O Ministério Público Federal (MPF), no Pará, enviou ofício ao procurador-geral da República, em Brasília, solicitando ao Supremo Tribunal Federal uma intervenção federal no estado do Pará para garantir a segurança pública na região de Jacareacanga, na região sudeste do Pará. Os ataques de garimpeiros contra lideranças indígenas e associações têm sido constantes na região.
Desde de março deste ano, as invasões no território indígena vêm se intensificando e uma série de atos de violência têm sido cometidos por ação de grupo em defesa do garimpo ilegal, sobretudo contra a Associação de Mulheres Munduruku Wakobor?n, que se opõe ao garimpo ilegal. Na última quarta-feira, um motor de barco da associação foi furtado pelos garimpeiros.
O pedido para que seja iniciada ação de intervenção federal junto ao STF é feito depois do terceiro ataque consecutivo, em menos de um mês, por um grupo em defesa do garimpo, integrado por não indígenas e minoria indígena. No final de março, o grupo favorável ao garimpo tinha destruído a sede da associação, e no domingo passado roubou combustíveis e outro motor de barco das indígenas. Todos os três ataques ocorreram na zona urbana de Jacareacanga.
Nenhum comentário:
Postar um comentário