Na tarde dessa quarta-feira o Prefeito de Santarém Nélio Aguiar convocou uma coletiva de imprensa, onde apresentou a documentação oficial da secretaria estadual de saúde (SESPA),que afirma o primeiro caso de coronavíruz em Santarém com óbito, trata-se de uma senhora de 87 anos, se encontrava acamada a mais de 10 anos em domicílio e que a mesma teve contato com pessoas vindas de fora do Rio de Janeiro, anterior a sua morte.
Os familiares da senhora estão sendo monitorados pela secretaria estadual com isolamento social, e outros cuidados estão sendo tomados, bem como já vem sendo feitos pela prefeitura e pelos órgãos estaduais de vigilância sanitária.
Outros casos sendo monitoras onde alguns deles já fora descartados e identificados como influenza e também H1N1, que os sintomas são característicos ao covid-19, o prefeito estará reunido ainda hoje com comitê de crises relacionados ao coronaviruz que já montado pela administração municipal e estadual, e também foi prorrogado o decreto que estende a suspensão das aulas até o dia 19 de Abril, tão logo será avisado o retorno, e outras restrições serão anunciadas.
Vale destacar que essa senhora foi visitada por um medico e colhido os material em seu domicilio e mandado para um laboratório em Belo horizonte, que confirmou o resultado positivo ao covid-19, e então esse laboratório notificou a SESPA, do relato positivo.
Já foi feito um B.O. com relação a esse resultado pois esse resultado epidemiológicos tem que ser acompanhados pelos órgãos do município e do estado, pois o dessa senhora foi feito em um laboratório particular.
A Secretaria de Estado de Saúde do Pará (Sespa), confirmou via Twitter às 14h40, desta quarta-feira (01), o primeiro óbito por Covid-19 no estado. A morte ocorreu no dia 19 de março, na vila de Alter do Chão, em Santarém, região oeste.
A vítima foi uma senhora de 87 anos, que se encontrava acamada em domicílio há um ano e teve contato com pessoas vindas de fora do Pará.
De acordo com a Sespa, a amostra foi coletada e o exame foi realizado em laboratório privado e somente foi notificado à secretaria municipal de saúde de Santarém após o óbito. Informada, apenas no dia 25 de março, a Sespa conduziu inquérito epidemiológico e concluiu por validar o óbito por Covid-19.
Nenhum comentário:
Postar um comentário