segunda-feira, 1 de fevereiro de 2021

SANTARÉM INICIA LOCKOWN NESTA SEGUNDA-FEIA PARA CONTER AVANÇO DA COVID-19

 


O município de Santarém, oeste paraense, entrou em lockdown nesta segunda-feira, 1º. O prefeito da cidade, Nélio Aguiar (DEM) publicou na tarde de ontem, 31, o novo decreto de bloqueio total, com medidas de proibição de atividades não essenciais. A medida preventiva ao avanço do novo coronavírus foi estabelecida após o Governo do Pará anunciar a mudança de bandeiramento das regiões do Baixo Amazonas e Calha Norte para preto, no último sábado, 30. 

Segundo consta no documento, fica proibida a circulação de pessoas, salvo por motivo de força maior, justificando a saída de uma pessoa da família ou por residência, que poderá estar acompanhada por criança pequena, para situações imprescindível ao dia a dia como: alimentação, saúde, trabalho (essenciais) e realização de operações bancárias (saque e depósito).  O uso de máscara é obrigatório em qualquer ambiente público.

A Prefeitura de Santarém informou que equipes de órgãos de fiscalização, como Vigilância Sanitária, Polícia Civil e Polícia Militar, farão rondas para garantir o cumprimento do decreto e suas recomendações e determinações. Caso seja flagrado descumprimento, serão aplicadas sanções, como: multa diária de R$ 50 mil para pessoas jurídicas e R$ 150 para pessoas físicas, MEI, ME e EPP's. Os valores poderão ser duplicados por cada reincidência.

De acordo com o último boletim epidemiológico divulgado pela Prefeitura de Santarém, a cidade registra 14.105 casos confirmados. Segundo a Prefeitura, existem 13.349 pessoas recuperadas, 514 óbitos, 11.157 resultados negativos, 199 análises, 3.726 monitorados e 55.883 monitorados já recuperados.

A rede hospitalar do município tem no momento 44 leitos de UTI exclusivos para covid-19 disponíveis. Desse total, de acordo com a Prefeitura, 44 estão ocupados (100%), 34 com positivos e 10 com suspeitos. Todos os pacientes estão no HRBA. Ainda existem seis pacientes na fila de espera para ocupar um leito de UTI. Há também 104 leitos clínicos disponíveis exclusivos para Covid-19. Desse total, 98 estão ocupados (96,08%), 62 com positivos e 36 com suspeitos.

Fonte:Asom PMS/Blog Pinga Fogo Tabloide 

Nenhum comentário:

Postar um comentário