amazonas, não teria dado tempo da gente se safar, não deu tempo de colocar nem o colete. Muito pânico, gritaria, as pessoas se desesperaram”, contou.
Além do susto, o passageiro teve ferimentos pelo abdômen, braço e um corte na perna. Já a outra pessoa que viajava com ele precisou ser levada para a UPA com suspeita de fratura em um dos pés.
Ao g1, a Capitania Fluvial de Santarém informou que não foi comunicada sobre o acidente e solicita que os passageiros compareçam à sede da Marinha, em Santarém, para prestar esclarecimentos e formalizar o registro do caso para que um inquérito seja instaurado e o caso seja apurado.
Fonte: G1 Santarém
Nenhum comentário:
Postar um comentário