segunda-feira, 17 de fevereiro de 2020

Prefeitura de Santarém abre oficialmente o calendário escolar 2020

Foi aberto oficialmente, nesta segunda-feira (17), o ano letivo de 2020 na rede municipal. Para marcar a data, a Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), lançou o projeto Aluno Nota 10 e realizou uma solenidade na Escola Aldo Ferreira Campos, no bairro Alvorada, com a presença do prefeito Nélio Aguiar, secretária municipal de Educação, Mara Belo, a comunidade escolar em geral e demais autoridades.
A diretora do educandário, Cilene Vidal, agradeceu a Semed por escolher a escola para fazer a abertura oficial do ano letivo de 2020. Na ocasião, Cilene pediu a continuidade de apoio à comunidade escolar e às instituições mantenedoras da Escola Aldo Ferreira, ou seja, a Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed).
"A escola trabalha sempre com responsabilidade compartilhada e efetiva participação dos pais, professores e a comunidade de modo geral, por isso, sempre alcançamos o sucesso desejado".
A titular da pasta de Educação, Mara Belo, lembrou que em 2020 será divulgado o resultado do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB). "As provas foram realizadas no ano passado e as expectativas são as melhores possíveis devido aos investimentos pedagógicos que o município fez para alcançar melhores índices em relação ao ano de 2018".
Mara Belo recomendou à comunidade escolar que todas as escolas garantam aos alunos os 200 dias letivos, distribuídos em 800 horas de intensas atividades escolares.
Nélio Aguiar destacou que o ano letivo deste ano inicia melhor que em anos anteriores. O gestor lembrou que estão em andamento construção, reforma e ampliação de diversas escolas, na área urbana e, também, na zona rural; além disso houve renovação do mobiliário e novos livros didáticos estão sendo entregues.
"Esperamos que 2020 seja melhor. O ano de 2019 foi muito bom para a educação municipal, com conquistas e avanços; índices expressivos em nível nacional. Mas nosso intuito é melhorar sempre mais", ressaltou.
O prefeito reiterou que a gestão busca constantemente melhorar o sistema municipal de ensino com a garantia de espaços modernos e adequados nas escolas; merenda e transporte escolar de qualidade.
"Além disso, há valorização salarial dos servidores que trabalham com a educação (professores, vigias, serventes e demais colaboradores), uma vez que a educação é um conjunto e nesse conjunto cada item é muito importante", observou Nélio.
Aluno nota 10
Durante a solenidade, a Prefeitura lançou o projeto Aluno nota 10, que consiste em recomendações à comunidade escolar. Confira quais são:
1. Curta todos os momentos na escola;
2. Exercite sua criatividade: desenhe, pinte, leia, cante, dance;
3. Tenha hábitos de estudo;
4. Faça anotações e tire suas dúvidas;
5. Cuide bem do seu material escolar;
6. Leia sempre e torne a leitura um hábito;
7. Proibido faltar às aulas, nós sentimos sua falta;
8. Reserve tempo para estudar e brincar;
9. Compartilhe conhecimentos e experiências;
10. Faça da escola um lugar para aprender, brincar e ser feliz.
Semed em números
Em 2019, a divisão de estatística da Semed manteve atualizados os seus principais dados, com os números a seguir: São 398 unidades escolares e de educação infantil, distribuídas nas regiões de rios (223), planalto (86) e na cidade (89 escolas). Atualmente, de acordo com o censo, estão matriculados, incluindo a educação especial, 61.502 alunos; sendo 25.506 na zona rural e 35.996 na zona urbana.
Quanto à educação infantil são 28 Unidades Municipais de Educação Infantil (Umeis) e oito Centros Municipais de Educação Infantil (Cemeis), totalizando 36 unidades no município, que atendem a 2.832 crianças.
Sobre o quantitativo de servidores da Semed são 5.641, distribuídos em 3.031 professores e educador infantil; 236 pedagogos; 238 gestores (diretor/vice de escolas e coordenadores de Umei e Cemei); 523 vigias; 124 auxiliares de serviços gerais; 954 serventes; 322 auxiliares e agentes administrativos e 213 secretários escolares.

fonte: Agencia Santarém de Noticias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário