A Câmara Municipal de Itaituba Oeste do Pará, aprovou por unanimidade dos parlamentares através de votação na seção ordinária de terça-feira, 11, um projeto de lei (PL) que determina que as escolas da rede municipal forneçam absorventes para as alunas, que estejam por ventura precisando do material de utilidade higiênica.
A proposta é do vereador João de Barros (AVANTE), o projeto sugere que a prefeitura crie um programa de cuidados especiais com alunas da rede, com a disponibilização do material de higiene, que incluí além de absorventes íntimos, lenço umedecido, desodorante sem perfume, escova de dente, creme dental, fio dental e sabonete.
O texto aprovado na câmara segue agora para sanção do prefeito de Itaituba, Valmir Climaco (MDB). Segundo o vereador, se for sancionado pelo prefeito, o projeto é uma forma de redução das faltas em dias letivos de alunas em período menstrual, e melhorar o rendimento escolar.
Medida já foi adotada em outras cidades
No restante do Brasil, vários municípios vêm adotado a medida para garantir a esse público condições básicas para higiene menstrual adequada. Na maioria dos casos de meninas que deixam de ir à escola há motivações ligadas ao período menstrual.
Fonte: Blog Pinga Fogo Tabloide
Nenhum comentário:
Postar um comentário