A Prefeitura de Mojuí dos Campos, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), recebeu do Ministério da Saúde, o primeiro lote da vacina contra a Covid-19 do laboratório Janssen, da Johnson & Johnson. Ao todo são 730 doses, que já estão sendo aplicadas na população.
O principal diferencial deste imunizante em relação aos demais já disponíveis é a necessidade de apenas uma dose, atingindo eficácia de até 85% para casos graves da doença depois de 28 dias da aplicação. A eficácia global da vacina para casos leves, de acordo com a bula, é 67% em todos os indivíduos.
O novo lote foi distribuído ao município pelo Governo do Pará. O material saiu de Belém para a 9ª Regional da Secretaria de Estado de Saúde Pública do Pará (Sespa) em Santarém, de onde foi transportado de carro para a Unidade Mista de Saúde de Mojuí dos Campos por profissionais da Semsa.
A chegada das vacinas foi acompanhada de perto pelo prefeito Marco Antônio Lima, pelo secretário municipal de saúde, Glayton Rodrigues, pela secretária municipal adjunta de saúde, Nazaré Silva, pela coordenadora de imunização da Semsa, Kesia Aguiar e pelo vereador Cavaquinho do Rio Mojú.
Com esse primeiro lote da Janssen, Mojuí dos Campos chega a 9.997 doses recebidas, somando de outros laboratórios (AstraZeneca e Coronavac). Até o momento, o município já vacinou 5.432 pessoas com a primeira dose. Ao todo, 8.858 pessoas já completaram o esquema, incluindo a segunda dose e a dose única da Janssen.
Nova faixa etária de vacinação
A Semsa ampliou a faixa etária de vacinação contra a Covid-19 para o público com mais de 40 anos sem comorbidades, além dos grupos prioritários já inclusos anteriormente. A aplicação começou no dia 8 de julho e segue em dois pontos da zona urbana, na zona rural e na região ribeirinha.
Pontos de vacinação
– Centro de Saúde do bairro Esperança
Endereço: Rua Estrada da Rodagem
Horário: 08h às 16h (segunda à sexta)
– Unidade Básica de Saúde do bairro Cidade Alta I e II
Endereço: Travessa Antônio Walfredo
Horário: 13h às 16h.
Documentos necessários
Para se vacinar contra a Covid-19, a pessoa deve apresentar documento de identificação original com foto, cartão do SUS, CPF e carteira de vacinação. Quem faz parte de outros grupos prioritários deve apresentar a receita atualizada, laudo ou declaração assinada pelo médico.
Fonte: Assessoria de Comunicação – ASCOM–PMMC
Nenhum comentário:
Postar um comentário