segunda-feira, 4 de maio de 2020

CAIXA ECONÔMICA FEDERAL NÃO CUMPRE RECOMENDAÇÃO DO MP, E O PREFEITO DE SANTARÉM NÉLIO AGUIAR TOMA ATITUDE PARA AMENIZAR AS SITUAÇÕES DAS FILAS.


As agências da Caixa Econômica Federal (CEF) de Santarém não cumpriram a recomendação enviada, no dia 27 de abril, pelo Ministério Público Federal (MPF), a Defensoria Pública da União (DPU) e a Defensoria Pública do Estado do Pará (DPE), na qual requisitaram medidas urgentes para evitar a disseminação do novo coronavírus em filas e aglomerações formadas nas agências, nos seus correspondentes bancários e casas lotéricas, por causa da busca pelo auxílio emergencial.
Hoje, 4, o cenário de aglomeração provocado pela inoperância do banco ganhou destaque nacional. Eram centenas de pessoas amontoadas no centro comercial sem qualquer tipo de assistência. Apenas, funcionários da prefeitura estavam no local distribuindo máscaras e tentando organizar o distanciamento, mas numa empreitada sem sucesso.
De acordo com o órgão ministerial, entre as medidas requisitadas está a “limitação do número de clientes no interior das agências bancárias e lotéricas para evitar aglomeração de pessoas, com distanciamento mínimo de um metro entre os presentes; a intensificação da comunicação junto aos clientes, correntistas, beneficiários e poupadores sobre as medidas de prevenção do contágio pelo novo coronavírus, incluindo emissão de cartilhas, afixação de cartazes, contatos telefônicos diretos e campanhas publicitárias de largo alcance. O prazo para a resposta é de 48 horas”.
Como decisão de solução do problema também foi orientada a contratação de servidores e o privilégio dos atendimentos aos grupos de risco, obediência ao distanciamento, fornecer agendamento prévio por canais eletrônicos ou telefônicos e proteção aos servidores e clientes. Foi requisitada a marcação de filas, mas quem fez o serviço foi a prefeitura.
Ainda a pouco o prefeito Nélio Aguiar divulgou em suas redes sociais que a prefeitura está montando uma estrutura com tendas e divisórias para ajudar a organizar as filas e evitar maior risco de contaminação pela covid-19. Ele informou que mais de 50 mil santarenos estão aptos a receber o auxílio financeiro do governo federal.
Pela manhã, a Defesa Civil Municipal, Assistência Social do município e a Polícia Militar estarão no local para organizar os atendimentos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário