quinta-feira, 31 de março de 2022

CELSA BRITO DESCOMPATIBILIZA DA SEMTRAS PARA CONCORRER A UMA VAGA NA ALEPA

 


Em uma cerimonia oficial na tarde dessa quinta-feira (31), a primeira dama de Santarém Celsa Brito deixou o comando da Secretaria de Trabalho e Assistência Social (Semtras), abecendo o calendário eleitoral para desincompatibilização de cargo público em tempo abiu para que então possa homologar o pedido de uma pré-candidatura, e como todos são conhecedores, a primeira  dama é pré-candidata a uma vaga na Assembleia Legislativa do Estado. Quem assumiu foi a psicóloga Sandra Santana, que na mesma cerimonia foi empossada como a nova titular da pasta.


“Em 2017, aceitei um dos maiores desafios de minha vida profissional que foi assumir a Semtras. Hoje, deixo a Secretaria com o sentimento de dever cumprido”, disse Celsa, em seu ultimo discurso como secretaria de assistência social. 

No comando da Semtras, Celsa Brito fez uma administração bastante premiada e de destaque. Ganhou o Selo Unicef, o prêmio Prefeito Amigo da Criança e o Migra Cidades. Expandiu os trabalhos da Secretaria para as regiões ribeirinhas do município, algo inédito e só em 2021 realizou mais de 740 mil atendimentos.

“Parece que o dia 1º de janeiro de 2017 foi ontem, mas de lá pra cá já se foram mais de 2 milhões de atendimentos, dezenas de obras e reformas, expansão dos trabalhos da Semtras para a zona ribeirinha; conquistas como os prêmios “Prefeito Amigo da Criança”, Migra Cidades, e o Selo Unicef, e no meio do caminho nos deparamos ainda com uma pandemia. Ao tempo em que me esforçava e me dedicava, Deus colocava mais desafios pela frente”, disse Celsa Brito em sua despedida.

Celsa Brito aceitou o convite do Governador Helder, com aval do Prefeito Nélio Aguiar seu esposo, para filiar ao MDB e concorrer a uma vaga na Assembleia Legislativa do Pará (ALEPA), e ela já cotada com uma das favoritas a representar Santarém e região Oeste do Estado na capital, como futura deputada Estadual, desbancando muitas candidaturas que não contavam com uma pário  forte, pois Celsa Brito.


Fonte: Blog Pinga fogo Tabloide

STF ACATA PEDIDO DO GOVERNADOR DO PARÁ E DERRUBA PENSÃO DE FAMILIARES DE EX-POLÍTICOS NO ESTADO


Nesta quinta-feira, 31, o Plenário do Supremo Tribunal Federal derrubou, por unanimidade, inúmeros decretos e leis do Pará que concediam pensões especiais e vitalícias para familiares de ex-políticos e ex-sindicalistas no Estado. 

Hoje, a ADF (Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental) 912 ajuizada pelo governador do Estado, Helder Barbalho (MDB), foi julgada como procedente pelo Supremo Tribunal Federal (STF). De acordo com o Governo, não há qualquer fundamento para pagamento de pensão especial para dependentes de ex-agentes políticos. 

Diante do exposto, o STF confirmou a inconstitucionalidade de leis estaduais do Pará que até então concediam pensões especiais a familiares e a ex-políticos paraenses, entre eles estão deputados federais, estaduais e vereadores, e também ex-sindicalistas e pessoas que prestaram serviços relevantes no Pará. 

O governador trouxe diversas decisões sobre o mesmo tema apresentado. Entre os expostos, o documento apresentado pelo Governo está um do ano de 2018, que declarou a inconstitucionalidade de normas que previam concessão de subsídio mensal vitalício para o ex-governador do Estado do Maranhão.

Segundo o relator do processo, ministro Alexandre de Moraes, a concessão do benefício gera impactos negativos ao erário, oou seja, o oposto ao que orientam os modelos constitucionais de previdência social. 

Alexandre de Moraes ressaltou ainda que a pensão pode ser considerada um tratamento privilegiado, o que discorda do modelo constitucional político-previdenciário, indo de contra os princípios republicanos, da isonomia, razoabilidade, moralidade e impessoalidade.

Mesmo com a decisão, o ministro alerta que os ex-beneficiários não precisarão devolver os valores que já foram recebidos até então. 

Crédito: Rosinei Coutinho/STF 

10 PESSOAS MORREM E OUTRAS 21 FICAM FERIDAS APÓS ÔNIBUS CAIR EM RIBANCEIRA

 


Um acidente gravíssimo com um ônibus deixou 10 mortos e 21 pessoas feridas na rodovia PR-090, no Paraná, na noite dessa quarta-feira (30)

O veículo que levava trabalhadores para uma empresa de papel em Telêmaco Borba, capotou em uma ribanceira na região de Sapopema. Além dos 10 mortos, 7 pessoas estão internadas em estado grave e outras 4 sofreram escoriações pelo corpo.

A suspeita é que o motorista do transporte particular perdeu o controle da direção e saiu da pista, caindo na ribanceira. No momento do acidente, algumas pessoas foram jogadas para fora do ônibus.

As identidades delas ainda não foram reveladas, mas a informação é de que elas são de regiões diferentes do país e iriam trabalhar na manutenção da fábrica.

Todos eram funcionários terceirizados da empresa Engemec que afirmou que está prestando toda assistência às vítimas e seus familiares. A causa do acidente ainda será investigada.

 Divulgação PRE

FAMEP e MPPA assinam Termo de Cooperação Técnica

 

A manhã de quarta-feira, 30 de março, contou com mais uma parceria para os municípios paraenses. O presidente da Federação das Associações de Municípios do Estado do Pará (FAMEP) e prefeito de Santarém, Nélio Aguiar juntamente com o Procurador-Geral de Justiça do Ministério Público do Estado do Pará (MPPA), César Bechara Mattar Júnior assinaram o Termo de Cooperação Técnica que tem como objetivo a melhoria de gestão através do intercâmbio de informações, documentos, apoio técnico-institucional e ações conjuntas de incentivo à implantação e aperfeiçoamento do Programa de Integridade (Compliance). 

A parceria, articulada pelo Promotor e Coordenador do Centro de Apoio Operacional de Defesa do Patrimônio Público (CAODPP) Lauro Francisco da Silva Freitas Junior e pelo assessor jurídico da FAMEP, Gianluca Alves, visa fomentar esforços mediante a divulgação de avisos, atas, contratos e demais atos administrativos relevantes, inclusive relacionados à execução orçamentária, pertinentes às contratações públicas, em todas as suas modalidades, incluído o Pregão, na forma eletrônica e presencial, realizadas pelos municípios paraenses, com o intuito de dar maior transparência ao uso do dinheiro público e facilitar o acesso, pesquisa e o acompanhamento do processo de compras de bens e serviços realizados pelo Poder Público municipal. 


O presidente da Federação destaca a importância de mais uma parceria realizada pela entidade “Esse Termo de Cooperação é fundamental para o intercâmbio de informações, documentos e de apoio técnico-institucional, necessários à eficácia da parceria, uma vez que, ambas partes visam realizar ações conjuntas de incentivo à implantação e aperfeiçoamento do Programa de Integridade no âmbito dos municípios paraenses”, frisou. 

Nélio ressalta ainda, a busca da prevenção da corrupção, do fomento a comportamentos éticos nas relações internas e nas estabelecidas com o setor público, além da valorização de uma cultura de transparência, prevenção e de boa governança em contratações públicas, resguardando sócios, o Poder Público e a coletividade contra atos de corrupção e de improbidade administrativa. 


Por esse motivo, o MPPA e a FAMEP, a fim de atender os preceitos fundamentais, a preservação do patrimônio público e a eficiência na prestação dos serviços, presando pela liquidez e transparência dos recursos orçamentários realizam essa importante parceria. 

A Federação já possui ferramentas que auxiliam a estes códigos tão importantes a administração dos municípios, à exemplo do Portal de Publicações, que visa dar publicidade, visibilidade formal e prática a todos os atos movidos pelo erário municipal, e do Portal de Compras Públicas, ferramenta elogiada pelo órgão judiciário. Todas essas ferramentas e serviços de gestão municipal são disponibilizados pela Entidade aos municípios filiados. 

 
Fonte: Ascom/Famep 

OS SUPERPODERES DE ALEXANDRE DE MORARES E O CASO DANIEL SILVEIRA


O Ministro Alexandre de Moraes é criticado por supostos excessos  ou abuso  na aplicação  da lei. Onde o ministro é  imparcial ou se distancia de outros interesses que não o da justiça? É o que veremos.

Moraes age muitas vezes no vácuo aberto por um Legislativo omisso. E não apenas omisso, mas irresponsável a ponto de se autoflagelar, transferindo atribuições que eram suas para o Judiciário. O resultado é esse desequilíbrio entre  um Judiciário cada vez mais empoderado, um Legislativo em crise e um Executivo refém de seus próprios defeitos.

Moraes conhece a lei e vai até o limite. O risco é em algum momento avançar uma fronteira cujo terreno já foi parcialmente violado por decisões antecedentes da Corte na arena politica. Isso não leva a outra coisa se não a um maior desequilíbrio entre os poderes.

O caso do deputado Daniel Silveira é emblemático de uma situação de encolhimento do Legislativo, de uma transferência consciente de poderes para o STF.

A ideia de prender o deputado dentro do Plenário da Câmara provavelmente não avançará, porque a única coisa que o Legislativo nunca abriu mão foi de proteger os seus.

Está na Constituição de 1988, artigo 53, que “os deputados e senadores são invioláveis, civil e penalmente, por quaisquer de suas opiniões, palavras e votos.” Por este principio, sequer caberia  prender o deputado em casa, como já ocorreu anteriormente. Mas o Legislativo se apequenou à medida em que o Judiciário entendia que caberia aos ministros não apenas cumprir a lei, mas interpretá-la.

A presença de Silveira no Plenário da Câmara, resistindo a colocação de uma tornozeleira, como determinou o ministro Alexandre Moraes, não significa, como vem pregando a mídia comprometida em incentivar a guerra entre os poderes, “uma crise institucional”.

Pelo contrário. É um refúgio, uma zona neutra onde o STF, ao menos em tese, não pode exercer seu poder sem a anuência do Legislativo.

Para finalizar, é bom lembrar que um Judiciário  sem limites é tão perigoso para a democracia quanto um Executivo sem freios.

Mais ao final da noite dessa quarta-feira o deputado Daniel Silveira resolveu voltar pra seu apartamento funcional e aceitar a decisão de Moraes, pois o descumprimento acarretaria em multa de R$ 5 mil reias, e bloqueio de suas contas bancarias, segundo informações do deputado  ele irá esperar a comunicação da policia federal sobre o local e hora para receba o mais novo acessório que o acompanhará para ser então monitorado, isso é Brasil. 

quarta-feira, 30 de março de 2022

NÚMERO DE NOVOS TÍTULOS ELEITORAIS POR ADOLESCENTE CAIU 82% NA ÚLTIMA DÉCADA, DIZ TSE

 

De acordo com dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), na última década, o número de adolescentes entre 16 e 17 anos que solicitaram o primeiro título de eleitor caiu 82%. Como comparativo, em 2012, 2.603.094 pessoas dessa faixa etária pediram o documento, mas ano, pelo menos até o dia 21 de março, o número de jovens que solicitaram foi de apenas 466.227.

Neste ano, estima-se que 96.325 meninas de 16 anos e 160.663 de 17 anos, assim como 69.002 de meninos de 16 anos e 140.237 de 17 anos se registraram para poder exercer o primeiro voto. O analista de enfrentamento à desinformação do TSE, Diogo Cruvinel, cita que a queda na adesão é motivada principalmente por mudanças na composição de idade da população nacional: “A gente avalia que o interesse por política não é um dos fatores. O jovem é bastante interessado por política, mas têm algumas situações relevantes. A pirâmide etária está se invertendo, a população está envelhecendo”, diz.

Porém, Cruvinel também avalia que há reflexos do enfrentamento ao coronavírus neste comportamento: “A Justiça Eleitoral sempre fez campanhas nas escolas, de atendimentos itinerantes para tirar o título. Devido à pandemia, as aulas presenciais ficaram a distância e as campanhas foram suspensas”, pontuou. Outro aspecto indicado pelo analista do TSE é que a busca pela emissão do título costuma ser maior durante anos de eleições municipais, principalmente devido à proximidade que a população costuma ter com os candidatos.

Embora o TSE não considere o desinteresse dos adolescentes um fator determinante para este resultado, para Jairo Nicolau, cientista político e professor da Fundação Getúlio Vargas, este é um fator que pesa na realidade da busca pelo direto ao voto: “De 1989 pra cá, vimos esse número cair bastante nessa faixa etária. Antes era algo perto de 70%, hoje chega a 40%, 30%, o que constata esse desinteresse. Os partidos estão bem envelhecidos, não há renovação etária, há dificuldade de diálogo e de atrair jovens para a militância. A expectativa dos jovens nessa idade também é muito diferente do que é debatido. Temas como diversidade, meio ambiente, mercado de trabalho e universidades não são prioritários”, avalia.

Incentivo virtual

Na semana entre 14 e 18 de março o Tribunal Superior Eleitoral promoveu a Semana do Jovem Eleitor para atrair este público, que terminou com 96.425 novos títulos para o público entre 15 e 18 anos. Ao todo, foram 4.387 mil títulos novos de jovens de 15 anos, que completam 16 anos até o primeiro turno das eleições; 22.934 mil para adolescentes já com 16 anos; 33.582 mil de pessoas com 17 anos; e 35.522 mil para pessoas com 18 anos.

O TSE avalia a semana como um sucesso, principalmente com o tuitaço organizado pelo próprio órgão com 88 milhões de menções na rede social e pelo engajamento espontâneo de diversos artistas, como Anitta, Luiza Sonza e o ator norte-americano Mark Ruffalo. O ministro Edson Fachin, presidente do TSE, defende que a presença da juventude nas eleições é necessária e fundamental para oxigenar a democracia: “Essa cidadania da juventude, no nosso modo de ver, é incompleta se ela não se transforma numa participação ativa no processo eleitoral. Por isso, campanhas de sensibilização, divulgação do calendário eleitoral para que, até 4 de maio, os jovens que completem 16 anos até 2 de outubro se inscrevam e, como eleitoras e eleitores, exerçam a cidade plena”, destacou.

Como solicitar o título eleitoral?

O pedido para tirar o título de eleitor pode ser feito pela internet, no portal do TSE (tse.jus.br). O interessado deve ir na aba “Eleitor e eleições”, clicar em “Autoatendimento do eleitor” e selecionar “Tire seu título”.

Agência Brasil

*PREÇO DO CRIME* PROJETO DE LEI DETERMINA QUE DETENTO PAGUE PELOS PREJUÍZOS CAUSADOS À VÍTIMA


De acordo com o Projeto de Lei 731/22, do Poder Executivo, disponível para votação em uma enquete no site da Câmara dos Deputados, o autor de qualquer infração penal, caso seja condenado de forma definitiva deve ser responsável por ressarcir todos os danos causados à vítima, assim como os custos de serviços prestados a ela pelo SUS (Sistema Único de Saúde). 

A proposta também propõe que o ressarcimento pode ser feito pelo desconto de até 25% do salário do condenado, mesmo que preso, ou ainda penhora dos recursos depositados na conta vinculada do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), até o limite de 30% do saldo. Porém, é garantido que o ressarcimento da vítima não deve recair sobre o seu patrimônio ou de seus dependentes, em nenhuma hipótese.

Outra mudança proposta pelo projeto é que, no caso de presos que usam tornozeleira eletrônica, estes sejam responsáveis por arcar com as suas despesas, incluindo as relacionadas com a manutenção da tornozeleira. Segundo a proposta original, a ideia seria fortalecer as garantias das vítimas de crimes por meio do ressarcimento de danos, técnica utilizada em outros países.

Caso o requerimento de urgência do projeto seja aprovado, ele será votado diretamente no plenário e caso seja aprovado, as novas regras entrariam em vigor 45 dias após a data de publicação da futura lei. Para mais informações, basta acessar a página da justificativa do projeto no site do Senado Federal

Com informações da Agência Senado 

DEPUTADO DANIEL SILVEIRA PASSA A NOITE NA CÂMARA PARA EVITAR PF E NÃO COLOCAR TORNOZELEIRA ELETRÔNICA

 


O deputado Daniel Silveira (União Brasil-RJ) iniciou a manhã desta quarta-feira, 30, na Câmara dos Deputados, em Brasília, pois ele passou a noite no local para não colocar a tornozeleira eletrônica, conforme determinado pelo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes na ultima sexta-feira, 25. Daniel passou a noite em seu gabinete, onde já chegou carregando um travesseiro, mas em seguida o deputado Luiz Lima (PL-RJ) chegou ao local carregando um colchão e a também deputada Carla Zambelli (PL-SP) levou água, travesseiro e mantimentos.

Na última terça-feira, 29, Moraes autorizou a Polícia Federal e a Vara de Execuções Penais do Distrito Federal a cumprirem a decisão dentro da Câmara dos Deputados, caso fosse necessário, mas Silveira declarou em discurso no plenário que não aceitaria o cumprimento.

Silveira é réu no Supremo por estimular atos antidemocráticos e ameaçar instituições e chegou a ser preso por divulgar um vídeo com ameaças a ministros do Supremo, mas foi liberado em novembro de 2021 com a condição de não se comunicar com outros investigados e ficar fora das redes sociais.
Porém, de acordo com a PGR, Silveira continua participando de eventos públicos para ameaçar a democracia, as instituições e ministros do STF, em especial Alexandre de Moraes.


 


terça-feira, 29 de março de 2022

FAMÍLIA DA EX-BBB NAIARA AZEVEDO É FEITA REFÉM DENTRO DE CASA NO PARANÁ

 

Nesta terça-feira, 29, a família da cantora sertaneja e ex-BBB22, Naiara Azevedo, teve a casa invadida por criminosos e foi feita de refém, no município de Farol, no Paraná.

Segundo informações do colunista Léo Dias, a mãe de Naiara acordou por volta das 6:00 horas para preparar o café da manhã quando foi surpreendida por três bandidos já dentro da casa.

De acordo com o tio da ex-BBB, Ademiro Azevedo, os assaltantes fugiram levando duas caminhonetes — uma Amarok V6 e uma S10.

A irmã da cantora, Natália, estava dentro da casa no momento do ocorrido e tentou golpear um dos criminosos com um soco, mas foi revidada. A família ficou mantida de refém por cerca de duas horas até que o último criminoso saísse da casa.

AUDIÊNCIA PÚBLICA ESCLARECE SOBRE AVANÇOS NA SAÚDE E PROPÕE SOLUÇÕES PARA CUSTEIO DO HMS


A Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) participou na tarde desta terça-feira, 29, de uma Audiência Pública, na Câmara de Vereadores, onde o Instituto Mais Saúde apresentou os avanços e a prestação de contas referentes à administração do Hospital Municipal Dr. Alberto Tolentino e da UPA 24 horas.

Para a secretária Vânia Portela, a Audiência Pública teve avaliação positiva. “Estamos aqui na casa do povo, acompanhando a prestação de contas do Instituto Mais Saúde, uma demonstração de transparência e de compromisso com a população. A Saúde sofreu prejuízos com a pandemia, mas os esforços não podem parar. O Instituto mostrou as dificuldades, mas, também os avanços que foram muitos apesar da pandemia. Como foi dito pelo vereador que solicitou a Audiência, o problema da saúde não é de hoje nem de ontem, é de décadas. O Hospital Municipal de Santarém é Regional e salva vidas em vários municípios, além de Santarém”, ressaltou Vânia Portela.


Entre os avanços, a secretária lembrou que o HMS recebeu tomógrafo computadorizado, novos equipamentos para o setor de UTI, reforma da unidade de obstetrícia, novo centro cirúrgico, Raio-X Digital, nova lavanderia, nova recepção, novo refeitório, realização de mutirões de cirurgias e a nova usina de oxigênio, entre outros.

A diretora do HMS e da UPA 24 horas, Cristiane Schwartz, respondeu aos questionamentos dos parlamentares e destacou que várias implementações foram realizadas nas unidades de saúde para reduzir custos e a superlotação. Informou ainda que as Unidades já receberam reformas e obras de ampliação. “Hoje, a UPA atende uma média de 10 mil pacientes e o HMS uma média de 4 mil pacientes por mês”, informou a diretora, acrescentando que o problema de financiamento da saúde pública é uma realidade em todo o Brasil.

Por sua vez, o vereador Ângelo Tapajós propôs a criação de uma Comissão para ir até aos governos estadual e federal e solicitar mais verbas para o custeio mensal do Hospital Municipal.
“Proponho a criação de uma comissão de vereadores para tentar solução para o problema, ir até o governo do estado e levar esse problema crônico. Para pedir aumento do repasse. E ir até o governo federal também”, propôs Tapajós.

O vereador Erasmo Maia disse que a união de forças deve acontecer para a busca de recursos que consigam sanar a fala de recursos na saúde pública. "Devemos unir forças pela saúde e buscar recursos. Quem tem deputado estadual ou federal em seu partido que possa solicitar emendas direcionadas a saúde e juntos irmos até aos governos, como proposto aqui, para conseguirmos um financiamento fixo e continuo para a nossa saúde, que sempre recebeu uma demanda regional", disse o parlamentar.
Presentes na audiência, a população em geral, Dra. Gyanny Dantas - Presidente da Comissão de Direito Médico da OAB, Aline Cunha, representante da Sespa, Carolina Neves - Representante da Comissão fiscalizadora do contrato com a OS Mais Saúde, Gabriela Durães - Gestora técnica do Mais Saúde, Dr. Oswaldo Veloso - Diretor Jurídico e Dr. Gilvandro Valente - Diretor Administrativo.

 Fonte Agência Santarém 

A FILIAÇÃO DE CELSA BRITO NO MDB CONFIRMA A DISPUTA POR UMA VAGA ALEPA

 

Celsa Brito uma mulher com um currículo invejável e tendo ao lado como seu conselheiro politico, seu marido e prefeito de Santarém reeleito Nélio Aguiar, que também foi eleito pela segunda vez presidente da FAMEP, e também é segundo tesoureiro da (CNM), Confederação Nacional dos Municípios, que também já foi deputado.

A filiação da primeira dama de Santarém aconteceu hoje (29), na capital do estado onde o presidente do MDB, Jader Filho abonou a ficha da mais nova filiada, que teve o aval do governador do estado Helder Barbalho, que fez questão de registrar em vídeo a satisfação em ter a senhora Celsa Brito como pré- candidata nas eleições de 2022, onde irá concorrer a uma vaga na Assembleia Legislativa do Pará (ALEPA), quem estava ao lado da esposa e muito satisfeito era o prefeito Nélio Aguiar que tem demonstrado muita sensatez e responsabilidade em conduzir a terceira maior cidade do estado do Pará, e hoje é um dos prefeitos de grande prestigio junto ao governador Helder.

A assinatura da ficha da nova filiada movimentou o cenário politico de Santarém e região, pois na certeza de uma vaga garantida na Assembleia Legislativa agora já se comenta nos bastidores qual será a colocação de Celsa Brito entre os eleitos.

Texto: Clemison S. Lopes  

CAPACITAÇÃO PARA IMPLANTAÇÃO DA PATRULHA MARIA DA PENHA É OFERTADA EM SANTARÉM


A Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social (Semtras), através do Centro de Referência Especializado de Atendimento á Mulher - Maria do Pará, participa nos dias 28 e 29 de março, no auditório da Promotoria de Justiça (MPPA), da capacitação para implantação da Patrulha Maria da Penha.

Participam da formação, policiais militares dos municípios de Belterra e Mojuí dos Campos e toda rede de proteção de Santarém.

“Santarém tem uma vara exclusiva de violência doméstica, no Pará temos 4 varas, sendo 3 em Belém e uma em Santarém, então a gente sabe que a patrulha é um instrumento muito eficiente para proteger a mulher que está com medida protetiva que continua correndo risco de morte. Esse serviço será um plus para a rede de atendimento que é bem fortalecida em Santarém. A partir do momento que tem essa capacitação a magistrada já pode inserir uma mulher nesse serviço, porque já vai ter a patrulha formada, aí o comando da Polícia Militar daqui irá definir quem são os policiais que irão executar esse serviço.”, disse a ministrante.

De acordo com a ministrante da capacitação, analista do Tribunal de Justiça do Estado (TJPA), Riane Freitas, esta é a última etapa para a implantação da Patrulha Maria da Penha, em Santarém.
“Como o convênio já foi assinado, o prazo já está valendo, então hoje aqui, nossos policiais de Santarém estão recebendo um treinamento para atuar principalmente nas questões em que a mulher já teve as medidas protetivas apresentadas pela justiça. A gente vai atuar junto da rede onde nós já integramos, agora em uma etapa a mais.”, observou o major.

“Nesse novo serviço que estamos trazendo para Santarém, nós vamos está acompanhando as mulheres que estão com medidas protetivas. Então nós avançamos nesse acompanhamento que é a medida protetiva e a gente fica feliz com mais esse serviço de acompanhamento a violência Doméstica. E estamos somando forças através dessa nova proposta do tribunal de justiça junto com a Câmara de Vereadores, com a Polícia Militar e a gente vai estar mais perto ainda dessa mulher.”, avaliou Celsa Brito Secretária Municipal de Trabalho e Assistência Social.
No Pará, a Patrulha Maria da Penha existe desde 2015, e em 2019 essa política pública foi renovada, com a possibilidade de adesão por parte das prefeituras. A prefeitura de Santarém aderiu ao serviço e ainda no ano passado os policiais militares que atuarão no serviço no município foram treinados.

Na quarta-feira (30) será realiza a inauguração nas instalações do ParáPaz, da sala da Patrulha Maria da Penha.

Blog Pinga Fogo Tabloide /via Agência Santarém